Análise do desempenho de alunos na resolução de problemas de múltiplos e divisores à luz da teoria de Vergnaud

Autores/as

  • Edislana Alves Barros Andrade
  • Marcia Cristina Gonçalves
  • José Ricardo e Souza Mafra

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2021.v5.i1.85-99p

Palabras clave:

Campos conceituais. Ensino de matemática. Estruturas multiplicativas.

Resumen

Este trabalho propôs-se fazer uma análise e inferência a partir da produção de registros sinalizados pelos alunos e suas representações com base em seus esquemas conceituais informados, no que diz respeito à resolução das atividades propostas envolvendo o conteúdo de múltiplos e divisores. Utilizando a Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud, interpretaram-se as respostas e, consequentemente, as dificuldades observadas na resolução. O estudo foi realizado na cidade de Paraíso do Tocantins, na escola Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins, com estudantes do 6° ano do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória e documental, em que se objetivou delinear um cenário de investigação capaz de fornecer subsídios de respostas através da resolução de questões propostas aos alunos, visando a discussão de informações pertinentes, através do principal instrumento utilizado: uma atividade composta por cinco questões de ensino. Como resultado, constatou-se que a análise das resoluções é uma estratégia eficiente, porque permite compreender as dificuldades que os alunos enfrentam diante de um conteúdo ou conceito matemático.

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Citas

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Publicado

2020-12-29

Cómo citar

ANDRADE, Edislana Alves Barros; GONÇALVES, Marcia Cristina; MAFRA, José Ricardo e Souza. Análise do desempenho de alunos na resolução de problemas de múltiplos e divisores à luz da teoria de Vergnaud. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 5, n. 1, p. 85–99, 2020. DOI: 10.47236/2594-7036.2021.v5.i1.85-99p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/745. Acesso em: 7 nov. 2025.

Número

Sección

Artigo Científico