Crise da borracha e expansão das Assembleias de Deus no Brasil: entre migrações, desemprego e narrativas de chamado
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1793Palavras-chave:
Assembleia de Deus, Autonomia eclesiástica, Crise da borracha, Imigração sueca, PentecostalismoResumo
Este artigo analisa a formação e institucionalização da Assembleia de Deus no Brasil, com foco na migração sueca e nos eventos que marcaram a expansão do pentecostalismo no país, como a crise da borracha e o projeto Fordlândia. Através de uma leitura crítica da trajetória dos missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg, questiona-se a narrativa tradicional sobre o “chamado divino” desses líderes, propondo que sua vinda ao Brasil esteve também relacionada a um movimento migratório religioso e econômico. O artigo destaca a convenção de 1930, onde surgiu uma significativa divergência entre os suecos, que defendiam a autonomia das igrejas locais, e os pastores brasileiros, que buscavam a unificação e a criação de uma convenção nacional. O estudo argumenta que essas tensões foram determinantes para a construção da identidade institucional da Assembleia de Deus, refletindo as influências sociais e culturais da época e a adaptação da denominação ao contexto brasileiro.Downloads
Métricas
Referências
ALENCAR, Gedeon. A Igreja Pentecostal e a Imigração Sueca no Brasil. São Paulo: Editora Vida, 2010.
ALENCAR, Gedeon. As Assembleias de Deus entre a Teologia e a Política: Origem, institucionalização e poder. São Paulo: Recriar, 2011.
ALENCAR, Gedeon. Protestantismo e cultura brasileira: a história da Assembleia de Deus no Brasil. São Paulo. Recriar, 2011.
ALENCAR, Gedeon. Teologia Pentecostal: Análise Crítica e Histórico. Faculdade Boas Novas, 2015.
ALTMANN, Walter. Teologia e missão no contexto latino-americano. São Leopoldo: Sinodal, 2004.
BERGER, Peter. O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulus, 1997.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1996.
CAMPOS, Leonildo Silveira. Pentecostalismo e mercado religioso no Brasil: da rejeição à mídia à sedução do rádio e da TV. In: CUNHA, Magali do Nascimento (Org.). Mídia, religião e sociedade. São Paulo: Paulinas, 2015.
CASANOVA, José. Público e religioso: modernidade, secularização e religião. Lisboa: Instituto Piaget, 2000.
DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DO PARÁ (1927-1930). Arquivo Público Estadual do Pará. 2013.
FRESTON, Paul. Evangelicalism and Politics in Asia, Africa and Latin America. Cambridge: Cambridge University Press, 2001. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511487705
GARRARD-BURNETT, Virginia. Pentecostalism in Latin America: Conversion, Politics, and the Public Sphere. In: Religion and Society in Latin America. New York: Rowman & Littlefield, 2011.
GIUMBELLI, Emerson. Religião, modernidade e tradição. In: MAFFESOLI, Michel; LEITE, Miriam (orgs.). A transfiguração do político: a tribalização do mundo. Petrópolis: Vozes, 2002.
GODFREY, Hélio. Fordlândia: O Projeto de Henry Ford na Amazônia. Rio de Janeiro: Editora Record, 2006.
GRANDIN, Greg. Fordlândia: ascensão e queda da cidade esquecida de Henry Ford na selva. Tradução de Nivaldo Montingelli Júnior. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2010. 397 p. ISBN 978-8532525420.
JORNAL A BOA SEMENTE. Registros de 1928-1930 sobre a convenção de 1930 da Assembleia de Deus. Publicado em diversos números.
LIMA, José Carlos. Imigração e Trabalho na Amazônia: O Caso dos Suecos em Fordlândia. Revista Brasileira de História, vol. 37, nº 73, 2017, pp. 79-92.
LIMA, Marcos. Imigração Sueca no Brasil: A Experiência de Fordlândia. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2008.
MAESTRI, Sérgio. A Borracha e a Força de Trabalho Estrangeira no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.
MARTIN, David. Pentecostalism: The World Their Parish. Oxford: Blackwell, 2006.
RELATÓRIO DA COMISSÃO DE IMIGRAÇÃO E COLONIZAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ (1930-1940). Arquivo Público do Estado do Pará. 2012
SILVA, Haroldo X. A Convenção de 1930 e a Tensão entre Autonomia e Centralização na Assembleia de Deus no Brasil. Disponível em: https://haroldoxsilva.files.wordpress.com. Acesso em: 16 abr. 2025.
SKOGLUND, John. Levy Petrus and the Formation of Swedish Pentecostalism. Uppsala University Press, 2011.
SOUSA, André Luiz. A Presença de Imigrantes na Amazônia e a Formação das Comunidades Pentencostais. Revista Brasileira de Sociologia da Religião, vol. 9, nº 2, 2018, pp. 52-68.
SOUZA, Gilberto. A Amazônia e o Ciclo da Borracha: Uma História de Exploração e Esperança. São Paulo: Editora Ática, 2005.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília: UnB, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Célio César de Aguiar Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Permite o compartilhamento, adaptação e uso para quaisquer fins, inclusive comerciais, desde que feita a devida atribuição aos autores e à Revista Sítio Novo.
Os autores declaram que o trabalho é original, não foi previamente publicado em parte ou no todo, exceto em servidores de preprints reconhecidos, desde que declarado, e que nenhum outro manuscrito similar de sua autoria está publicado ou em processo de avaliação por outro periódico, seja impresso ou eletrônico.
Declaram que não violaram nem infringiram nenhum tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável.
Os autores mantêm os direitos autorais dos manuscritos publicados nesta revista, permitindo o uso irrestrito de seu conteúdo, desde que citada a autoria original e a fonte da publicação.












