Como o seu cérebro aprende? O audiobook no cotidiano da geração conectada
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.68-76pPalavras-chave:
Aprendizagem auditiva. Estilos de aprendizagem. Geração conectada. Ubook.Resumo
Este artigo versa sobre os estilos de aprendizagem a partir do modelo VARK (Visual, Aural, Read-Write and Kinesthetic), com foco na aprendizagem auditiva. Discorre sobre o uso do audiobook no cotidiano da Geração Conectada. Desenvolve um estudo de natureza descritiva e exploratória, para evidenciar a utilização das tecnologias digitais no dia a dia de alunos com perfil auditivo. Conceitualmente, apresenta autores que tecem sobre os estilos de aprendizagem, aprendizagem auditiva, Geração Conectada e Audiobooks. Explora o aplicativo Ubook, suas funcionalidades, características e potencialidades. Verificou-se que, dentro de uma proposta de aprendizagem auditiva, o referido app se apresenta como uma ferramenta de grande valia quando, por exemplo, o seu objetivo ultrapassa os limites do entretenimento e passa a contribuir para o processo formativo.Downloads
Métricas
Referências
ALEXANDRE, S. F. Aprendizagem e suas implicações no processo educativo. Revista Ícone, São Luiz de Montes Belos/GO, v. 6, p. 51-60, 2010.
AMARAL, S. F.; BARROS, D. M. V. Estilos de aprendizagem no contexto educativo de uso das tecnologias digitais interativas, 2007. In: Simpósio Internacional sobre Novas Competências em Tecnologias Digitais Interativas na Educação, 1, 2007, São José dos Campos. Disponível em: http://lantec.fae.unicamp.br/lantec/pt/tvdi_portugues/daniela.pdf. Acesso em: 17 fev. 2020.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
FLEMING, N; MILLS, C. D. Not Another Inventory, Rather a Catalyst for Reflection. To Improve the Academy, 1992.
FRAGOSO, S; RECUERO, R; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.
FUSCO, K. Auditivo, visual ou cinestésico: identifique qual é o modo de aprendizagem do seu filho. 2016. Disponível em: http://mdemulher.abril.com.br/familia/auditivovisual-ou-cinestesico-identifique-qual-e-o-modo-de-aprendizagem-do-seu-filho/. Acesso em: 19 fev. 2020.
GAZOLA, A. A. Infográfico: Qual seu estilo de aprendizagem? 2016. Disponível em: http://www.lendo.org/infografico-estilo-aprendizagem-visual-auditivocinestesico/. Acesso em: 19 fev. 2020.
KOZINETS, R. V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.
MIRANDA, R. Á. M.; MIRANDA, C. S.; MARIANO, A. S. Estilos de aprendizagem e sua -inter-relação com as técnicas de ensino: uma avaliação com o modelo VARK no curso de ciências contábeis de uma IES no interior paulista. USP, São Paulo, 2017.
PALETTA, F. A. C.; WATANABE, E. T. Y.; PENILHA, D. F. Audiolivro: inovações tecnológicas, tendências e divulgação. In: XV Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias SNBU, 2018, São Paulo. XV Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias SNBU, 2018.
PALMER, A. A torrent of titles. 2013. Disponível em: http://www.publishersweekly. com. Acesso em: 19 fev. 2020.
PEDREIRA, K. Neurolinguístic: Como Definir entre Visual, Auditivo ou Cinestésico. 2017. Disponível em: http://supervendedores.com.br/gerencia-de-vendas/lideranca-emotivacao-em-vendas/neurolinguistica-como-definir-entre-visual-auditivo-ou-cinestesico/. Acesso em: 19 fev. 2020.
PEREIRA, A. A. S; MONTEIRO, J. C. S. A netnografia como método de estudo do comportamento em ambientes digitais. In: Anais do III Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade. São Luís: EDUFMA, 2019. p. 1-10.
PORTILHO, E. M. L. Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem. 2019. Disponível em: http://www.lantec.fe.unicamp.br/questionario/. Acesso em: 19 fev. 2020.
SILVA, J. F; PINTO, A. C. Geração C: Conectados em Novos Modelos de Aprendizagem. In: VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES)., 2009, Rio de Janeiro. SBGAMES2009 - PROCEEDINGS. Rio de Janeiro: Depto. de Informática e de Artes e Design - PUC-RJ, 2009. v. VIII.
SOUZA, M. S. D.; CELVA, R. A.; HELVADJIAN, V. Audiolivro: um suporte para a educação literária. 2010. Disponível em: http://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/ viewFile/69/66. Acesso em: 19 fev. 2020.
TAPSCOTT, D. A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos. Rio de Janeiro: Agir Negócios, 2010.
UBOOK. Audiobooks, Revistas e Podcasts. 2020. Disponível em: https://www.ubook.com/. Acesso em: 25 fev. 2020.
VARK-LEARN. A guide to learning preferences. 2016. Disponível em: http://vark-learn.com/home-portuguese/. Acesso em: 17 fev. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Jean Carlos da Silva Monteiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Permite o compartilhamento, adaptação e uso para quaisquer fins, inclusive comerciais, desde que feita a devida atribuição aos autores e à Revista Sítio Novo.
Os autores declaram que o trabalho é original, não foi previamente publicado em parte ou no todo, exceto em servidores de preprints reconhecidos, desde que declarado, e que nenhum outro manuscrito similar de sua autoria está publicado ou em processo de avaliação por outro periódico, seja impresso ou eletrônico.
Declaram que não violaram nem infringiram nenhum tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável.
Os autores mantêm os direitos autorais dos manuscritos publicados nesta revista, permitindo o uso irrestrito de seu conteúdo, desde que citada a autoria original e a fonte da publicação.














