Promoção da saúde na educação infantil: um relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i1.126-132pPalavras-chave:
Extensão. Higiene. Formação. Projetos. comunidade.Resumo
Com o objetivo de colaborar com a construção de uma visão global sobre a promoção da saúde na educação infantil, o presente trabalho buscou ferramentas e fundamentos que colaborassem com a saúde única na escola em atividades de extensão, as quais ocorreram em três etapas, cada uma com um público-alvo. A primeira etapa consistiu na sensibilização das crianças por meio de metodologias variadas; na segunda etapa, houve diálogo com os funcionários; e na terceira etapa, um momento reflexivo com os pais e responsáveis. Assim, reforçou-se a importância de projetos de extensão para a comunidade. Estudos anteriores sinalizam que projetos sobre saúde na escola os quais envolvam toda a comunidade escolar contribuem como um mecanismo de participação, além de apresentar relevância teórica, por trazer um estudo qualitativo, contribuindo, assim, com um ensino mais eficaz.Downloads
Métricas
Referências
BASSINELLO, Greicelene A. Hespanhol. A Saúde nos Parâmetros Curriculares Nacionais: considerações a partir dos manuais de higiene. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 6, n. 1, p. 34-47, dez. 2004.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em: 27 maio 2019.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde. Saúde Brasil 2014: uma análise da situação de saúde e das causas externas. Brasília: Ministério da Saúde, 2015. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_brasil_2014_analise_situacao.pdf. Acesso em: 20 jun. 2019.
BROSTOLIN, Marta Regina; OLIVEIRA, Evelyn Aline da Costa de. Educação Infantil: dificuldade e desafios do professor iniciante. Interfaces da Educ., Paranaíba, v. 4, n. 11, p. 41-56, 2013.
CEZARI, Eduardo José; PEREIRA, Roger Trindade. Educação em Saúde na Educação Infantil: o contexto da prática docente. Revista Observatório. Palmas, v. 3, n. 3, p. 561-583, maio 2017.
DALFOVO, Michael Samir; LANA, Rogério Adilson; SILVEIRA, Amélia. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v. 2, n. 4, p. 01- 13, Sem II. 2008.
DOURADO, Luiz Fernandes. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica: concepções e desafios. Educação Sociedade, Campinas, v. 36, n. 131, p. 299-324, abr./jun. 2015.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. A LDB e as Instituições de Educação Infantil: desafios e perspectivas. Rev. Paul. Educ. Fís., São Paulo, supl. 4, p. 7-14, 2001.
MONTEIRO, Ana Maria Gutierrez. OLIVEIRA, Alexandra M. da Silva. RONDON, Gislei A.de Souza. Metodologia de Projetos na Educação Infantil: valores, saberes e desafios. Revista Educação e Linguagem – Artigos – ISSN 1984-3437, v. 7, n. 1, 2013.
MORAES, Letícia Alvarez Yamaguchi de. O trabalho com projetos na educação infantil. 2005. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Editora Cortez, 2013.
RODRIGUES, Ana Carla Gomes. Pedagogia de projetos: o lúdico na educação infantil. 2013. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
SÁ-SILVA, Jackson Ronie; PORTO, Maria José Fernandes; SOUSA, Carlos Erick Brito de; ALMEIDA, Fernando Vinícius Pereira de. Escola, Educação em Saúde e Representações Sociais: problematizando as parasitoses intestinais. Pesquisa em Foco, v. 18, n. 1, p. 82-95, 2010.
SILVA, Edna Antunes de Oliveira da. Métodos e técnicas na educação: um novo olhar sobre a instituição de educação infantil. 2013. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rita Soares Duarte, Marcelo Alberto Elias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Permite o compartilhamento, adaptação e uso para quaisquer fins, inclusive comerciais, desde que feita a devida atribuição aos autores e à Revista Sítio Novo.
Os autores declaram que o trabalho é original, não foi previamente publicado em parte ou no todo, exceto em servidores de preprints reconhecidos, desde que declarado, e que nenhum outro manuscrito similar de sua autoria está publicado ou em processo de avaliação por outro periódico, seja impresso ou eletrônico.
Declaram que não violaram nem infringiram nenhum tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável.
Os autores mantêm os direitos autorais dos manuscritos publicados nesta revista, permitindo o uso irrestrito de seu conteúdo, desde que citada a autoria original e a fonte da publicação.














