Como o seu cérebro aprende? O audiobook no cotidiano da geração conectada
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.68-76pPalabras clave:
Aprendizagem auditiva. Estilos de aprendizagem. Geração conectada. Ubook.Resumen
Este artigo versa sobre os estilos de aprendizagem a partir do modelo VARK (Visual, Aural, Read-Write and Kinesthetic), com foco na aprendizagem auditiva. Discorre sobre o uso do audiobook no cotidiano da Geração Conectada. Desenvolve um estudo de natureza descritiva e exploratória, para evidenciar a utilização das tecnologias digitais no dia a dia de alunos com perfil auditivo. Conceitualmente, apresenta autores que tecem sobre os estilos de aprendizagem, aprendizagem auditiva, Geração Conectada e Audiobooks. Explora o aplicativo Ubook, suas funcionalidades, características e potencialidades. Verificou-se que, dentro de uma proposta de aprendizagem auditiva, o referido app se apresenta como uma ferramenta de grande valia quando, por exemplo, o seu objetivo ultrapassa os limites do entretenimento e passa a contribuir para o processo formativo.Descargas
Métricas
Citas
ALEXANDRE, S. F. Aprendizagem e suas implicações no processo educativo. Revista Ícone, São Luiz de Montes Belos/GO, v. 6, p. 51-60, 2010.
AMARAL, S. F.; BARROS, D. M. V. Estilos de aprendizagem no contexto educativo de uso das tecnologias digitais interativas, 2007. In: Simpósio Internacional sobre Novas Competências em Tecnologias Digitais Interativas na Educação, 1, 2007, São José dos Campos. Disponível em: http://lantec.fae.unicamp.br/lantec/pt/tvdi_portugues/daniela.pdf. Acesso em: 17 fev. 2020.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
FLEMING, N; MILLS, C. D. Not Another Inventory, Rather a Catalyst for Reflection. To Improve the Academy, 1992.
FRAGOSO, S; RECUERO, R; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.
FUSCO, K. Auditivo, visual ou cinestésico: identifique qual é o modo de aprendizagem do seu filho. 2016. Disponível em: http://mdemulher.abril.com.br/familia/auditivovisual-ou-cinestesico-identifique-qual-e-o-modo-de-aprendizagem-do-seu-filho/. Acesso em: 19 fev. 2020.
GAZOLA, A. A. Infográfico: Qual seu estilo de aprendizagem? 2016. Disponível em: http://www.lendo.org/infografico-estilo-aprendizagem-visual-auditivocinestesico/. Acesso em: 19 fev. 2020.
KOZINETS, R. V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.
MIRANDA, R. Á. M.; MIRANDA, C. S.; MARIANO, A. S. Estilos de aprendizagem e sua -inter-relação com as técnicas de ensino: uma avaliação com o modelo VARK no curso de ciências contábeis de uma IES no interior paulista. USP, São Paulo, 2017.
PALETTA, F. A. C.; WATANABE, E. T. Y.; PENILHA, D. F. Audiolivro: inovações tecnológicas, tendências e divulgação. In: XV Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias SNBU, 2018, São Paulo. XV Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias SNBU, 2018.
PALMER, A. A torrent of titles. 2013. Disponível em: http://www.publishersweekly. com. Acesso em: 19 fev. 2020.
PEDREIRA, K. Neurolinguístic: Como Definir entre Visual, Auditivo ou Cinestésico. 2017. Disponível em: http://supervendedores.com.br/gerencia-de-vendas/lideranca-emotivacao-em-vendas/neurolinguistica-como-definir-entre-visual-auditivo-ou-cinestesico/. Acesso em: 19 fev. 2020.
PEREIRA, A. A. S; MONTEIRO, J. C. S. A netnografia como método de estudo do comportamento em ambientes digitais. In: Anais do III Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade. São Luís: EDUFMA, 2019. p. 1-10.
PORTILHO, E. M. L. Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem. 2019. Disponível em: http://www.lantec.fe.unicamp.br/questionario/. Acesso em: 19 fev. 2020.
SILVA, J. F; PINTO, A. C. Geração C: Conectados em Novos Modelos de Aprendizagem. In: VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES)., 2009, Rio de Janeiro. SBGAMES2009 - PROCEEDINGS. Rio de Janeiro: Depto. de Informática e de Artes e Design - PUC-RJ, 2009. v. VIII.
SOUZA, M. S. D.; CELVA, R. A.; HELVADJIAN, V. Audiolivro: um suporte para a educação literária. 2010. Disponível em: http://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/ viewFile/69/66. Acesso em: 19 fev. 2020.
TAPSCOTT, D. A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos. Rio de Janeiro: Agir Negócios, 2010.
UBOOK. Audiobooks, Revistas e Podcasts. 2020. Disponível em: https://www.ubook.com/. Acesso em: 25 fev. 2020.
VARK-LEARN. A guide to learning preferences. 2016. Disponível em: http://vark-learn.com/home-portuguese/. Acesso em: 17 fev. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Jean Carlos da Silva Monteiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Permite el intercambio, la adaptación y el uso para cualquier fin, incluso comercial, siempre que se otorgue la debida atribución a los autores y a la Revista Sítio Novo.
Los autores declaran que el trabajo es original y que no ha sido publicado previamente, ni total ni parcialmente, salvo en servidores de preprints reconocidos, siempre que se declare, y que ningún otro manuscrito similar de su autoría se encuentra publicado ni en proceso de evaluación por otra revista, ya sea impresa o electrónica.
Declaran que no han violado ni infringido ningún tipo de derecho de propiedad de terceros, y que todas las citas en el texto son hechos verídicos o están basadas en investigaciones con exactitud científicamente comprobable.
Los autores conservan los derechos de autor de los manuscritos publicados en esta revista, permitiendo el uso irrestricto de su contenido, siempre que se cite adecuadamente la autoría original y la fuente de publicación.













