Segurança alimentar e apresentação dos cortes dos alimentos na abordagem de introdução alimentar baby led weaning

Autores

  • Ana Paula Ferreira de Almeida INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ -IFCE http://orcid.org/0000-0002-3573-2987
  • Ana Maria de Abreu Siqueira INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ -IFCE
  • Fernanda Tayla de Sousa Silva
  • Tatiane Ferreira de Almeida INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ -IFCE

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2021.v5.i1.158-170p

Palavras-chave:

Alimentação Complementar. Baby Led Weaning. Desenvolvimento infantil. Nutrição Infantil.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi definir formas seguras de apresentação dos alimentos na abordagem de introdução alimentar Baby Led Weaning. Foram escolhidos alimentos dos seguintes grupos alimentares: frutas, legumes e verduras, cereais, leguminosas e carnes, e que passaram por etapas de pré-preparo e preparo para serem submetidos a cortes em pedaços de forma que sejam ofertados para o bebê conforme seu desenvolvimento. As análises das amostras dos cortes dos alimentos ocorreram por meio de registros fotográficos, sendo classificados de acordo com o tipo de preensão: palmar, pinça e preensão superior do indicador (habilidade para manusear talher). Dessa forma, conclui-se que existem formas de apresentações adequadas e seguras para introduzir alimentos sólidos na nova abordagem de introdução alimentar Baby Led Weaning de acordo com as habilidades do bebê, proporcionando assim benefícios para o seu desenvolvimento motor, cognitivo e nutricional.

Biografia do Autor

Fernanda Tayla de Sousa Silva

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ -IFCE

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

ALMEIDA, Ana Paula Ferreira de; SIQUEIRA, Ana Maria de Abreu; SILVA, Fernanda Tayla de Sousa; ALMEIDA, Tatiane Ferreira de. Segurança alimentar e apresentação dos cortes dos alimentos na abordagem de introdução alimentar baby led weaning. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 5, n. 1, p. 158–170, 2020. DOI: 10.47236/2594-7036.2021.v5.i1.158-170p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/841. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico

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