Refletindo a educação superior: uma abordagem à luz da teoria do desenvolvimento de Amartya Sen

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1813

Palavras-chave:

Capacidades, Desenvolvimento humano, Autonomia

Resumo

Esse artigo apresenta uma discussão sobre a educação superior como fator de desenvolvimento, ancorando-se no referencial teórico da abordagem das capacidades de Amartya Sen. Essa perspectiva teórica adota uma visão de desenvolvimento ampliada, que transcende o foco estrito no crescimento econômico (como o PIB) para valorizar as liberdades substantivas dos indivíduos e o bem-estar. A pesquisa que deu origem ao trabalho é resultado de uma investigação de doutoramento, que teve como objetivo analisar a correlação entre a educação superior e o desenvolvimento social. A metodologia utilizada se baseou em um estudo de caso, tendo como lócus empírico o campus de Arraias da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Essa escolha metodológica visou a investigar o impacto da universidade em um contexto específico, o sudeste do Tocantins, marcado por assimetrias socioeconômicas e com baixo nível de geração de emprego e renda, conforme o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Os resultados da pesquisa revelam o papel fundamental da educação superior como um mecanismo para a transformação das capacidades humanas. Ao garantir o direito de acesso ao conhecimento, a universidade auxilia os sujeitos a exercerem sua autonomia e liberdade, tornando-se um elemento de protagonismo para o enfraquecimento de narrativas de baixo progresso e para a emancipação humana. O estudo conclui que a educação superior deve ser vista como uma forma de potencializar as capacidades humanas, como a criatividade e a reflexão crítica, e atuar como uma ferramenta de inclusão e proteção social em regiões vulneráveis.

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Biografia do Autor

Maurício Reis Sousa do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professor da Universidade Federal do Tocantins.  Arraias, Tocantins, Brasil. Endereço eletrônico: mreissn@uft.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5021-3993. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/ 1607315969165214.

José Carlos Rothen, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professor da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, São Paulo, Brasil. Endereço eletrônico: joserothen@ufscar.br. Orcid:   https://orcid.org/0000-0002-5360-1913. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1942510389127549.

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Publicado

2025-10-30

Como Citar

NASCIMENTO, Maurício Reis Sousa do; ROTHEN, José Carlos. Refletindo a educação superior: uma abordagem à luz da teoria do desenvolvimento de Amartya Sen. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 9, p. e1813, 2025. DOI: 10.47236/2594-7036.2025.v9.1813. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1813. Acesso em: 7 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico