Matemática financeira: conceitos básicos e a importância do seu ensino nas escolas
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2021.v5.i2.83-96pKeywords:
Aluno. Ensino. Finanças. Matemática. Professor.Abstract
O conhecimento de conceitos básicos da matemática financeira é fundamental para que os cidadãos possam tomar decisões mais coerentes quanto a diversos assuntos cotidianos que envolvam questões financeiras. Este trabalho tem como objetivo apresentar aspectos básicos que abrangem a matemática financeira, desde conceitos gerais até a importância do seu ensino nas escolas. A pesquisa empregada foi a exploratória, a metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica, a técnica de coleta de dados empregada foi a documentação indireta e a análise de dados e informações foi a qualitativa. Foram abordados a importância da matemática financeira, seus conceitos básicos e a relevância do seu ensino nas escolas. Por fim, foi concluído que os conhecimentos básicos de matemática financeira são essenciais para que melhores decisões financeiras e cotidianas sejam tomadas, sejam elas simples ou complexas, caso ela seja ensinada já nas escolas, tende-se gerar retornos melhores e mais cedo.Downloads
Metrics
References
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
CAZELLA, C. F., PINZETTA, G., PIEKAS, A., MAGRI, C. A., POMMERENING, E. J. A educação financeira como diferencial competitivo.Uberlândia MG, 2019. Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração — ENANGRAD, 2019,Uberlândia MG. Anais eletrônicos 2019. Disponível em: <https://xxx.enangrad.org.br/anais> em: 09 set. 2020.
CONDE, E. I. L. M.; CONDE, F. M. Comunicação e educação financeira: reflexões e práticas acadêmicas. Porto Velho, Rondônia. 2017. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, Rondônia. v. 4, n. 7, p. 132-143, jan/abr, 2017. Disponível em:< http://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/index >. Acesso em 10 Set. 2020.
DINIZ, C. R. Metodologia científica. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN - EDUEP, 2008.
FERREIRA, M. C. O, SANTOS, G. M. Educação financeira e suas relações com a propensão ao endividamento: análise de antecedentes.Uberlândia MG, 2019. Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração — ENANGRAD, 2019,Uberlândia MG. Anais eletrônicos. 2019. Disponível em:<https://xxx.enangrad.org.br/anais> em: 10 set. 2020.
GITMAN, L. J. Princípios de administração financeira. 12a edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
MARIANO, F. Matemática financeira para concursos. 3a edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
MEDEIROS, N. C. L.; MEDEIROS, F. S. B. A. educação financeira e as finanças pessoais sob a ótica da bibliometria: uma análise em eventos da administração no Brasil realizados no triênio 2012-2014. 2017. Revista Cesumar Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, v.22, n.2, p. 339-362, jul./dez. 2017. Disponível em: < https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/4726>. Acesso em 12 Set. 2020.
MOREIRA, J. C. A. Os jogos no ensino da matemática: atividades envolvendo jogos matemáticos no ensino de frações para alunos nas séries finais do ensino fundamental. 2014. 64f. Monografia (licenciatura em matemática) - Universidade Estadual de Goiás – Jussara – GO – 2014.
MOTTA, R. M. Engenharia econômica e finanças. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
PEIC. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor. 2019. Disponível em: <http://www.cnc.org.br/editorias/economia/pesquisas/pesquisa-de-endividamento-e-inadimplencia-do-consumidor-peic-3> Acesso em 11 Set. 2020.
PRODANOV, C. C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico – 2. edição – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
PUCCINI, E. C. Matemática financeira e análise de investimentos. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração. UFSC. CAPES: UAB, 2011.
SILVA, C. A. A utilização de jogos no ensino da matemática. 2010. 42f. Monografia (licenciatura em matemática) - Universidade Estadual de Goiás – Jussara – GO, 2010.
SILVA, D. R.; VICENTE, V. M. B.; CARDOSO, A. C. O comportamento e a atitude financeira em indivíduos de baixa Renda. Uberlândia MG, 2019. Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração — ENANGRAD, 2019,Uberlândia MG. Anais eletrônicos 2019. Disponível em: <https://xxx.enangrad.org.br/anais> em: 12 set. 2020.
SILVA, G. O.; SILVA, A. C. M.; VIEIRA, P. R. C.; DESIDERATI, M. C.; NEVES, M. B. E. Alfabetização financeira versus educação financeira: um Estudo do comportamento de variáveis socioeconômicas e Demográficas. Salvador. Bahia, 2017. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade – v. 7, n. 3, p. 279- 298, set./dez., 2017. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/view/3726> Acesso em: 12 set. 2020.
SOUZA, M. C. M.; BEZERRA FILHO, J. E. O Efeito do Gasto Público na Qualidade da Educação Fundamental nas Capitais Brasileiras: Um Estudo Baseado no Indicador de Qualidade Educacional Responsável (IQER-2006/2013). Salvador, Bahia, 2018. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade – v. 8, n. 2, p. 119-136, mai./ago. 2018. Disponível em: <http://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/view/5399> Acesso em: 11 set. 2020.
VISENTINI. L.; WEINGARTNER, T. S. Educação financeira: análise dos conhecimentos de estudantes relacionados a finanças em uma escola de ensino médio. 2018. Revista Sociais & Humanas – v.31, n. 1, p.81-95, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/29633>. Acesso em 13 Set. 2020.
XAVIER, E. D. S.; SOUZA, J. B. Educação financeira nas séries iniciais do Ensino Fundamental: Uma experiência com alunos da Escola Dona Antonieta Melges De Camargo. 2020. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 01, Vol. 06, pp. 131-146. Janeiro de 2020. Disponível em: <https://www.nucleodoconhecimento.com.br/matematica/educacao-financeira>. Acesso em 13 Set. 2020.
WATAYA, R. S.; FRAUCHES, P.; BERGAMO, A. F. Finanças pessoais na palma da mão: um relato de experiência. 2020. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 07, Vol. 05, p. 109-124. Julho de 2020. Disponível em: <https://www.nucleodoconhecimento.com.br/tecnologia/financas-pessoais>. Acesso em 12 Set. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Renan André Barbosa dos Santos, Fábio Moita Louredo, Jorge Luiz Matta Machado, Maria Leonor de Carvalho Gastar Sales, Gustavo Henrique Mendes Fernandes

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
It allows sharing, adaptation, and use for any purpose, including commercial use, provided proper attribution is given to the authors and to Revista Sítio Novo.
The authors declare that the work is original and has not been previously published, in whole or in part, except on recognized preprint servers, if declared, and that no other similar manuscript authored by them is published or under review by another journal, whether printed or electronic.
They declare that they have not violated or infringed upon any proprietary rights of others, and that all citations in the text are factual or based on research with scientifically significant accuracy.
The authors retain the copyright of the manuscripts published in this journal, allowing unrestricted use of their content, provided that the original authorship and the publication source are properly cited.













