Brasil e Índia: uma análise comparativa do mercado de instituições de ensino superior entre países

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1715

Palavras-chave:

Brasil, IES, Índia, Mercantilização

Resumo

Este artigo compara a evolução do ensino superior no Brasil e na Índia, com ênfase no papel das instituições privadas na ampliação do acesso. Trata-se de uma pesquisa documental, de caráter exploratório e comparativo, baseada em dados secundários obtidos em bases como SciELO, Elsevier, UNESCO, INEP e relatórios oficiais dos governos brasileiro e indiano. A análise revelou que, em ambos os países, a expansão do setor privado foi determinante para o aumento das matrículas, embora com estruturas institucionais distintas: enquanto o Brasil apresenta um mercado altamente concentrado em grandes grupos educacionais, a Índia mantém um sistema fragmentado, com milhares de faculdades privadas afiliadas a universidades públicas. Os resultados mostram que, apesar do crescimento expressivo no número de vagas, persistem desafios estruturais comuns nos dois contextos, especialmente no que se refere à regulação, qualidade acadêmica, equidade no acesso e financiamento público. Conclui-se que a expansão quantitativa, por si só, não garante um sistema educacional inclusivo e de qualidade, sendo necessário repensar os modelos de regulação e investimento em ambos os países.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sérgio Moreno Lopes Ferreira, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Mestre em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial pela Universidade Estadual de MontesClaros. Professor substituto do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Janaúba, Minas Gerais, Brasil. Endereço eletrônico: sergiomoreno1984@gmail.com. Orcid:  https://orcid.org/0000-0003-4938-6090. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2965772569749424.

Roney Versiani Sindeaux, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Montes Claros. Professor da Universidade Estadual de Montes Claros. Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. Endereço eletrônico: roney.sindeaux@unimontes.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0681-4350. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3738128368255348.

Breno Henrique Souza Jorge, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. Endereço eletrônico: breno.jorge1903@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3125-0585. Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/6191797331570021.

Referências

ALTBACH, Philip G.; CHOUDAHA, Rahul. Por que a Índia tem um dos mais complexos sistemas de ensino superior. Available in: https://posts.desafiosdaeducacao.com.br/controversa-excelencia-india.

BANCO MUNDIAL. Prioridades y estrategias para la educación. Washington: [S.n.]. Available in: https://documents1.worldbank.org/curated/pt/715681468329483128/pdf/14948010spanish.pdf.

BANCO MUNDIAL. Matrícula escolar no ensino superior (% bruto) - Brasil, Índia. , 2024. Available in: https://data.worldbank.org/indicator/SE.TER.ENRR?locations=BR-IN

BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. As políticas neoliberais e a crise na América do Sul. Revista Brasileira de Política Internacional, v. 45, n. 2, p. 135–146, dez. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-73292002000200007

BITTAR, Mariluce; RUAS, Claudia Mara Stapani. Expansão da Educação Superior no Brasil e a formação dos oligopólios – hegemonia do privado mercantil. EccoS – Revista Científica, n. 29, 2012. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3736

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Superior. Diário da União, 1996.

BRASIL. Lei n.o 10.260, de 12 de julho de 2001 (criação do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES), 2001.

CALDERÓN, Adolfo. Universidades mercantis: a institucionalização do mercado universitário em questão. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, p. 61–72, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000100007

CARVALHO, Cristina Helena Almeida. A mercantilização da educação superior Brasileira e as estratégias de mercado das instituições lucrativas. Revista Brasileira de Educacao, v. 18, n. 54, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782013000300013

CHAVES, Vani Luza Jucá. Expansão da privatização/mercantilização do ensino superior brasileiro: a formação dos oligopólios. Educação & Sociedade, v. 31, n. 111, p. 481–500, 2010a. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000200010

CHAVES, Vera Lúcia Jacob. Expansão da privatização/mercantilização do ensino superior Brasileiro: a formação dos oligopólios. Educação & Sociedade, v. 31, n. 111, p. 481–500, jun. 2010b. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000200010

CHAVES, Vera Lúcia; SANTOS, Maria Rosimary; KATO, Fabíola Bouth. Financiamento público para o ensino superior privado-mercantil e a financeirização. Jornal de Políticas Educacionais, v. 14, p. 1–20, 2020. DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.70063

CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA. O silêncio do ENADE 2023: o que está em jogo na educação superior brasileira? , 2024.

CONSULTING, T&A. Setor de Educação e Capacitação da Índia. [S.l.: S.n.]. Available in: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/invest-export-brasil/exportar/conheca-os-mercados/pesquisas-de-mercado/estudo-de-mercado.pdf/PMRIndiaEducacao2017.pdf.

CORBUCCI, Paulo Roberto et al. Evolução Da Educação Superior Privada No Brasil: Da Reforma Universitária De 1968 À Década De 2010. Radar, v. 46, p. 7–12, 2016.

CORBUCCI, Paulo Roberto; KUBOTA, Luis Claudio; MEIRA, Ana Paula Barbosa. Evolução da educação superior privada no Brasil: da reforma universitária de 1968 à década de 2010. Radar, n. 46, 2016.

FERREIRA, Sérgio Moreno Lopes; SINDEAUX, Roney Versiani. A transformação financeira do ensino superior privado no Brasil: explorando fusões e aquisições na busca de uma educação de qualidade. Revista Pesquisa & Debate, v. 36, n. 2(66), 2024. DOI: https://doi.org/10.23925/1806-9029.36i2(66)68880

GOODMAN, Louis W.; LEVY, Daniel C. Higher Education and the State in Latin America: Private Challenges to Public Dominance. Academe, v. 73, n. 5, p. 66, 1987. DOI: https://doi.org/10.2307/40250094

INDIA. All India Survey on Higher Education 2019–20: Statistical Yearbook. , 2021a. Available in: https://www.education.gov.in/sites/upload_files/mhrd/files/statistics-new/aishe_eng.pdf

INDIA. All India Survey on Higher Education (AISHE) 2019-20 – Destaques. , 2021b. Available in: https://ruralindiaonline.org/en/library/resource/all-india-survey-on-higher-education-aishe-2019-20/

INDIA. All India Survey on Higher Education (AISHE) 2021-22: Key Results. , 2022.

INEP. Novo painel de Estatísticas Censo Escolar da Educação Básica. [S.l.: S.n.]. Available in: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiN2ViNDBjNDEtMTM0OC00ZmFhLWIyZWYtZjI1YjU0NzQzMTJhIiwidCI6IjI2ZjczODk3LWM4YWMtNGIxZS05NzhmLWVhNGMwNzc0MzRiZiJ9.

KOIKE, Beth. Ensino chega a R$ 2,4 bi em aquisições. Valor, 2012.

KPMG. Fusões e Aquisições - 2021 - 4o trimestre. KPMG - F&A, 2021.

LIMA, Daniela Da Costa Britto Pereira; ALONSO, Katia Morosov. Qualidade e educação a distância: do referencial teórico à sua proposição. EccoS – Revista Científica, n. 51, 2019. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n51.15250

MARTINS, Carlos Benedito. A reforma universitária de 1968 e a abertura para o ensino superior privado no Brasil. Educacao e Sociedade, v. 30, n. 106, p. 15–35, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000100002

MOTA JUNIOR, William Pessoa. O Banco Mundial e a contrarreforma da educação superior brasileira no governo Lula da Silva (2003-2010). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 24, n. 1, p. 213–233, maio 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-407720190001000012

OLIVEIRA, Romualdo Portela de. A transformação da educação em mercadoria no Brasil. Educação & Sociedade, v. 30, n. 108, p. 739–760, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000300006

PACKER, Helen. Can India’s elite privates meet the demand for high-quality education? , 2024. Available in: https://www.timeshighereducation.com/depth/can-indias-elite-privates-meet-demand-high-quality-education

PEREIRA, Tarcísio Luiz. O Processo De Concentração Do Capital No Ensino Superior Privado-Mercantil Brasileiro. Educação & Sociedade, v. 41, p. 1–12, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/es.239134

POWAR, Krishnapratap B. Universidades privadas da Índia: soluções ou problemas? International Higher Education, n. 81, p. 4–6, 2015.

PRADO, Sonia Regina. ESTRATÉGIAS DE EXPANSÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS NO BRASIL: ESTUDO DE CASO DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO. [S.l.]: Universidade Metodista de Sao Paulo, 2016.

PROUNI. Portal Único de Acesso ao Ensino Superior: O que é. Ministério da Educação, 2022.

RAVI, Shamik; GUPTA, Neelanjana; NAGARAJ, Puneeth. Reviving Higher Education in India. [S.l.: S.n.]. Available in: https://www.brookings.edu/research/reviving-higher-education-in-india/.

RENNER, Maurício. Laureate compra 100% da Anhembi Morumbi. Baguete, 2013.

RODRIGUES, Rubens Carlos. Riscos evidenciados pelas empresas do setor educacional listadas na bolsa de valores brasileira. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 9, n. 18, p. 1–19, 2021. DOI: https://doi.org/10.5902/2318133847850

SEKI, M. A. As companhias do mercado da educação superior no Brasil e suas decisões estratégicas no período de 2007 a 2021. Educação & Sociedade, v. 44, 2020.

SEMESP. 11o Mapa do Ensino Superior no Brasil. , 2020. Available in: https://www.semesp.org.br/wp-content/uploads/2020/09/Mapa-do-Ensino-Superior-no-Brasil-2020.pdf

SGUISSARDI, Valdemar. Estudo diagnóstico da política de expansão da (e acesso à) educação superior no Brasil (2002–2012). [S.l.: S.n.].

SPOLAVORI, Rafael. Concentração do mercado de educação superior no Brasil: uma análise do efeito das fusões e aquisições sobre o desempenho acadêmico. UNISINOS: Master's Thesis, 2016.

TAVARES, Pedro Henrique; MAUÉS, Olgaises Cabral. EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÓS-LDB DE 1996 E CONSTITUIÇÃO DE OLIGOPÓLIOS TRANSNACIONAIS NO ESTADO DO PARÁ. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 4, n. 1, 2013. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v4i1.9402

TOBENKIN, David. India’s Higher Education Landscape. , 2022. Available in: https://www.nafsa.org/ie-magazine/2022/4/12/indias-higher-education-landscape

UNESCO. Higher Education Privatization in South Asia: Trends and Outlook. , 2023. Available in: https://wenr.wes.org/2023/11/higher-education-privatization-in-south-asia-current-trends-and-future-outlook.

UNESCO. Gross enrollment ratio, tertiary education (Brazil; India). , 2024.

Downloads

Publicado

2025-08-19

Como Citar

FERREIRA, Sérgio Moreno Lopes; SINDEAUX, Roney Versiani; JORGE, Breno Henrique Souza. Brasil e Índia: uma análise comparativa do mercado de instituições de ensino superior entre países. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 9, p. e1715, 2025. DOI: 10.47236/2594-7036.2025.v9.1715. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1715. Acesso em: 7 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico