Experiências de ensino remoto nas disciplinas de Conforto Acústico nos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas

Authors

  • Elisabeth de Albuquerque Cavalcanti Duarte Gonçalves Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Lúcia Gondim da Rosa Oiticica Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v7.i0.175-183p

Keywords:

Arquitetura e urbanismo. Ensino de acústica. Pandemia Covid-19.

Abstract

A pandemia da Covid-19 provocou mudanças em diversos setores, inclusive na educação. Professores do mundo todo, em um rápido período, tiveram que se reinventar e buscar estratégias de ensino remoto possíveis de aplicar dentro de cada realidade. Um dos desafios do curso de Arquitetura e Urbanismo é o seu caráter prático, com disciplinas sempre voltadas para atividades de ateliê com assessoramentos e trabalhos em grupo. O ensino remoto se tornou um desafio para todo o curso, mas foi possível – dentro das limitações – encontrar caminhos para novas formas de ensino. Este artigo trata da experiência dos dois cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Nesse período, foram lecionadas quatro disciplinas de acústica: uma no mestrado e três na graduação. Ferramentas digitais, webquests, uso de estudos de caso, seminários com fabricantes e consultores em acústica foram algumas das estratégias utilizadas. Como resultado, foi percebido que – mesmo com o distanciamento social respeitado UFAL – o nível dos trabalhos foi de alta qualidade, mas que a falta interação foi a principal dificuldade encontrada. Com este artigo, espera-se contribuir para a discussão do ensino de acústica dentro do curso de Arquitetura e Urbanismo de forma a superar as dificuldades impostas pelo período pandêmico.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

References

FAUD – UFAL. Relatório Comissão do Agora. Resultados e Sugestões. Maceió, 2020. [Disponibilizado aos Professores via e-mail].

MACHADO, B. Pró-reitoria Estudantil está com inscrições abertas para projeto alunos Conectados. Acessado em: março de 2021. Disponível em: https://ufal.br/estudante/noticias/2021/1/pro-reitoria-estudantil-esta-com-inscricoes-abertas-para-projeto-alunos-conectados.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Recursos da Internet para Educação. Acessado em: 15 de março de 2021. Disponível em: http://webeduc.mec.gov.br/webquest/.

PROACUSTICA. INAD[BR] Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído. Acessado em: 10 de dezembro de 2020. Disponível em: http://www.proacustica.org.br/inad/2020/.

PROEST - Pró-Reitoria Estudantil. Perfil socio e econômico e cultural dos(as) estudantes da UFAL. Coleção UFAL e Políticas Públicas de Gestão na Educação Superior. Maceió: EDUFAL, 2020.

UFAL – Universidade Federal de Alagoas. Avaliação do Período Letivo Excepcional. Maceió, 2021.

WIKIPEDIA. Nuvem de palavras. Acessado em: 15 de março de 2021. Disponível em:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nuvem_de_etiquetas.

Published

2022-03-28

How to Cite

GONÇALVES, Elisabeth de Albuquerque Cavalcanti Duarte; OITICICA, Maria Lúcia Gondim da Rosa. Experiências de ensino remoto nas disciplinas de Conforto Acústico nos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas. Sítio Novo Magazine, Palmas, v. 7, p. 175–183, 2022. DOI: 10.47236/2594-7036.2022.v7.i0.175-183p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1204. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Artigo Científico