Como o seu cérebro aprende? O audiobook no cotidiano da geração conectada
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.68-76pKeywords:
Aprendizagem auditiva. Estilos de aprendizagem. Geração conectada. Ubook.Abstract
Este artigo versa sobre os estilos de aprendizagem a partir do modelo VARK (Visual, Aural, Read-Write and Kinesthetic), com foco na aprendizagem auditiva. Discorre sobre o uso do audiobook no cotidiano da Geração Conectada. Desenvolve um estudo de natureza descritiva e exploratória, para evidenciar a utilização das tecnologias digitais no dia a dia de alunos com perfil auditivo. Conceitualmente, apresenta autores que tecem sobre os estilos de aprendizagem, aprendizagem auditiva, Geração Conectada e Audiobooks. Explora o aplicativo Ubook, suas funcionalidades, características e potencialidades. Verificou-se que, dentro de uma proposta de aprendizagem auditiva, o referido app se apresenta como uma ferramenta de grande valia quando, por exemplo, o seu objetivo ultrapassa os limites do entretenimento e passa a contribuir para o processo formativo.Downloads
Metrics
References
ALEXANDRE, S. F. Aprendizagem e suas implicações no processo educativo. Revista Ícone, São Luiz de Montes Belos/GO, v. 6, p. 51-60, 2010.
AMARAL, S. F.; BARROS, D. M. V. Estilos de aprendizagem no contexto educativo de uso das tecnologias digitais interativas, 2007. In: Simpósio Internacional sobre Novas Competências em Tecnologias Digitais Interativas na Educação, 1, 2007, São José dos Campos. Disponível em: http://lantec.fae.unicamp.br/lantec/pt/tvdi_portugues/daniela.pdf. Acesso em: 17 fev. 2020.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
FLEMING, N; MILLS, C. D. Not Another Inventory, Rather a Catalyst for Reflection. To Improve the Academy, 1992.
FRAGOSO, S; RECUERO, R; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.
FUSCO, K. Auditivo, visual ou cinestésico: identifique qual é o modo de aprendizagem do seu filho. 2016. Disponível em: http://mdemulher.abril.com.br/familia/auditivovisual-ou-cinestesico-identifique-qual-e-o-modo-de-aprendizagem-do-seu-filho/. Acesso em: 19 fev. 2020.
GAZOLA, A. A. Infográfico: Qual seu estilo de aprendizagem? 2016. Disponível em: http://www.lendo.org/infografico-estilo-aprendizagem-visual-auditivocinestesico/. Acesso em: 19 fev. 2020.
KOZINETS, R. V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.
MIRANDA, R. Á. M.; MIRANDA, C. S.; MARIANO, A. S. Estilos de aprendizagem e sua -inter-relação com as técnicas de ensino: uma avaliação com o modelo VARK no curso de ciências contábeis de uma IES no interior paulista. USP, São Paulo, 2017.
PALETTA, F. A. C.; WATANABE, E. T. Y.; PENILHA, D. F. Audiolivro: inovações tecnológicas, tendências e divulgação. In: XV Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias SNBU, 2018, São Paulo. XV Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias SNBU, 2018.
PALMER, A. A torrent of titles. 2013. Disponível em: http://www.publishersweekly. com. Acesso em: 19 fev. 2020.
PEDREIRA, K. Neurolinguístic: Como Definir entre Visual, Auditivo ou Cinestésico. 2017. Disponível em: http://supervendedores.com.br/gerencia-de-vendas/lideranca-emotivacao-em-vendas/neurolinguistica-como-definir-entre-visual-auditivo-ou-cinestesico/. Acesso em: 19 fev. 2020.
PEREIRA, A. A. S; MONTEIRO, J. C. S. A netnografia como método de estudo do comportamento em ambientes digitais. In: Anais do III Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade. São Luís: EDUFMA, 2019. p. 1-10.
PORTILHO, E. M. L. Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem. 2019. Disponível em: http://www.lantec.fe.unicamp.br/questionario/. Acesso em: 19 fev. 2020.
SILVA, J. F; PINTO, A. C. Geração C: Conectados em Novos Modelos de Aprendizagem. In: VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES)., 2009, Rio de Janeiro. SBGAMES2009 - PROCEEDINGS. Rio de Janeiro: Depto. de Informática e de Artes e Design - PUC-RJ, 2009. v. VIII.
SOUZA, M. S. D.; CELVA, R. A.; HELVADJIAN, V. Audiolivro: um suporte para a educação literária. 2010. Disponível em: http://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/ viewFile/69/66. Acesso em: 19 fev. 2020.
TAPSCOTT, D. A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos. Rio de Janeiro: Agir Negócios, 2010.
UBOOK. Audiobooks, Revistas e Podcasts. 2020. Disponível em: https://www.ubook.com/. Acesso em: 25 fev. 2020.
VARK-LEARN. A guide to learning preferences. 2016. Disponível em: http://vark-learn.com/home-portuguese/. Acesso em: 17 fev. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Jean Carlos da Silva Monteiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
It allows sharing, adaptation, and use for any purpose, including commercial use, provided proper attribution is given to the authors and to Revista Sítio Novo.
The authors declare that the work is original and has not been previously published, in whole or in part, except on recognized preprint servers, if declared, and that no other similar manuscript authored by them is published or under review by another journal, whether printed or electronic.
They declare that they have not violated or infringed upon any proprietary rights of others, and that all citations in the text are factual or based on research with scientifically significant accuracy.
The authors retain the copyright of the manuscripts published in this journal, allowing unrestricted use of their content, provided that the original authorship and the publication source are properly cited.













