Educação Alimentar e Nutricional no âmbito da Estratégia Saúde da Família: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.256-264pPalavras-chave:
Educação Alimentar e Nutricional. Estratégia Saúde da Família. Educação em saúde.Resumo
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) se conceitua como uma estratégia de saúde transdisciplinar, multiprofissional e intersetorial que a cada dia vem ganhando espaço nos serviços públicos do país. Este estudo buscou analisar as práticas de educação nutricional desenvolvidas na Estratégia Saúde da Família (ESF), a fim de verificar como elas influenciam na qualidade de vida dos usuários que são beneficiados pelas ações de promoção e prevenção do Sistema Único de Saúde. Trata-se de uma revisão integrativa, cujo método de pesquisa constitui-se de uma ferramenta importante, pois permite a análise de subsídios na literatura de forma ampla e sistemática. Foram selecionados 04 artigos que responderam aos critérios de elegibilidade. Nessas publicações, foram mencionadas como a prática de educação alimentar e nutricional tem sua devida importância quanto a prevenção e promoção de saúde à população nos seus diferentes ciclos de vidas. Todos os estudos analisados mostraram mudanças nos estilos de vida de usuários, após a inserção da EAN na Estratégia Saúde da Família.Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, A.A.S. et al. Alimentação saudável na perspectiva multiprofissional: A experiência do Projeto “Saúde no Prato” desenvolvido na Atenção Básica. Revista Brasileira de Educação e Saúde, v.7, n.4, p.109-116, 2017.
BERNARDES, M.S.; MARIN-LEON, L. Educação alimentar e nutricional em grupo para o tratamento do excesso de peso em mulheres adultas na estratégia de saúde da família. Rev. Nutr., v.31, n.1, p.59-70, 2018.
BRASIL. Lei nº 8.234 de 16 de maio de 2018. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e inclui o tema transversal da educação alimentar e nutricional no currículo escolar. Diário Oficial da União; 2018.
BRASIL. Lei nº 11.346 de 15 de setembro de 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências. Diário Oficial da União; 2006.
BRASIL. Lei nº 8.234 de 17 de setembro de 1991. Regulamenta a profissão de Nutricionista e determina outras providências. Diário Oficial da União; 1991.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2012.
CAMOSSA, A.C.C.; TELAROLLI JUNIOR, R.; MACHADO, M.L.T. O fazer teórico-prático do nutricionista na estratégia saúde da família: representações sociais dos profissionais das equipes. Rev. Nutr., v.25 , n.1, p.89-106, 2012.
CARVALHO, A.M.M. A inserção do profissional nutricionista no Sistema Único de Saúde: reflexões a partir da experiência de um município da região metropolitana de Porto Alegre - RS [monografia]. Porto Alegre (RS): Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul; 2005.
CRUZ, P.J.S.C. Potencialidades do agir crítico em Nutrição na Atenção Primária à Saúde a partir da perspectiva da educação popular: algumas reflexões. Rev. Ed. Popular, v. 18, n.1, p. 10-23, 2019.
FRANÇA, C.J.; CARVALHO, V.C.H.S. Estratégias de educação alimentar e nutricional na Atenção Primária à Saúde: uma revisão de literatura. Saúde debate, v.41, n.114, p.932-948, 2017.
GREENWOOD, S. A.; FONSECA, A. B. Espaços e caminhos da educação alimentar e nutricional no livro didático. Ciência e Educação Bauru, v. 22, n. 1, p. 201-218, 2016.
MACEDO, I.C.; AQUINO, R.C. O Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas no Brasil no contexto do atendimento nutricional. Demetra, v.13, 1, p. 21-35, 2018.
MARTINS, M.C. et al. Estratégia educativa com enfoque nos hábitos alimentares de crianças: alimentos regionais. Cogitare Enferm., v.14, n.3, p.463-469, 2009.
MENDES, K.D.S.; SILVEIRA, R.C.C.P.; GALVAO, C.M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - enferm, v. 17, n. 4, p. 758-764, 2008.
MOREIRA, L.N. et al. “Quando tem como comer, a gente come”: fontes de informações sobre alimentação na gestação e as escolhas alimentares. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v.28, n.3, p.1-20, 2018.
PÁDUA, J.G.; BOOG, M.C.F. Avaliação da inserção do nutricionista na Rede Básica de Saúde dos municípios da Região Metropolitana de Campinas. Rev. Nutr., v.19, n.4, p. 413-424, 2006.
PAIVA, J.B. et al. A confluência entre o “adequado” e o “saudável”: análise da instituição da noção de alimentação adequada e saudável nas políticas públicas do Brasil, Cadernos de Saúde Pública, v. 35, n.8, p.1-12, 2019.
PINTO, A.G.A. et al. Grupos prioritários da estratégia saúde da família: a atenção primária à saúde na prática. J Nurs Health, v.6, n.3, p.366-78, 2016.
RAMALHO NETO, J.M, et al. Meleis’ Nursing Theories Evaluation: integrative review. Rev Bras Enferm , v.69, n.1, p.162-168, 2016.
RODRÍGUEZ, R.G.; GARCÍA, J.C.; MORENO, M.C.C. Intervenção na educação nutricional em pacientes com diabetes mellitus tipo 2. Rev. Arch Med Camagüey, v.19, n.3, p.262-270, 2015.
SHILS, M.E.; OLSON, J.A.; SHIKE, M. Modern nutrition in health and disease. 10th ed. Philadelphia: Lea & Febiger; 2006.
SANTOS, L. A. S. O fazer educação alimentar e nutricional: algumas contribuições para reflexão. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 2, p. 453-462, 2012.
SIQUEIRA, F.V. et al. Aconselhamento para a prática de atividade física como estratégia de educação à saúde, Cad. Saúde Pública, v.25, n.1, p.203-213, 2009.
SPINA, N. et al. Nutricionistas na atenção primária no município de Santos: atuação e gestão da atenção nutricional, Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, v.13, n.1, p.117-134, 2018.
TESSER, C.D.; NORMAN, A.H. Repensando o acesso ao cuidado na Estratégia Saúde da Família. Saúde soc., v.23, n.3, p.869-883, 2014.
VASCONCELOS, A.C.C.P.; MAGALHÃES. R. Práticas educativas em Segurança Alimentar e Nutricional: reflexões a partir da experiência da Estratégia Saúde da Família em João Pessoa, PB, Brasil. Interface-comunicação, saúde, educação, v.20, n.56, p.99-10, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Raíra Kirlly Cavalcante Bezerra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Permite o compartilhamento, adaptação e uso para quaisquer fins, inclusive comerciais, desde que feita a devida atribuição aos autores e à Revista Sítio Novo.
Os autores declaram que o trabalho é original, não foi previamente publicado em parte ou no todo, exceto em servidores de preprints reconhecidos, desde que declarado, e que nenhum outro manuscrito similar de sua autoria está publicado ou em processo de avaliação por outro periódico, seja impresso ou eletrônico.
Declaram que não violaram nem infringiram nenhum tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável.
Os autores mantêm os direitos autorais dos manuscritos publicados nesta revista, permitindo o uso irrestrito de seu conteúdo, desde que citada a autoria original e a fonte da publicação.