UNESCO e a diversidade cultural: breves aproximações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i4.124-132p

Palavras-chave:

Diversidade Cultural. Educação. Políticas Educacionais. UNESCO.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o discurso da diversidade cultural presente nas publicações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a partir dos anos 1990. Metodologicamente, o artigo pauta-se pela pesquisa bibliográfica e documental, além de empregar o método histórico-dialético e análise qualitativa. A partir dos anos 1990 muitos países, notadamente da América Latina e Caribe, concretizaram reformas educacionais. Este processo de remodelamento educacional ocorreu pelo viés de que a educação seria condição estratégica para a redução das desigualdades sociais e pobreza, cada vez mais latentes nestas localidades, por consequência da crise capitalista dos anos 1970. Documentos divulgados internacionalmente, como a Declaração Mundial sobre Educação para Todos (UNESCO, 1990) e a Declaração de Princípios sobre a Tolerância (UNESCO, 1995), ficaram encarregados de disseminar um discurso sobre a importância da educação frente às novas demandas do século XX, como a construção de sujeitos adaptáveis e tolerantes. Conclui-se que, ao depositar na educação a responsabilidade de formar o homem/trabalhador tolerante, recai sobre as questões de intolerância quanto à diversidade cultural o estigma de serem estas as grandes geradoras de guerras e desigualdades, cerceando, assim, da discussão as disparidades econômicas que assolam esses povos, as contradições do sistema capitalista, que são a raiz do problema.

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Biografia do Autor

Suzana Cristina de Freitas, Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestranda em Educação.

Mestranda em Educação, pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Licenciada em História e Pedagogia, pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus de Paranavaí. Membro do grupo de estudos e pesquisa em educação indígena no Paraná - CNPQ.

Maria Simone Jacomini Novak, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus de Paranavaí.

Professora do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) - Campus de Paranavaí. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

FREITAS, Suzana Cristina de; NOVAK, Maria Simone Jacomini. UNESCO e a diversidade cultural: breves aproximações. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 4, n. 4, p. 124–132, 2020. DOI: 10.47236/2594-7036.2020.v4.i4.124-132p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/701. Acesso em: 25 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico