A dialogicidade da amorosidade e da afetividade em contexto de cultura digital

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2021.v5.i3.100-113p

Keywords:

Amorosidade. Afetividade. Freire.

Abstract

Paulo Freire deixou um grande legado humanístico e social no campo educacional, através de inúmeras obras reconhecidas internacionalmente, que refletem sobre os processos educativos emancipatórios na atualidade. Este trabalho tem por objetivos verificar as perspectivas no que tange a amorosidade e a afetividade nos processos educacionais, problematizando-os em contexto de cultura digital. A metodologia utilizada foi a análise de seis obras de Paulo Freire, nas quais verificou-se a dialogicidade entre os termos elencados para este estudo e sua abordagem em contexto de cultura digital. A amorosidade e a afetividade abordadas sob o pensamento político-pedagógico freiriano apresentam-se como possibilidades de potencializar a transformação social e democratização do ensino neste contexto.

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Cecilia Decarli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde-Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS. Mestra em Biologia- Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS. Especialista em Gerenciamento Ambiental- ULBRA, Gestão Pública-UFSM, Ensino em Filosofia- UFPel e Tecnologias Educacionais para a prática docente no ensino da saúde na escola- FioCruz. Graduada em Ciências Biológicas- UNISINOS. Professora de Biologia e Ciências na rede pública de ensino do RS. Tutora presencial do curso de Licenciatura em Filosofia- UFPel, Novo Hamburgo/RS.   

Cristiano da Cruz Fraga, Universidade Federal do Rio Grande do sul- UFRGS

Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde- Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS. Especialista em História da África e Afro-brasileira- FAPA e em Ensino da Filosofia- UFPel. Graduado em Licenciatura em História- FAPA. Professor de História na rede pública de ensino no RS. Tutor presencial do curso de especialização Educação: Espaços e possibilidades para Educação continuada- IFSul, Novo Hamburgo/RS. 

Cíntia Inês Boll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, na linha de Pesquisa de Educação, Arte, Linguagem e Tecnologia.Pedagoga. Professora doutora do Programa de em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq, LELIC - Laboratório de Estudos em Linguagem Interação Cognição/Criação, na linha de Pesquisa PROVIA: Comunidades Virtuais de Aprendizagem. 

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Published

2021-07-01

How to Cite

DECARLI, Cecilia; FRAGA, Cristiano da Cruz; BOLL, Cíntia Inês. A dialogicidade da amorosidade e da afetividade em contexto de cultura digital. Sítio Novo Magazine, Palmas, v. 5, n. 3, p. 100–113, 2021. DOI: 10.47236/2594-7036.2021.v5.i3.100-113p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1000. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Artigo Científico