A leitura no mundo do trabalho: contribuições da Theory of Constraints – TOC (Teoria das Restrições)
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i2.20-31pPalabras clave:
Comunicação. Competitividade no mundo do Trabalho. Leitura. Produção de Texto. TOC.Resumen
O presente artigo analisa o movimento histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil situando o processo da leitura e da escrita como fenômeno de apreensão dos códigos linguísticos e importante ferramenta para quem deseja adentrar o mundo competitivo do trabalho. Foi adotada a metodologia da revisão bibliográfica, pesquisa documental e estudo de caso a partir da visão da Theory of Constraints (TOC) como sendo um método de articulação de esforços para aumentar a eficiência de processo de mudança da realidade do analfabetismo brasileiro e a construção positiva dos objetivos a serem alcançados, que, nesse caso, consistem em o trabalhador usar o aprendizado acumulado da experiência no cotidiano e mergulhar no universo da leitura como elemento subsidiário que não só lê o universo à sua volta, mas o interpreta e projeta suas impressões dos fatos e eventos vivenciados. A produção de texto, nesse prisma, confere ao sujeito poder e autonomia de expressar, através da escrita, o percurso de suas histórias, sejam elas reais ou fictícias, fruto do pensamento criador que se desprende do imaginário dos jovens e adultos em processo de conquista pela educação inclusiva. É a comunicação dos sujeitos mediada pela palavra escrita, pois a leitura e a produção de texto são entendidas como operações essenciais no competitivo mundo do trabalho.Descargas
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