Experiências de ensino remoto nas disciplinas de Conforto Acústico nos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v7.i0.175-183pPalabras clave:
Arquitetura e urbanismo. Ensino de acústica. Pandemia Covid-19.Resumen
A pandemia da Covid-19 provocou mudanças em diversos setores, inclusive na educação. Professores do mundo todo, em um rápido período, tiveram que se reinventar e buscar estratégias de ensino remoto possíveis de aplicar dentro de cada realidade. Um dos desafios do curso de Arquitetura e Urbanismo é o seu caráter prático, com disciplinas sempre voltadas para atividades de ateliê com assessoramentos e trabalhos em grupo. O ensino remoto se tornou um desafio para todo o curso, mas foi possível – dentro das limitações – encontrar caminhos para novas formas de ensino. Este artigo trata da experiência dos dois cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Nesse período, foram lecionadas quatro disciplinas de acústica: uma no mestrado e três na graduação. Ferramentas digitais, webquests, uso de estudos de caso, seminários com fabricantes e consultores em acústica foram algumas das estratégias utilizadas. Como resultado, foi percebido que – mesmo com o distanciamento social respeitado UFAL – o nível dos trabalhos foi de alta qualidade, mas que a falta interação foi a principal dificuldade encontrada. Com este artigo, espera-se contribuir para a discussão do ensino de acústica dentro do curso de Arquitetura e Urbanismo de forma a superar as dificuldades impostas pelo período pandêmico.Descargas
Métricas
Citas
FAUD – UFAL. Relatório Comissão do Agora. Resultados e Sugestões. Maceió, 2020. [Disponibilizado aos Professores via e-mail].
MACHADO, B. Pró-reitoria Estudantil está com inscrições abertas para projeto alunos Conectados. Acessado em: março de 2021. Disponível em: https://ufal.br/estudante/noticias/2021/1/pro-reitoria-estudantil-esta-com-inscricoes-abertas-para-projeto-alunos-conectados.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Recursos da Internet para Educação. Acessado em: 15 de março de 2021. Disponível em: http://webeduc.mec.gov.br/webquest/.
PROACUSTICA. INAD[BR] Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído. Acessado em: 10 de dezembro de 2020. Disponível em: http://www.proacustica.org.br/inad/2020/.
PROEST - Pró-Reitoria Estudantil. Perfil socio e econômico e cultural dos(as) estudantes da UFAL. Coleção UFAL e Políticas Públicas de Gestão na Educação Superior. Maceió: EDUFAL, 2020.
UFAL – Universidade Federal de Alagoas. Avaliação do Período Letivo Excepcional. Maceió, 2021.
WIKIPEDIA. Nuvem de palavras. Acessado em: 15 de março de 2021. Disponível em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nuvem_de_etiquetas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Elisabeth de Albuquerque Cavalcanti Duarte Gonçalves, Maria Lúcia Gondim da Rosa Oiticica

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Permite el intercambio, la adaptación y el uso para cualquier fin, incluso comercial, siempre que se otorgue la debida atribución a los autores y a la Revista Sítio Novo.
Los autores declaran que el trabajo es original y que no ha sido publicado previamente, ni total ni parcialmente, salvo en servidores de preprints reconocidos, siempre que se declare, y que ningún otro manuscrito similar de su autoría se encuentra publicado ni en proceso de evaluación por otra revista, ya sea impresa o electrónica.
Declaran que no han violado ni infringido ningún tipo de derecho de propiedad de terceros, y que todas las citas en el texto son hechos verídicos o están basadas en investigaciones con exactitud científicamente comprobable.
Los autores conservan los derechos de autor de los manuscritos publicados en esta revista, permitiendo el uso irrestricto de su contenido, siempre que se cite adecuadamente la autoría original y la fuente de publicación.













