Educação de jovens e adultos: perfil do alunado e a formação dos professores de inglês
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i4.300-310pKeywords:
Educação de jovens e adultos. Ensino de língua inglesa. Formação de professores.Abstract
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é garantida como direito pela Constituição Federal do Brasil desde o ano de 1988, conquanto, as políticas públicas para essa modalidade de ensino ainda são insuficientes e a EJA assume um caráter de ensino compensatório e excludente. Neste artigo, objetiva-se discutir o perfil desses jovens e adultos, bem como a formação de educadores na área de língua inglesa para uma EJA que busque a garantia aos direitos políticos, sociais, culturais, de trabalho e de cidadania. A metodologia utilizada para este estudo foi a pesquisa bibliográfica, que buscou, junto aos professores e pesquisadores da EJA e formação de professores, fazer uma discussão do tema em questão. Conclui-se que, de forma dialógica, crítica e interculturalmente comunicativa, educadores e educandos devem construir juntos uma aprendizagem que possibilite o uso da língua inglesa em um contexto real de comunicação.Downloads
Metrics
References
AMORIM, Antônio; PEREIRA, Marcos; SANTOS, Juliana. Os sujeitos estudantes da EJA: um olhar para as diversidades. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, jan./jun. 2018, v. 01, n. 01, p. 122-135. Disponível em: <http://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/14598>. Acesso em: 6 jun. 2019.
ARROYO, Miguel González. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia G. C.; GOMES, Nilma Lino (orgs.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, p. 19- 50, 2005.
ARROYO, Miguel González. Formar educadoras e educadores de jovens e adultos. In: Soares, L. (org.) Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, SECAD-MEC/UNESCO, p. 17 - 38, 2006.
ARROYO, Miguel González. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA, itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
BRASIL. Lei Federal nº 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, Brasil, 1996.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio, parte II. Brasília, MEC/SEB, 2000.
BRASIL. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2006.
BRASIL. Proposta Curricular para a educação de jovens e adultos: segundo segmento do ensino fundamental. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 2002.
CARVALHO, Jair Antonio et al. Andragogia: considerações sobre a aprendizagem do adulto. http://www.scielo.br/pdf/es/v26n92/v26n92a18. Ensino, Saúde e Ambiente, 2010, v.3 n.1. Disponível em: http://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21105. Acesso em: 30 jul. 2019.
CEZARINO, Karla Ribeiro; CURRIE, Karen Lois; OLIVEIRA, Edna Castro. Formação inicial e continuada de professores de inglês em uma perspectiva includente: entrelaçando histórias, vidas e experiências. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, 2019, 6, 151-169. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos. Acesso em: 31 jul. 2019.
CORBETT, John. An Intercultural Approach to English Language Teaching. Clevendon: Multilingual Matters, 2003.
COSTA, Cláudia Borges; MACHADO, Maria Margarida. Políticas públicas e Educação de Jovens e Adultos no Brasil. São Paulo: Cortez, 2017.
DI PIERRO, Maria Clara. Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. Educação & Sociedade, 2005, v.26 n.92, 1115-1139. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v26n92/v26n92a18. Acesso em: 10 jun. 2019.
FREIRE, Paulo. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, 14, 108-130, 2000.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11ª Ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006.
HENRIQUES, Ricardo; DEFOURNY, Vincent. Prefácio. In: SOARES, Leôncio. (org.) Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, SECAD-MEC/UNESCO, 2006.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD), 2018. Disponível em https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101657_informativo.pdf>. Acesso
em: 28 nov. 219.
JORDÃO, Clarissa Menezes. O ensino de línguas estrangeiras: de código a discurso. IN: VAZ BONI, Valéria. Tendências Contemporâneas no Ensino de Línguas. União da Vitória: Kaygangue, 2006. Disponível em: https://docs.ufpr.br/~marizalmeida/celem2_06/o_ensino_de_lem.pdf . Acesso em: 25 ago. 2019.
KNOWLES, Malcolm. The Adult Learner: the definitive classic in adult education and human resource development. 6th ed. San Diego, California: Elsevier, 2005.
LAFFIN, Maria Hermínia Fernandes; VIGANO, Samira de Moraes. A Educação de Jovens e Adultos como espaço de empoderamento das mulheres. Revista EJA em debate, 2016 p. 1-19. a.5 v.7. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/2105/1. Acesso em: 3 ago. 2019.
LINDEMAN, Eduard. The meaning of adult education. New York: New Republic, University of Nottingham: Nottingham, 1926.
MACHADO, Margarida. A educação de jovens e adultos: após vinte anos da lei 9.394, de 1996. Revista Retratos da Escola, Brasília, 2016, p. 429-451. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/687. Acesso em: 31 jul. 2019.
OLIVEIRA, Luciano Amaral. O ensino de língua estrangeira para jovens e adultos na
escola pública. In LIMA, Diógenes Cândido de (org). Ensino e aprendizagem de
língua inglesa: conversas com especialistas. São Paulo: Parábola Editorial, p. 21 - 30, 2010.
OLIVEIRA, Rita de Cássia; SCORTEGAGNA, Paola Andressa. As políticas públicas e o trabalho docente na EJA: uma reflexão necessária. In: XI Jornada do HISTEDBR, 11., 2013. Cascavel. Anais da XI Jornada do HISTEDBR. Cascavel: UNIOESTE, 2013. p. 1-15. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada11/artigos/2/simposio2.html. Acesso em: 25 ago. 2019.
PASSOS, Joana Célia. As desigualdades na escolarização da população negra e a educação de jovens e adultos. EJA em debate, 2012 v.1 n.1, 137. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/998. Acesso em: 2 maio 2019.
PENNYCOOK, Alastair. The cultural politics of English as an international language. London: Longman, 1994.
PERES, Marcos Augusto de Castro. Velhice e analfabetismo, uma relação paradoxal: a exclusão educacional em contextos rurais da região Nordeste. Soc. estado., Brasília, 2011, v.26, n. 3, p.631-662. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922011000300011&lng=en&nrm=iso . Acesso em: 20 jul. 2019.
PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo: Autores Associados, Cortez Editora, 1982.
SILVA, Aracy Lopes. A educação de adultos e os povos indígenas no Brasil. Em Aberto, 2008, v.20 n.76, p.88-129. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/2186/2155. Acesso em: 31 jul. 2019.
SOUZA, Cláudia Moraes. Discursos intolerantes: o lugar da política na educação rural e a representação do camponês analfabeto. Histórica–Revista On-Line do Arquivo do Estado de São Paulo, 2010. Disponível em: http://diversitas.fflch.usp.br/node/2412. Acesso em: 20 jul. 2019.
STRELHOW, Thyeles Borcarte. Breve história sobre a educação de jovens e adultos no Brasil. Revista HISTEDBR on-line, 10(38), 49-59, 2010. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/38/art05_38.pdf . Acesso em: 14 abr. 2020
VENTURA, Jaqueline. A EJA e os desafios da formação docente nas licenciaturas. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade. Salvador, 2012 v. 21, p.71-82. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/viewFile/458/398. Acesso em 10 maio 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Agnaldo Pedro Santos Filho, Leda Regina de Jesus Couto

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
It allows sharing, adaptation, and use for any purpose, including commercial use, provided proper attribution is given to the authors and to Revista Sítio Novo.
The authors declare that the work is original and has not been previously published, in whole or in part, except on recognized preprint servers, if declared, and that no other similar manuscript authored by them is published or under review by another journal, whether printed or electronic.
They declare that they have not violated or infringed upon any proprietary rights of others, and that all citations in the text are factual or based on research with scientifically significant accuracy.
The authors retain the copyright of the manuscripts published in this journal, allowing unrestricted use of their content, provided that the original authorship and the publication source are properly cited.













