Chatbot: uma visão geral sobre aplicações inteligentes
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2018.v2.i2.68-84pAbstract
O escopo principal deste estudo é elucidar quais são as principais características que definem softwares desenvolvidos para imitar ações humanas, mais conhecidos como “bot”, “robot”, “chatbot” ou “chatterbot”, e simular uma interação desses aplicativos com um usuário humano. Busca-se apresentar as aplicações em que os “bots” mais se destacam, utilizando como canal de comunicação os aplicativos mais conhecidos que estejam disponíveis no mercado atualmente. Para o alcance de tal objetivo, realizamos, inicialmente, um levantamento bibliográfico no qual foram selecionados livros, artigos e sites da internet com temas relevantes e correlatos à temática. Posteriormente, apresentamos a conceituação de um chatbot ou assistente virtual de conversa e buscamos, também, conceituar inteligência artificial. Por fim, foram realizados alguns estudos de caso simplificados para demonstrar o funcionamento de uma aplicação desse tipo, assim como uma análise superficial de uma interação humano-máquina com o uso de assistentes virtuais, em que foi analisado o funcionamento de algumas aplicações inteligentes difundidas. Os resultados obtidos mostram uma compilação de informações a respeito do assunto e proporcionam a ampliação de estudos que aumentam a visão do leitor acerca do tema ora tratado.Termos para indexação: Robô, inteligência artificial, assistente virtual, robô de bate-papo.Downloads
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