Uma avaliação do uso de vídeos na educação básica no Brasil: efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2021.v5.i1.19-30p

Palavras-chave:

Alunos. Aprendizagem. Motivação. TIC. Vídeos Digitais.

Resumo

Em meio às dificuldades relacionadas a tempo de aula, conteúdo de matéria e real acompanhamento do aluno durante a aprendizagem, o uso de vídeos no espaço escolar contribui para a motivação, o interesse e o desenvolvimento de alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, neste trabalho investigam-se as metodologias de uso de vídeos como instrumento educativo voltado ao estímulo e disposição pela aprendizagem, além de analisar de que maneira a produção desses recursos pedagógicos contribui para a emancipação do aluno da educação básica em busca do conhecimento nas disciplinas que cursa. Nesta pesquisa, apresentou-se o estado da arte acerca da utilização de vídeos na educação, estruturada a partir de uma revisão sistemática da literatura. Percebeu-se que os vídeos proporcionam aos alunos e professores brasileiros maiores oportunidades, no intuito de ajustar o processo de aprendizagem às necessidades individuais e de inclusão social e digital, assim como facilitar o convívio saudável em sala de aula, contribuindo para a diminuição da indisciplina e maior motivação aos envolvidos.

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Biografia do Autor

Tatiane Ramos dos Santos Silveira, FT - Faculdade de Tecnologia Universidade Estadual de Campinas UNICAMP

Graduação em Tecnologia da Informação - Unuversidade Estadual de Minas de GeraisPós-Graduação em Tecnologia - Mestre em Sistemas de Informação e ComunicaçãoFaculdade De Tecnologia Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Marco Antonio Garcia de Carvalho, Faculdade de Tecnologia Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutor em Engenharia Elétrica e Computação, é Professor Livre Docente da Faculdade de Tecnologia da UNICAMP desde 2003. Foi coordenador de curso e diretor associado da Faculdade de Tecnologia. Desde 2017 é coordenador do Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE), órgão responsável em apoiar ações de ensino, pesquisa e extensão que fazem uso de  recursos TICs. Atua em pesquisa na área de processamento digital de imagens, visão computacional e uso de tecnologias educacionais  no processo de ensino e aprendizagem.

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

SILVEIRA, Tatiane Ramos dos Santos; DE CARVALHO, Marco Antonio Garcia. Uma avaliação do uso de vídeos na educação básica no Brasil: efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 5, n. 1, p. 19–30, 2020. DOI: 10.47236/2594-7036.2021.v5.i1.19-30p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/798. Acesso em: 14 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico