Experiências de ensino remoto nas disciplinas de Conforto Acústico nos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v7.i0.175-183pPalavras-chave:
Arquitetura e urbanismo. Ensino de acústica. Pandemia Covid-19.Resumo
A pandemia da Covid-19 provocou mudanças em diversos setores, inclusive na educação. Professores do mundo todo, em um rápido período, tiveram que se reinventar e buscar estratégias de ensino remoto possíveis de aplicar dentro de cada realidade. Um dos desafios do curso de Arquitetura e Urbanismo é o seu caráter prático, com disciplinas sempre voltadas para atividades de ateliê com assessoramentos e trabalhos em grupo. O ensino remoto se tornou um desafio para todo o curso, mas foi possível – dentro das limitações – encontrar caminhos para novas formas de ensino. Este artigo trata da experiência dos dois cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Nesse período, foram lecionadas quatro disciplinas de acústica: uma no mestrado e três na graduação. Ferramentas digitais, webquests, uso de estudos de caso, seminários com fabricantes e consultores em acústica foram algumas das estratégias utilizadas. Como resultado, foi percebido que – mesmo com o distanciamento social respeitado UFAL – o nível dos trabalhos foi de alta qualidade, mas que a falta interação foi a principal dificuldade encontrada. Com este artigo, espera-se contribuir para a discussão do ensino de acústica dentro do curso de Arquitetura e Urbanismo de forma a superar as dificuldades impostas pelo período pandêmico.Downloads
Métricas
Referências
FAUD – UFAL. Relatório Comissão do Agora. Resultados e Sugestões. Maceió, 2020. [Disponibilizado aos Professores via e-mail].
MACHADO, B. Pró-reitoria Estudantil está com inscrições abertas para projeto alunos Conectados. Acessado em: março de 2021. Disponível em: https://ufal.br/estudante/noticias/2021/1/pro-reitoria-estudantil-esta-com-inscricoes-abertas-para-projeto-alunos-conectados.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Recursos da Internet para Educação. Acessado em: 15 de março de 2021. Disponível em: http://webeduc.mec.gov.br/webquest/.
PROACUSTICA. INAD[BR] Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído. Acessado em: 10 de dezembro de 2020. Disponível em: http://www.proacustica.org.br/inad/2020/.
PROEST - Pró-Reitoria Estudantil. Perfil socio e econômico e cultural dos(as) estudantes da UFAL. Coleção UFAL e Políticas Públicas de Gestão na Educação Superior. Maceió: EDUFAL, 2020.
UFAL – Universidade Federal de Alagoas. Avaliação do Período Letivo Excepcional. Maceió, 2021.
WIKIPEDIA. Nuvem de palavras. Acessado em: 15 de março de 2021. Disponível em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nuvem_de_etiquetas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Elisabeth de Albuquerque Cavalcanti Duarte Gonçalves, Maria Lúcia Gondim da Rosa Oiticica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Permite o compartilhamento, adaptação e uso para quaisquer fins, inclusive comerciais, desde que feita a devida atribuição aos autores e à Revista Sítio Novo.
Os autores declaram que o trabalho é original, não foi previamente publicado em parte ou no todo, exceto em servidores de preprints reconhecidos, desde que declarado, e que nenhum outro manuscrito similar de sua autoria está publicado ou em processo de avaliação por outro periódico, seja impresso ou eletrônico.
Declaram que não violaram nem infringiram nenhum tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável.
Os autores mantêm os direitos autorais dos manuscritos publicados nesta revista, permitindo o uso irrestrito de seu conteúdo, desde que citada a autoria original e a fonte da publicação.














