Situação de Estudo na formação continuada de professores em escolas do campo na região de Coaraci/BA
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.214-227pPalabras clave:
Educação do campo. Ensino de Ciências. Turmas multisseriadas.Resumen
Neste trabalho, objetiva-se analisar as contribuições que a vivência de atividades da proposta de reorganização curricular denominada Situação de Estudo (SE) podem trazer para formação continuada de professores de escolas do campo na região de Coaraci/BA. Trata-se de uma pesquisa participante, norteada por uma abordagem qualitativa, na qual os dados foram obtidos diretamente com os participantes por meio de questionários, análise do Projeto Político Pedagógico das Escolas do Campo de Coaraci/BA, realização de encontros de formação, um curso de formação continuada e entrevistas semiestruturadas. Os encontros e o curso de formação foram videogravados e as entrevistas foram audiogravadas e transcritas compondo o corpus de análise. Na análise das informações, tomou-se como referencial os passos da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011). Constatou-se nos critérios de seleção e escolha dos temas a serem trabalhados nas turmas multisseriadas das escolas do campo de Coaraci/BA, a necessidade de delimitação de temas que considerem a vivência dos estudantes. Houve rompimento com a definição de temas pela coordenação pedagógica das escolas do campo, caracterizando a potencialidade da SE, enquanto uma proposta que pode contribuir com a reconfiguração curricular das turmas multisseriadas, por considerar as situações de alta vivência dos alunos, bem como a construção coletiva e interdisciplinar. Por fim, se evidenciou a necessidade de considerar as situações de contradição social como um elemento importante para delimitação dos temas e situações que sirvam de ponto de partida para o ensino dos conteúdos programáticos.Descargas
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