Educação Profissional e Tecnológica e o ensino de matemática: reflexões sobre estratégias para o desenvolvimento da proficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1735

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Ensino-aprendizagem, Matemática

Resumo

O ensino de Matemática na educação básica no Brasil enfrenta desafios persistentes, refletidos em baixos índices de proficiência verificados por avaliações em larga escala. Tais resultados comprometem o desenvolvimento das aprendizagens e acentuam desigualdades educacionais. Este estudo tem como objetivo contribuir para a redução das lacunas de aprendizagem em Matemática entre estudantes ingressantes no Ensino Médio Integrado de um instituto federal no Tocantins. Adota-se uma abordagem metodológica mista, articulando análise de avaliações externas, aplicação de testes diagnósticos e investigação da percepção dos estudantes sobre sua trajetória formativa. A amostra é composta por 68 estudantes. Os dados são examinados com base na técnica de análise de conteúdo. A avaliação é compreendida como prática contínua, com função diagnóstica e formativa, capaz de subsidiar intervenções pedagógicas qualificadas. Os resultados indicam que o acompanhamento sistemático da aprendizagem, aliado a metodologias que valorizam o protagonismo discente e a escuta acolhedora, fortalece o processo de ensino de Matemática. Conclui-se que o ensino eficaz se realiza quando articula domínio conceitual e sensibilidade às dimensões humanas, favorecendo a construção de um ambiente escolar mais equitativo, estimulante e significativo.

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Biografia do Autor

Maria Isabel Gomes Barbosa, Instituto Federal do Tocantins

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Tocantins. Professora da Rede Municipal de Educação de Palmas. Palmas, Tocantins, Brasil. Endereço eletrônico: maria.barbosa27@ifto.edu.br. Orcid:  https://orcid.org/0000- 0002-7284-8479. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8132511075573879.

Rodrigo Carvalho Dias, Instituto Federal do Tocantins

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Professor do Instituto Federal do Tocantins. Palmas, Tocantins, Brasil. Endereço eletrônico: carvalhodias@ifto.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4615-653X Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3438256930029264.

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Publicado

2025-07-16

Como Citar

BARBOSA, Maria Isabel Gomes; DIAS, Rodrigo Carvalho. Educação Profissional e Tecnológica e o ensino de matemática: reflexões sobre estratégias para o desenvolvimento da proficiência: . Revista Sítio Novo, Palmas, v. 9, p. e1735, 2025. DOI: 10.47236/2594-7036.2025.v9.1735. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1735. Acesso em: 7 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico