A educação colonial brasileira em pesquisas científicas: uma análise das concepções de infância

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2023.v7.i2.52-65p

Palabras clave:

Catequese. Companhia de Jesus. Educação colonial. Infância.

Resumen

O presente artigo expõe informações apresentadas em pesquisas científicas sobre as concepções de infância no Brasil colonial presentes nos relatos dos padres da Companhia de Jesus. Por meio deste trabalho, busca-se apontar alguns aspectos relativos à base documental sobre a atuação dos padres jesuítas no Brasil e apresentar uma ideia de como se constituía a infância brasileira antes da chegada dos padres, desenvolvida dentro das comunidades indígenas, além de trazer aspectos evangelísticos e metodológicos do ensino jesuítico. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico realizada a partir de buscas em bases de dados de trabalhos acadêmicos, sendo eles: SciELO, Portal de Periódicos da CAPES, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Google Acadêmico, dos quais retiraram-se textos de vários autores brasileiros que escreveram teses, dissertações e artigos sobre o assunto. A partir dessas bases, o artigo traz pontos importantes sobre a infância no Brasil colonial pela perspectiva de pesquisadores que estudaram a Companhia de Jesus e apresentaram aspectos desses processos de aculturação que estão em nossa herança cultural.

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Biografía del autor/a

Ana Luiza Taborda da Paixão, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Graduanda em Pedagogia do Instituto Federal do Paraná, Campus Pitanga. Participa do Grupo de Pesquisa História, Educação e Cultura – GPHECULT (IFPR) e do Programa Residência Pedagógica – Núcleo Pedagogia do IFPR/Pitanga. Foi bolsista do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto Federal do Paraná - PIBIC/IFPR.

Felipe Augusto Fernandes Borges, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Doutor em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor do curso de Pedagogia do Instituto Federal do Paraná, Campus Pitanga. É líder do Grupo de Pesquisa História, Educação e Cultura – GPHECULT (IFPR) e participa do grupo de pesquisa: Laboratório de Estudos do Império Português (LEIP) da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2023-07-12

Cómo citar

TABORDA DA PAIXÃO, Ana Luiza; FERNANDES BORGES, Felipe Augusto. A educação colonial brasileira em pesquisas científicas: uma análise das concepções de infância. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 7, n. 2, p. 52–65, 2023. DOI: 10.47236/2594-7036.2023.v7.i2.52-65p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1330. Acesso em: 11 dic. 2025.

Número

Sección

Artigo Científico