Uma avaliação do uso de vídeos na educação básica no Brasil: efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem

Tatiane Ramos dos Santos Silveira, Marco Antonio Garcia de Carvalho

Resumo


Em meio às dificuldades relacionadas a tempo de aula, conteúdo de matéria e real acompanhamento do aluno durante a aprendizagem, o uso de vídeos no espaço escolar contribui para a motivação, o interesse e o desenvolvimento de alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, neste trabalho investigam-se as metodologias de uso de vídeos como instrumento educativo voltado ao estímulo e disposição pela aprendizagem, além de analisar de que maneira a produção desses recursos pedagógicos contribui para a emancipação do aluno da educação básica em busca do conhecimento nas disciplinas que cursa. Nesta pesquisa, apresentou-se o estado da arte acerca da utilização de vídeos na educação, estruturada a partir de uma revisão sistemática da literatura. Percebeu-se que os vídeos proporcionam aos alunos e professores brasileiros maiores oportunidades, no intuito de ajustar o processo de aprendizagem às necessidades individuais e de inclusão social e digital, assim como facilitar o convívio saudável em sala de aula, contribuindo para a diminuição da indisciplina e maior motivação aos envolvidos.


Palavras-chave


Alunos. Aprendizagem. Motivação. TIC. Vídeos Digitais.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, I.D.; SILVA, J.C.B.; JUNIOR, S.A.S; BORGES, L.M. Tecnologias e Educação: O uso do You Tube na sala de aula. In: Congresso Nacional de Educação, 2., 2016. Campina Grande. Anais. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/anais.php. Acesso em: 17 ago. 2020.

BRAGA, N.G.S.; TAVARES, C.Z. Práticas docentes na cultura em um centro universitário na cidade de São Paulo. Revista Triângulo, Universidade do Triângulo Mineiro- Uberaba-MG, v. 8, n. 2, p. 147-162, jul/dez, 2015. Disponível em: http:/seer.ufmt.edu.br/revistaeletronica /índex.php/revistatriangulo/article/view/1556. Acesso em 17 ago. 2020.

CAON, A. P; SANTOS, L. R. A. Possibilidades e limites do ensino em Matemática. 2015. X Encontro Capixaba de Educação Matemática. Vitória – ES. Disponível em: http://ocs.ifes.edu.br/index.php/ECEM/X_ECEM/paper/viewFile/1899/621. Acesso em: 17 ago. 2020.

CAPRECCI, D. S. Da língua portuguesa à linguagem cinematográfica: do roteiro ao vídeo. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação). UNINOVE, São Paulo, 2015.

Disponível em: https://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/1211?mode=full. Acesso em: 17 ago. 2020.

CARLSSON, F. T., VIERO, F. O uso de vídeos como recurso didático nas aulas do 4° ano do Ensino Fundamental. Santa Maria - RS, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/ bitstream/handle/1/673/Carlsson_Franciele_Tatiane.pdf? sequence =1&isAllowed=y. Acesso em: 17 ago. 2020.

GAETTA, C.; MASETTO, M.T. Atuação docente no ensino superior, mediação pedagógica e cultura digital. 2013. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo-SP. In: IV Seminário de Formação de Professores, 2013. Disponível em: https://www.pucsp.br/forpec /publicacoes.html. Acesso em: 17 ago. 2020.

GOMES, J. M. A.; LOPES NETA, N. A. Smartphone em sala de aula: o uso do aplicativo Math X Math em problemas de Aritmética. Revista Saberes Docentes em Ação. Maceió-AL. V. 02, n. 01, novembro de 2016. Disponível em: http://www.maceio.al.gov.br/semed/saberes-docentes-em-acao. Acesso em: 17 ago. 2020.

KHAN, S. Um Mundo, uma escola. A educação reinventada. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013.

MENEZES, L. O Vídeo nos processos de ensino e aprendizagem. Curso de Produção de Vídeo. PACC, UAB, UFABC. Disponível em: http://proec.ufabc.edu.br/uab/prodvideo/TEXTO%204%20VIDEO%20E%20ENSINO.pdf. Acesso em: 17 ago. 2020.

MONTEIRO, E. Nativos digitais já estão dominando o mundo e transformando a forma como ser humano se comunica. 2018. Disponível em: https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/nativos-digitais-ja-estao-dominando-mundo-transformando-forma-como-ser-humano-se-comunica-284984.html. Acesso em: 17 ago. 2020.

NUNES, Vicente. Projeto Tablet em Sala de Aula: uma proposta de inovação acadêmica. In: 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologia da Educação. Anais Eletrônicos. Recife: UFPE, 2013. Disponível em: http://nehte.com.br/simposio/anais/. Acesso em: 17 ago. 2020.

OECHSLER, V.; FONTES, B. C.; BORBA, M. C. Etapas da produção de vídeos por alunos da educação básica: uma experiência na aula de matemática. Revista Brasileira de Educação Básica, v. 2, n. 1, p. 71–80, 2017.

OLIVEIRA, E. D. S; ANJOS, E. G; OLIVEIRA, F. S; SOUSA, H. M; LEITE, J. E. R.

Estratégias de uso do Whatsapp como um ambiente virtual de aprendizagem em um curso de formação de professores e tutores 2014. Disponível em:

http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/2014/article/view/835. Acesso em: 17 ago. 2020.

QUEIROZ, F.N,; HYPÓLITO, J.M; OLIVEIRA,J.B.;HYPÓLITO, V.A.H. As tecnologias móveis como contribuintes no processo de ensino e aprendizagem na EAD. In: Anais do Simpósio Internacional de Educação à distancia e Encontro de Pesquisadores em Educação à Distância da Universidade de São Carlos, São Paulo, 15 a 26 de setembro de 2014, 2014. p.1-12. Disponível em: http://www.siedenped2014.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2014/article/view/818. Acesso em: 17 ago.2020.

SAMPAIO RF; MANCINI MC. Estudos De Revisão Sistemática: Um Guia Para Síntese Criteriosa Da Evidência Científica. Rev. Bras. FIsioter., São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbfis/v11n1/12.pdf. Acesso em: 17 ago. 2020.

SANTOS, S. J. DOS; SILVA, A. E. P. A utilização de vídeos e documentários como metodologia diversificada no ensino de História. In: XV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e XI Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba 2013. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2013/ anais/arquivos/RE_0705_0978_01.pdf. Acesso em: 17 ago. 2020.

SILVA, R. F. DA; CORRÊA, E. S. Novas tecnologias e educação: a evolução do processo de ensino e aprendizagem na Sociedade Contemporânea. Educação & Linguagem. São Bernardo do Campo, v. 1, n. 1, p. 23-35, jun. 2014. Disponível em: http://www.fvj.br/revista/wpcontent/ uploads/2014/12/2Artigo1.pdf. Acesso em: 17 ago. 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2021.v5.i1.19-30p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 
Atribuição 

CC BY

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. 

Contato:
Revista Sítio Novo
Kallyana Moraes Carvalho Dominices
Editora-Chefe
Instituto Federal do Tocantins - Reitoria
Avenida Joaquim Teotônio Segurado, Quadra 202 sul, ACSU-SE 20, Conjunto 01, Lote 08 - Plano Diretor Sul
Palmas, Tocantins - Brasil
Cep: 77.020-450
Telefone: 63 3229-2214

e-ISSN: 2594-7036

 

Bases de Dados, Diretórios, Repositórios e/ou Indexadores

 GoogleScholar  BASE - Bielefeld Academich Search EngineResultado de imagem para logo cabi abstracts Latindex – Interciencia PortuguêsSubmissões


Utilizamos o seguinte software de detectação de similaridade:

Crossref Similarity Check