A Semiótica discursiva: sugestão de leitura interpretativa em sala de aula

Lucas Lopes Pinto

Resumo


Este artigo discute o tema da leitura no processo da formação do aluno leitor, no qual o educador tem papel significativo e atuante como protagonista desse desenvolvimento das habilidades de leitura do alunado. Propondo uma análise sob a Semiótica francesa, usaremos o método do estudo discursivo, por meio do Percurso Gerativo do Sentido, na construção da significação e da interação enunciativa de textos, sejam eles híbridos, verbais, não verbais ou multimodais. Neste escrito, usaremos uma charge, “O sapo que virou príncipe” para exemplificar os processos de ensino-aprendizagem em sala de aula.  Desse modo, por meio das práticas docentes no ensino básico, o educador pode utilizar essa abordagem gerativa de sentidos na fomentação da formação do leitor no ambiente escolar ou fora dele, na busca relacional com sua vivência social. 


Palavras-chave


Alunado. Educador. Formação. Leitura. Semiótica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i1.6-19p

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