Uma avaliação do uso de vídeos na educação básica no Brasil: efeitos sobre a motivação dos alunos no ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2021.v5.i1.19-30pPalavras-chave:
Alunos. Aprendizagem. Motivação. TIC. Vídeos Digitais.Resumo
Em meio às dificuldades relacionadas a tempo de aula, conteúdo de matéria e real acompanhamento do aluno durante a aprendizagem, o uso de vídeos no espaço escolar contribui para a motivação, o interesse e o desenvolvimento de alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, neste trabalho investigam-se as metodologias de uso de vídeos como instrumento educativo voltado ao estímulo e disposição pela aprendizagem, além de analisar de que maneira a produção desses recursos pedagógicos contribui para a emancipação do aluno da educação básica em busca do conhecimento nas disciplinas que cursa. Nesta pesquisa, apresentou-se o estado da arte acerca da utilização de vídeos na educação, estruturada a partir de uma revisão sistemática da literatura. Percebeu-se que os vídeos proporcionam aos alunos e professores brasileiros maiores oportunidades, no intuito de ajustar o processo de aprendizagem às necessidades individuais e de inclusão social e digital, assim como facilitar o convívio saudável em sala de aula, contribuindo para a diminuição da indisciplina e maior motivação aos envolvidos.Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, I.D.; SILVA, J.C.B.; JUNIOR, S.A.S; BORGES, L.M. Tecnologias e Educação: O uso do You Tube na sala de aula. In: Congresso Nacional de Educação, 2., 2016. Campina Grande. Anais. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/anais.php. Acesso em: 17 ago. 2020.
BRAGA, N.G.S.; TAVARES, C.Z. Práticas docentes na cultura em um centro universitário na cidade de São Paulo. Revista Triângulo, Universidade do Triângulo Mineiro- Uberaba-MG, v. 8, n. 2, p. 147-162, jul/dez, 2015. Disponível em: http:/seer.ufmt.edu.br/revistaeletronica /índex.php/revistatriangulo/article/view/1556. Acesso em 17 ago. 2020.
CAON, A. P; SANTOS, L. R. A. Possibilidades e limites do ensino em Matemática. 2015. X Encontro Capixaba de Educação Matemática. Vitória – ES. Disponível em: http://ocs.ifes.edu.br/index.php/ECEM/X_ECEM/paper/viewFile/1899/621. Acesso em: 17 ago. 2020.
CAPRECCI, D. S. Da língua portuguesa à linguagem cinematográfica: do roteiro ao vídeo. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação). UNINOVE, São Paulo, 2015.
Disponível em: https://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/1211?mode=full. Acesso em: 17 ago. 2020.
CARLSSON, F. T., VIERO, F. O uso de vídeos como recurso didático nas aulas do 4° ano do Ensino Fundamental. Santa Maria - RS, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/ bitstream/handle/1/673/Carlsson_Franciele_Tatiane.pdf? sequence =1&isAllowed=y. Acesso em: 17 ago. 2020.
GAETTA, C.; MASETTO, M.T. Atuação docente no ensino superior, mediação pedagógica e cultura digital. 2013. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo-SP. In: IV Seminário de Formação de Professores, 2013. Disponível em: https://www.pucsp.br/forpec /publicacoes.html. Acesso em: 17 ago. 2020.
GOMES, J. M. A.; LOPES NETA, N. A. Smartphone em sala de aula: o uso do aplicativo Math X Math em problemas de Aritmética. Revista Saberes Docentes em Ação. Maceió-AL. V. 02, n. 01, novembro de 2016. Disponível em: http://www.maceio.al.gov.br/semed/saberes-docentes-em-acao. Acesso em: 17 ago. 2020.
KHAN, S. Um Mundo, uma escola. A educação reinventada. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013.
MENEZES, L. O Vídeo nos processos de ensino e aprendizagem. Curso de Produção de Vídeo. PACC, UAB, UFABC. Disponível em: http://proec.ufabc.edu.br/uab/prodvideo/TEXTO%204%20VIDEO%20E%20ENSINO.pdf. Acesso em: 17 ago. 2020.
MONTEIRO, E. Nativos digitais já estão dominando o mundo e transformando a forma como ser humano se comunica. 2018. Disponível em: https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/nativos-digitais-ja-estao-dominando-mundo-transformando-forma-como-ser-humano-se-comunica-284984.html. Acesso em: 17 ago. 2020.
NUNES, Vicente. Projeto Tablet em Sala de Aula: uma proposta de inovação acadêmica. In: 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologia da Educação. Anais Eletrônicos. Recife: UFPE, 2013. Disponível em: http://nehte.com.br/simposio/anais/. Acesso em: 17 ago. 2020.
OECHSLER, V.; FONTES, B. C.; BORBA, M. C. Etapas da produção de vídeos por alunos da educação básica: uma experiência na aula de matemática. Revista Brasileira de Educação Básica, v. 2, n. 1, p. 71–80, 2017.
OLIVEIRA, E. D. S; ANJOS, E. G; OLIVEIRA, F. S; SOUSA, H. M; LEITE, J. E. R.
Estratégias de uso do Whatsapp como um ambiente virtual de aprendizagem em um curso de formação de professores e tutores 2014. Disponível em:
http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/2014/article/view/835. Acesso em: 17 ago. 2020.
QUEIROZ, F.N,; HYPÓLITO, J.M; OLIVEIRA,J.B.;HYPÓLITO, V.A.H. As tecnologias móveis como contribuintes no processo de ensino e aprendizagem na EAD. In: Anais do Simpósio Internacional de Educação à distancia e Encontro de Pesquisadores em Educação à Distância da Universidade de São Carlos, São Paulo, 15 a 26 de setembro de 2014, 2014. p.1-12. Disponível em: http://www.siedenped2014.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2014/article/view/818. Acesso em: 17 ago.2020.
SAMPAIO RF; MANCINI MC. Estudos De Revisão Sistemática: Um Guia Para Síntese Criteriosa Da Evidência Científica. Rev. Bras. FIsioter., São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbfis/v11n1/12.pdf. Acesso em: 17 ago. 2020.
SANTOS, S. J. DOS; SILVA, A. E. P. A utilização de vídeos e documentários como metodologia diversificada no ensino de História. In: XV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e XI Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba 2013. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2013/ anais/arquivos/RE_0705_0978_01.pdf. Acesso em: 17 ago. 2020.
SILVA, R. F. DA; CORRÊA, E. S. Novas tecnologias e educação: a evolução do processo de ensino e aprendizagem na Sociedade Contemporânea. Educação & Linguagem. São Bernardo do Campo, v. 1, n. 1, p. 23-35, jun. 2014. Disponível em: http://www.fvj.br/revista/wpcontent/ uploads/2014/12/2Artigo1.pdf. Acesso em: 17 ago. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Sítio Novo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Permite o compartilhamento, adaptação e uso para quaisquer fins, inclusive comerciais, desde que feita a devida atribuição aos autores e à Revista Sítio Novo.
Os autores declaram que o trabalho é original, não foi previamente publicado em parte ou no todo, exceto em servidores de preprints reconhecidos, desde que declarado, e que nenhum outro manuscrito similar de sua autoria está publicado ou em processo de avaliação por outro periódico, seja impresso ou eletrônico.
Declaram que não violaram nem infringiram nenhum tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável.
Os autores mantêm os direitos autorais dos manuscritos publicados nesta revista, permitindo o uso irrestrito de seu conteúdo, desde que citada a autoria original e a fonte da publicação.