Análise do desempenho de alunos na resolução de problemas de múltiplos e divisores à luz da teoria de Vergnaud
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2021.v5.i1.85-99pPalavras-chave:
Campos conceituais. Ensino de matemática. Estruturas multiplicativas.Resumo
Este trabalho propôs-se fazer uma análise e inferência a partir da produção de registros sinalizados pelos alunos e suas representações com base em seus esquemas conceituais informados, no que diz respeito à resolução das atividades propostas envolvendo o conteúdo de múltiplos e divisores. Utilizando a Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud, interpretaram-se as respostas e, consequentemente, as dificuldades observadas na resolução. O estudo foi realizado na cidade de Paraíso do Tocantins, na escola Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins, com estudantes do 6° ano do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória e documental, em que se objetivou delinear um cenário de investigação capaz de fornecer subsídios de respostas através da resolução de questões propostas aos alunos, visando a discussão de informações pertinentes, através do principal instrumento utilizado: uma atividade composta por cinco questões de ensino. Como resultado, constatou-se que a análise das resoluções é uma estratégia eficiente, porque permite compreender as dificuldades que os alunos enfrentam diante de um conteúdo ou conceito matemático.Downloads
Métricas
Referências
BITTAR, M.; MUNIZ, C. A. A Aprendizagem Matemática: na perspectiva da teoria dos campos conceituais. Curitiba: CRV, 2009.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 31 maio 2018.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999.
KLEIN, M. E. Z.; COSTA, S. S. C. da. Investigando as concepções prévias dos alunos do segundo ano do ensino médio e seus desempenhos em alguns conceitos do campo conceitual da trigonometria. Revista Bolema, Rio Claro, v. 24, n. 38, p. 43 – 73, 2011.
MOREIRA, M. A. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud, o ensino de ciências e a pesquisa nesta área. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 7–29, 2002.
PATARO, P. M.; SOUZA, J. Vontade de saber matemática: 6° ano-ensino fundamental II. São Paulo: FTD, 2015.
SANTOS, A. dos. Processos de formação colaborativa com foco no Campo Conceitual Multiplicativo: um caminho possível com professores polivalentes. Tese (Doutorado em Educação Matemática). 2012. Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2012.
VERGNAUD, G. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Curitiba: Ed. da UFPR, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Edislana Alves Barros Andrade, Marcia Cristina Gonçalves, José Ricardo e Souza Mafra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Permite o compartilhamento, adaptação e uso para quaisquer fins, inclusive comerciais, desde que feita a devida atribuição aos autores e à Revista Sítio Novo.
Os autores declaram que o trabalho é original, não foi previamente publicado em parte ou no todo, exceto em servidores de preprints reconhecidos, desde que declarado, e que nenhum outro manuscrito similar de sua autoria está publicado ou em processo de avaliação por outro periódico, seja impresso ou eletrônico.
Declaram que não violaram nem infringiram nenhum tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável.
Os autores mantêm os direitos autorais dos manuscritos publicados nesta revista, permitindo o uso irrestrito de seu conteúdo, desde que citada a autoria original e a fonte da publicação.












