Uso de prateleiras de luz para melhoria do desempenho luminoso em ambiente escolar em Vitória, Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v7.i0.58-68pPalabras clave:
Dispositivos de proteção solar. Iluminação natural. Prateleiras de Luz.Resumen
A iluminação natural caracteriza-se, normalmente, pela distribuição de luminosidade desigual dentro dos ambientes internos. A inserção de dispositivos sombreadores, tipo Prateleiras de Luz, pode otimizar a uniformidade lumínica ao reduzir a luminosidade excessiva nas áreas próximas às aberturas, direcionando o fluxo de luz para a porção mais profunda do ambiente. Neste contexto, este estudo teve por objetivo investigar a iluminação natural resultante no ambiente escolar em função do uso de dispositivos de proteção solar tipo Prateleiras de Luz. Adotou-se como procedimento metodológico a realização de simulações com o software TropLux, onde foram analisados pontos específicos de um ambiente escolar em Vitória- ES (LAT 20° 19' S), com abertura orientada para Norte e Sul, em horários e dias do ano pré-estabelecidos, utilizando céus padrões da CIE (Commission Internationale L´aclairage). A partir desses resultados, foram gerados gráficos que permitiram uma análise comparativa entre as situações do ambiente escolar com e sem a presença do dispositivo horizontal Prateleira de Luz. Observou-se que, nas situações com a Prateleira de Luz, para condições de Céu tipo 7 (parcialmente nublado) e 12 (claro), ocorreram reduções no percentual de iluminação excessiva, principalmente para a abertura orientada para Norte. Constatou-se também que foi somente com o uso da Prateleira de Luz com anteparo duplo, em condição de Céu 7 (parcialmente nublado) e Céu 12 (claro) com abertura orientada para Norte, que foi possível uma redução mais significativa do percentual de iluminação excessiva.Descargas
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