Chatbot: uma visão geral sobre aplicações inteligentes
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2018.v2.i2.68-84pResumen
O escopo principal deste estudo é elucidar quais são as principais características que definem softwares desenvolvidos para imitar ações humanas, mais conhecidos como “bot”, “robot”, “chatbot” ou “chatterbot”, e simular uma interação desses aplicativos com um usuário humano. Busca-se apresentar as aplicações em que os “bots” mais se destacam, utilizando como canal de comunicação os aplicativos mais conhecidos que estejam disponíveis no mercado atualmente. Para o alcance de tal objetivo, realizamos, inicialmente, um levantamento bibliográfico no qual foram selecionados livros, artigos e sites da internet com temas relevantes e correlatos à temática. Posteriormente, apresentamos a conceituação de um chatbot ou assistente virtual de conversa e buscamos, também, conceituar inteligência artificial. Por fim, foram realizados alguns estudos de caso simplificados para demonstrar o funcionamento de uma aplicação desse tipo, assim como uma análise superficial de uma interação humano-máquina com o uso de assistentes virtuais, em que foi analisado o funcionamento de algumas aplicações inteligentes difundidas. Os resultados obtidos mostram uma compilação de informações a respeito do assunto e proporcionam a ampliação de estudos que aumentam a visão do leitor acerca do tema ora tratado.Termos para indexação: Robô, inteligência artificial, assistente virtual, robô de bate-papo.Descargas
Métricas
Citas
ALICEBOT.ORG. An Introduction to A.L.I.C.E., the Alicebot engine, and AIML. Disponível em: http://www.alicebot.org/about.html. Acesso em: 16 set. 2017.
API.AI. Use machine learning to understand what users are saying. Disponível em: https://api.ai. Acesso em: 16 set. 2017.
APPLE.COM. iOS – Siri - Apple. Disponível em: https://www.apple.com/br/ios/siri/. Acesso em: 17 set. 2017.
FACEBOOK.COM. Plataforma do Messenger. Disponível em: https://developers.facebook.com/docs/messenger-platform. Acesso em: 17 set. 2017.
GUNKEL, David J. Comunicação e inteligência artificial: novos desafios e oportunidades para a pesquisa em comunicação. Galáxia, São Paulo, n. 34, p. 5-19, 2017.
JOSÉ NETO, João. A Teoria da Computação e o Profissional de Informática. Revista de Computação e Tecnologia, São Paulo, v. 1, n. 1, 2009.
KONGTHON, Alisa et al., Implementing an Online Help Desk System based on Conversational agent. National Electronics and Computer Technology Center – NECTEC. 2009.
MOWBRAY, M. Ethics for Bots. Paper presented at the 14th International Conference on System Research, Informatics, and Cybernetics. Baden-Baden: jul.-ago. 2002. Disponível em: http://www.hpl.hp.com/techreports/2002/HPL-2002-48R1.pdf. Acesso em: 12 set. 2017.
NASCIMENTO Jr., C. L., YONEYAMA, T. (2000). Inteligência Artificial em Controle e Automação. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2000.
NORVIG, Peter; RUSSELL, Stuart. Inteligência Artificial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
PANDORABOTS.COM. What is Artificial Intelligence as a Service? Disponível em: https://developer.pandorabots.com/. Acesso em: 16 set. 2017.
PURI, Ramneek. Bots & botnet: An overview. SANS Institute, v. 3, p. 10, 2003.
SHAWAR, Bayan Abu; ATWELL, Eric. Different measurements metrics to evaluate a chatbot system. In: ______________. Proceedings of the Workshop on Bridging the Gap: Academic and Industrial Research in Dialog Technologies. Association for ComputationalLinguistics, 2007.
TEIXEIRA, João de Fernandes. Inteligência artificial. São Paulo: Editora Paulus, 2014.
TERRA.COM.BR. Amazon e Microsoft permitirão que assistentes virtuais Alexa e Cortana conversem entre si. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/amazon-e-microsoft-permitirao-que-assistentes-virtuais-alexa-e-cortana-conversem-entre-si,64f083b16ef80f333f6eb6b2846b0ebaxxig6ejg.html. Acesso em: 17 set. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 REVISTA SÍTIO NOVO

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Permite el intercambio, la adaptación y el uso para cualquier fin, incluso comercial, siempre que se otorgue la debida atribución a los autores y a la Revista Sítio Novo.
Los autores declaran que el trabajo es original y que no ha sido publicado previamente, ni total ni parcialmente, salvo en servidores de preprints reconocidos, siempre que se declare, y que ningún otro manuscrito similar de su autoría se encuentra publicado ni en proceso de evaluación por otra revista, ya sea impresa o electrónica.
Declaran que no han violado ni infringido ningún tipo de derecho de propiedad de terceros, y que todas las citas en el texto son hechos verídicos o están basadas en investigaciones con exactitud científicamente comprobable.
Los autores conservan los derechos de autor de los manuscritos publicados en esta revista, permitiendo el uso irrestricto de su contenido, siempre que se cite adecuadamente la autoría original y la fuente de publicación.













