Refletindo a educação superior: uma abordagem à luz da teoria do desenvolvimento de Amartya Sen
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1813Palavras-chave:
Capacidades, Desenvolvimento humano, AutonomiaResumo
Esse artigo apresenta uma discussão sobre a educação superior como fator de desenvolvimento, ancorando-se no referencial teórico da abordagem das capacidades de Amartya Sen. Essa perspectiva teórica adota uma visão de desenvolvimento ampliada, que transcende o foco estrito no crescimento econômico (como o PIB) para valorizar as liberdades substantivas dos indivíduos e o bem-estar. A pesquisa que deu origem ao trabalho é resultado de uma investigação de doutoramento, que teve como objetivo analisar a correlação entre a educação superior e o desenvolvimento social. A metodologia utilizada se baseou em um estudo de caso, tendo como lócus empírico o campus de Arraias da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Essa escolha metodológica visou a investigar o impacto da universidade em um contexto específico, o sudeste do Tocantins, marcado por assimetrias socioeconômicas e com baixo nível de geração de emprego e renda, conforme o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Os resultados da pesquisa revelam o papel fundamental da educação superior como um mecanismo para a transformação das capacidades humanas. Ao garantir o direito de acesso ao conhecimento, a universidade auxilia os sujeitos a exercerem sua autonomia e liberdade, tornando-se um elemento de protagonismo para o enfraquecimento de narrativas de baixo progresso e para a emancipação humana. O estudo conclui que a educação superior deve ser vista como uma forma de potencializar as capacidades humanas, como a criatividade e a reflexão crítica, e atuar como uma ferramenta de inclusão e proteção social em regiões vulneráveis.Downloads
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