Análise do condicionamento acústico em salas de aula do Campus Palmas, do IFTO
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i1.199-216pAbstract
As escolas e universidades se configuram como locais em que as pessoas passam boa parte do dia e as atividades que lá são desenvolvidas, geralmente, requerem voz falada. Estes dois fatores determinam a necessidade de uma adequação acústica, de forma que a saúde seja preservada e que a execução das atividades seja realizada de maneira satisfatória. O objetivo deste artigo foi analisar o condicionamento acústico das salas de aula do Campus Palmas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, de forma a defini-las como adequadas ou não para as atividades docentes (voz falada) e com base nisto propor uma intervenção corretiva quando necessária. Para alcançar tal objetivo, foram calculados os tempos de reverberação para cada padrão de sala, conforme normatização brasileira. Os tempos de reverberação ideais, recomendados pela literatura especializada, foram os parâmetros qualitativos a serem atingidos e os valores calculados foram comparados com estes. Os resultados obtidos apresentaram, em muitos casos, valores superiores a 2s. Estes tempos se distanciaram muito dos ideais, explicitando uma inadequação. Foram propostas intervenções com base na inserção de materiais absorventes nas superfícies, obtendo-se assim uma melhora considerável no condicionamento acústico das salas. Os tempos de reverberação obtidos após as intervenções foram satisfatórios, uma vez que se aproximaram do que se considerou ideal (1,05s e 0,7s). Ao final do estudo, pôde-se perceber que a acústica nas edificações é um parâmetro qualitativo que é por vezes negligenciado e que trabalhos como este servem para detectar estas negligências e propor soluções eficazes.Palavras-chave: Condicionamento acústico. Conforto acústico. Inteligibilidade da fala. Salas de aula. Tempo de reverberação.Downloads
Metrics
References
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12179: Tratamento acústico em recintos fechados. Rio de Janeiro, 1992.
ANDRADE, Joana Maria Figueiredo Mota. Caracterização do Conforto Acústico em Escolas. 2009. 78 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia – Universidade do Porto, Portugal, 2009.
CAMPANELLA, Angelo J. Table of Absorption Values. Pennsylvania, Ohio, 2011. Disponível em: http://www.campanellaacoustics.com/faq.html. Acesso em: 27 mar. 2019.
CARVALHO, Régio P. Acústica Arquitetônica. Brasília: Ed. Thesaurus, 2006.
DE MARCO, Conrado Silva. Elementos de Acústica Arquitetônica. 2. ed. São Paulo: Nobel, 1982. 128 p.
DINIZ JR, José; BERNADETE, Lourdes. SAÚDE VOCAL DO PROFESSOR: Cuidados e Prevenção. PROJETO DE ATUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA, [s. l.], 2011.
FAU–USP – FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA USP. Banco de dados de características acústicas. 2003. Disponível em: http://www.fau.usp.br/arquivos/cpq/labs/labaut/conforto/Bd_Acustica_Versao_1.2.xls. Acesso em: 15 nov. 2018.
OWA SONEX BRASIL. Placa Acústica Sonex illtec Plano. Diadema, São Paulo, 2019. Disponível em: http://www.owa.com.br/produtos/placas–acusticas–sonex–illtec/placa–acustica–sonex–illtec–forro–revestimento–acustico–plano.html. Acesso em: 27 mar. 2019.
PAIXÃO, D.X.; GAIDA VIERO, C.; BRUM, C.M. Avaliação das características acústicas de espaços existentes para ensino e aprendizagem de música na educação básica. In: CONGRESSO IBERO–AMERICANO DE ACÚSTICA, 7., 2012, Évora. Anais... Évora, Portugal. 2012.
SANTOS, Neri dos; DUTRA, Ana Regina de Aguiar; RIGHI, Carlos Antonio Ramirez; FIALHO, Francisco Antonio Pereira; PROENÇA, Rossana Pacheco da Costa. Antropotecnologia: a ergonomia dos sistemas de produção. Curitiba: Genesis, 1997.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Felipe Araújo Cavalcante, Liliane Flávia Guimarães da Silva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
It allows sharing, adaptation, and use for any purpose, including commercial use, provided proper attribution is given to the authors and to Revista Sítio Novo.
The authors declare that the work is original and has not been previously published, in whole or in part, except on recognized preprint servers, if declared, and that no other similar manuscript authored by them is published or under review by another journal, whether printed or electronic.
They declare that they have not violated or infringed upon any proprietary rights of others, and that all citations in the text are factual or based on research with scientifically significant accuracy.
The authors retain the copyright of the manuscripts published in this journal, allowing unrestricted use of their content, provided that the original authorship and the publication source are properly cited.













