Segurança alimentar e apresentação dos cortes dos alimentos na abordagem de introdução alimentar baby led weaning
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2021.v5.i1.158-170pPalavras-chave:
Alimentação Complementar. Baby Led Weaning. Desenvolvimento infantil. Nutrição Infantil.Resumo
O objetivo do presente estudo foi definir formas seguras de apresentação dos alimentos na abordagem de introdução alimentar Baby Led Weaning. Foram escolhidos alimentos dos seguintes grupos alimentares: frutas, legumes e verduras, cereais, leguminosas e carnes, e que passaram por etapas de pré-preparo e preparo para serem submetidos a cortes em pedaços de forma que sejam ofertados para o bebê conforme seu desenvolvimento. As análises das amostras dos cortes dos alimentos ocorreram por meio de registros fotográficos, sendo classificados de acordo com o tipo de preensão: palmar, pinça e preensão superior do indicador (habilidade para manusear talher). Dessa forma, conclui-se que existem formas de apresentações adequadas e seguras para introduzir alimentos sólidos na nova abordagem de introdução alimentar Baby Led Weaning de acordo com as habilidades do bebê, proporcionando assim benefícios para o seu desenvolvimento motor, cognitivo e nutricional.Referências
BALDIOTTI, E. Mundo BLW minha experiência. Nova edição. Brasil: Much: 2018.
BLY, L. Motor skills acquision in first year: a illustrated guide to nor-mal development. Tucson: Terapy Skill Buibers, 1994.
BRANDÃO, J.S. Desenvolvimento Psicomotor da Mão. Rio de Janeiro: Enelivros, 1984.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. 2.ed, Brasília: Ministério da Saúde, 2015. 184 p. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_aleitamento_materno_cab23.pdf, acesso em 12 fev. 2019.
BROWN, A.; LEE, M. A descriptive study investigating the use and nature of baby-led weaning in a UK sample of mothers. Maternal & Child Nutrition, v.7, n.1, p.34-47, 2010.
BUENO A.L; CZEPIELEWSKI M.A. Micronutrientes envolvidos no crescimento. H.C.P.A., Porto Alegre, v. 27, n. 3, p. 48-54, 2007.
CARRUTH, B.R.; SKINNER, J.D. Feeding behaviors and other motor development in healthy children (2-24 months). Journal of the American College of Nutrition, v.21, n.2, p.: 88-96, 2002.
CORIAT, L.F. Maturação psicomotora no primeiro ano de vida da criança. 3. ed. São Paulo: Moraes, 1991.
CRUZ, D.M.C. Brincar é estimular? Preensão, função manual e sua estimulação em pré- escolares com paralisia cerebral do tipo hemiparesia espástica. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.
DIAMENT, A. Exame neurológico do lactente. 4. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2005.
DIAS, M.C.A.; FREIRE, L.M.S.; FRANCESCHINI, S.C.C. Recomendações para alimentação complementar de crianças menores de dois anos. Rev. Nutr., Campinas, v. 23, n. 3, p. 475– 486, 2010.
GALLAHUE, D.; OZMUN, J. Understanding motor development: infants, children, adolescents, adults (International edn). New York: McGraw-Hill Higher Education, 2002.
GARTNER, L. M.; Morton J, LAWRENCE, R.A.; NAYLOR, A.J.; O’HARE, D.;
SCHANLER, R.J. Breastfeeding and the use of human milk. Pediatrics, v.2, n.115, p.496–506, 2005.
GODOY, A.S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.35, n.2, p.57-63, mar./abr. 1995.
HOWLE, J.M. Neuro-developmental treatment approach: theoretical foundations and principles of clinical practice. Canadá: NTDA (The North American Neuro-Developmental Treatment Association), 2002.
HURLEY, K.M.; BLACK, M.M. Introduction to a Supplement on Responsive Feeding: Promoting Healty Growth and Development for Infants and Toddlers. Journal of Motor Behavior, v.24, n.2, p. 210-220, 2011.
KEENAN, T.; EVANS, S. An Introduction to child development. 2.ed. London: Sage Publications. 2009.
MEYERHOF, P.G. O desenvolvimento normal da preensão. Journal of Human Growth And Development, v.4, n.2, p.30-34, 1994.
NAYLOR, A.J. Infant oral motor development in relation to the duration of exclusive breastfeeding’, in Naylor, A.J. and Morrow, A. (eds.) Developmental Readiness of Normal Full Term Infants to Progress from Exclusive Breastfeeding to the Introduction of Complementary Foods: Reviews of the Relevant Literature Concerning Infant Immunologic, Gastrointestinal, Oral Motor and Maternal Reproductive and Lactational Development. Washington, D.C.: Wellstart International and the LINKAGES Project Academy for Educational Development, p.:21-26, 2011.
PADOVANI, A.R. Introdução Alimentar Participativa. 2015. Disponível em:
<https://conalco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/ebook-IA-ParticipATIVA.pdf>. Acesso em: 02 abr. 2019.
PADOVANI, A.R. Guia prático para iniciar o baby-led weaning. 2017. Disponível em: < https://conalco.com.br/blw-guia-pratico-para-iniciar-o-blw/ >. Acesso em: 04 abr. 2019.
POUNTNEY, T. Fisioterapia pediátrica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
RAPLEY, G.; MURKETT, T. Baby-led weaning: helping your baby to love good food. London: Vermillon, 2008.
RAPLEY, G. Baby-led weaning: transitioning to solid foods at the baby’s own pace. Rev. Community Practitioner, v.84, p.20–23, 2011.
RAPLEY, G; MURKET,t. . Baby-led weaning: o desmame guiado pelo bebê. São Paulo: Timo, 2017.
ROCHAT, P. Self-Sitting and Reaching in 5- to 8-Month-Old Infants: the impact of posture and its development on early eye-hand coordination. Journal Of Motor Behavior, [S.L.], v. 24, n. 2, p. 210-220, jun. 1992. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/00222895.1992.9941616
ROCHAT, P.; GOUBET, N. Development of sitting and reaching in 5- to 6-month-old infants’. Infant Behavior & Development, v.18, p: 53-68, 1995.
SEAMAN, C, D.; ALESSANDRO, S.; SWANNIE, M. Choice of weaning foods. British Food Journal v. 98, p: 13–16, 1996.
SHERIDAN, M. Children’s Developmental Progress. Windsor, Berks: NFER, 1973.
SMITSMAN, A.W.‘Action in infancy – perspectives, concepts, and challenges: The development of reaching and grasping’, in Bremner, G. and Fogel, A. Blackwell Handbook of Infant Development. Oxford: Blackwell Publishing Ltd., p.:71-98, 2004.
WHO. World Health Organization/UNICEF: Global Strategy for Infant and Young Child Feeding. Geneva. 2003. Disponível em:
<http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/42590/1/9241562218.pdf. >Acesso em: 12 fev. 2019.
WRIGHT, C.M.; CAMERON, K.; TSIAKA, M.; PARKINSON, K.N. ‘Is baby-led weaning feasible? When do babies first reach out for and eat finger foods?’, Maternal & Child Nutrition, v.7, n. 1, p.: 27-33, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Sítio Novo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores declaram que o trabalho é original e não foi previamente publicado em parte ou no todo; que nenhum outro manuscrito similar sob minha autoria está publicado ou em análise por outro periódico, seja impresso ou eletrônico.
Declaram que não violaram nem infringiram nenhum tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável.
Os autores abaixo relacionados autorizam a publicação do manuscrito acima citado após ter sido aprovado no processo editorial da Revista Sítio Novo, e concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos, desde que indicada explicitamente a fonte.