Educação Alimentar e Nutricional no âmbito da Estratégia Saúde da Família: uma revisão integrativa

Autores

  • Raíra Kirlly Cavalcante Bezerra Mestrado Saúde e Sociedade - UERN

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.256-264p

Palavras-chave:

Educação Alimentar e Nutricional. Estratégia Saúde da Família. Educação em saúde.

Resumo

A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) se conceitua como uma estratégia de saúde transdisciplinar, multiprofissional e intersetorial que a cada dia vem ganhando espaço nos serviços públicos do país. Este estudo buscou analisar as práticas de educação nutricional desenvolvidas na Estratégia Saúde da Família (ESF), a fim de verificar como elas influenciam na qualidade de vida dos usuários que são beneficiados pelas ações de promoção e prevenção do Sistema Único de Saúde. Trata-se de uma revisão integrativa, cujo método de pesquisa constitui-se de uma ferramenta importante, pois permite a análise de subsídios na literatura de forma ampla e sistemática. Foram selecionados 04 artigos que responderam aos critérios de elegibilidade. Nessas publicações, foram mencionadas como a prática de educação alimentar e nutricional tem sua devida importância quanto a prevenção e promoção de saúde à população nos seus diferentes ciclos de vidas. Todos os estudos analisados mostraram mudanças nos estilos de vida de usuários, após a inserção da EAN na Estratégia Saúde da Família.

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Biografia do Autor

Raíra Kirlly Cavalcante Bezerra, Mestrado Saúde e Sociedade - UERN

Mestranda em Saúde e Sociedade - UERNResidente em Saúde da Família e Comunidade pela Escola de Saúde PúblicaPós graduada em Saúde da Família pela UNILABBacharela em Nutrição pelo  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

BEZERRA, Raíra Kirlly Cavalcante. Educação Alimentar e Nutricional no âmbito da Estratégia Saúde da Família: uma revisão integrativa. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 4, n. 3, p. 256–264, 2020. DOI: 10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.256-264p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/627. Acesso em: 16 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico