A leitura no mundo do trabalho: contribuições da Theory of Constraints – TOC (Teoria das Restrições)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i2.20-31p

Palabras clave:

Comunicação. Competitividade no mundo do Trabalho. Leitura. Produção de Texto. TOC.

Resumen

O presente artigo analisa o movimento histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil situando o processo da leitura e da escrita como fenômeno de apreensão dos códigos linguísticos e importante ferramenta para quem deseja adentrar o mundo competitivo do trabalho. Foi adotada a metodologia da revisão bibliográfica, pesquisa documental e estudo de caso a partir da visão da Theory of Constraints (TOC) como sendo um método de articulação de esforços para aumentar a eficiência de processo de mudança da realidade do analfabetismo brasileiro e a construção positiva dos objetivos a serem alcançados, que, nesse caso, consistem em o trabalhador usar o aprendizado acumulado da experiência no cotidiano e mergulhar no universo da leitura como elemento subsidiário que não só lê o universo à sua volta, mas o interpreta e projeta suas impressões dos fatos e eventos vivenciados. A produção de texto, nesse prisma, confere ao sujeito poder e autonomia de expressar, através da escrita, o percurso de suas histórias, sejam elas reais ou fictícias, fruto do pensamento criador que se desprende do imaginário dos jovens e adultos em processo de conquista pela educação inclusiva. É a comunicação dos sujeitos mediada pela palavra escrita, pois a leitura e a produção de texto são entendidas como operações essenciais no competitivo mundo do trabalho.

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Biografía del autor/a

Marcia Regina Marques Amado Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Doutoranda e Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela UNISINOS-RS, Especialista em Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade EJA, pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins-Campus Palmas. Graduada em Letras pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2008). Atualmente é assistente em administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Português; e em Gestão Administrativa, tendo exercido as funções de Diretora Geral-Substituta, Diretora de Administração-Substituta, Gestor Financeiro e Gerente de Administração do IFTO.

Renilda Silva Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins-Campus Araguatins

Possui mestrado em Educação pela Universidade Estácio de Sá. (2016) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (2000). Atualmente é bibliotecária documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciências Sociais Aplicadas, atuando principalmente nos demandas e especialidade do CT/UFPB. Graduanda do Curso de Letras habilitação em Literatura e Língua Inglesa na Faculdade Integrada de Araguatins. Docente da disciplina metodologia da pesquisa. Pesquisadora na área Educação, especificamente o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino aprendizagem no ensino superior

Elma Vital da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins-Campus Araguatins

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (2000). Especialista em Metodologia para o Ensino Superior. Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Bibliotecária-documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins-Campus Araguatins. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sociologia da Educação (GESPE/Unisinos).

Ilária de Assunção Madalena Marques, Secretária da Educação do Estado do Tocantins - SEDUC

Possui graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins (2005). Atualmente é Técnica do Profuncionário da Diretoria Regional de Educação de Araguatins

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Publicado

2022-04-07

Cómo citar

SILVA, Marcia Regina Marques Amado; SOARES, Renilda Silva; SILVA, Elma Vital da; MARQUES, Ilária de Assunção Madalena. A leitura no mundo do trabalho: contribuições da Theory of Constraints – TOC (Teoria das Restrições). Revista Sítio Novo, Palmas, v. 6, n. 2, p. 20–31, 2022. DOI: 10.47236/2594-7036.2022.v6.i2.20-31p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1078. Acesso em: 21 nov. 2025.

Número

Sección

Artigo Científico