Experiências de ensino remoto nas disciplinas de Conforto Acústico nos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v7.i0.175-183pKeywords:
Arquitetura e urbanismo. Ensino de acústica. Pandemia Covid-19.Abstract
A pandemia da Covid-19 provocou mudanças em diversos setores, inclusive na educação. Professores do mundo todo, em um rápido período, tiveram que se reinventar e buscar estratégias de ensino remoto possíveis de aplicar dentro de cada realidade. Um dos desafios do curso de Arquitetura e Urbanismo é o seu caráter prático, com disciplinas sempre voltadas para atividades de ateliê com assessoramentos e trabalhos em grupo. O ensino remoto se tornou um desafio para todo o curso, mas foi possível – dentro das limitações – encontrar caminhos para novas formas de ensino. Este artigo trata da experiência dos dois cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Nesse período, foram lecionadas quatro disciplinas de acústica: uma no mestrado e três na graduação. Ferramentas digitais, webquests, uso de estudos de caso, seminários com fabricantes e consultores em acústica foram algumas das estratégias utilizadas. Como resultado, foi percebido que – mesmo com o distanciamento social respeitado UFAL – o nível dos trabalhos foi de alta qualidade, mas que a falta interação foi a principal dificuldade encontrada. Com este artigo, espera-se contribuir para a discussão do ensino de acústica dentro do curso de Arquitetura e Urbanismo de forma a superar as dificuldades impostas pelo período pandêmico.Downloads
Metrics
References
FAUD – UFAL. Relatório Comissão do Agora. Resultados e Sugestões. Maceió, 2020. [Disponibilizado aos Professores via e-mail].
MACHADO, B. Pró-reitoria Estudantil está com inscrições abertas para projeto alunos Conectados. Acessado em: março de 2021. Disponível em: https://ufal.br/estudante/noticias/2021/1/pro-reitoria-estudantil-esta-com-inscricoes-abertas-para-projeto-alunos-conectados.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Recursos da Internet para Educação. Acessado em: 15 de março de 2021. Disponível em: http://webeduc.mec.gov.br/webquest/.
PROACUSTICA. INAD[BR] Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído. Acessado em: 10 de dezembro de 2020. Disponível em: http://www.proacustica.org.br/inad/2020/.
PROEST - Pró-Reitoria Estudantil. Perfil socio e econômico e cultural dos(as) estudantes da UFAL. Coleção UFAL e Políticas Públicas de Gestão na Educação Superior. Maceió: EDUFAL, 2020.
UFAL – Universidade Federal de Alagoas. Avaliação do Período Letivo Excepcional. Maceió, 2021.
WIKIPEDIA. Nuvem de palavras. Acessado em: 15 de março de 2021. Disponível em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nuvem_de_etiquetas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Elisabeth de Albuquerque Cavalcanti Duarte Gonçalves, Maria Lúcia Gondim da Rosa Oiticica

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
It allows sharing, adaptation, and use for any purpose, including commercial use, provided proper attribution is given to the authors and to Revista Sítio Novo.
The authors declare that the work is original and has not been previously published, in whole or in part, except on recognized preprint servers, if declared, and that no other similar manuscript authored by them is published or under review by another journal, whether printed or electronic.
They declare that they have not violated or infringed upon any proprietary rights of others, and that all citations in the text are factual or based on research with scientifically significant accuracy.
The authors retain the copyright of the manuscripts published in this journal, allowing unrestricted use of their content, provided that the original authorship and the publication source are properly cited.













