O jogo didático no ensino e na aprendizagem da educação ambiental

Marcio Palacios Carvalho, Amanda Camille Chaves de Matos Trovato, Érika Venancio Mato, Lucas De Araujo da Silva, Caio Bonifácio de Almeida Lopes

Resumo


Este texto avalia a aplicação de um jogo didático na aprendizagem sobre Educação Ambiental, a partir de uma oficina de extensão, realizada em uma escola pública da Rede Municipal de Educação da cidade de Nova Andradina, localizada no interior do estado do Mato Grosso do Sul (MS). Trata-se de um estudo em que se observa, interpreta e discute-se a relevância desse recurso. Para tanto, a pesquisa científica contou com um público de 54 estudantes que participaram da ação extensionista. Os resultados revelaram que os alunos participantes da oficina demonstraram interesse, engajamento e a capacidade de analisar a temática a partir do entorno da escola. Diante dessas constatações, abrem-se novas oportunidades de produzir e aplicar materiais lúdicos em outras ações extensionistas.


Palavras-chave


Atividade prática. Ludicidade. Sustentabilidade.

Texto completo:

PDF

Referências


BAÍA, M. C F; NAKAYAMA, L. A Educação Ambiental por meio da ludicidade: uma experiência em escolas do entorno do Parque Estadual do Utinga. Revista Margens Interdisciplinar. Abaetetuba, v. 7, n. 9, dez, 2013, p. 89-112. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2772. Acesso em: 15 jul.

LAMIM-GUEDES, V; ARAÚJO, P. G. A. Que comecem os jogos: guia de atividades lúdicas de educação ambiental [Livro eletrônico]. São Paulo: Editora Na Raiz, 2019.

LAMIM-GUEDES, V; MONTEIRO, R. A. A (Org.). Educação ambiental na educação básica: entre a disciplinarização e a transversalidade da temática socioambiental [livro eletrônico]. 2. ed. Revista e ampliada – São Paulo: Editora Na Raiz, 2020.

LOPES, M. G. Jogos na educação: criar, fazer, jogar. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

KISHIMOTO, T. M. (Org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2017.

MACEDO, L; PETTY, A. L. S; PASSOS, N. C. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Edições Artmed, 2005.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 
Atribuição 

CC BY

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. 

Contato:
Revista Sítio Novo
Kallyana Moraes Carvalho Dominices
Editora-Chefe
Instituto Federal do Tocantins - Reitoria
Avenida Joaquim Teotônio Segurado, Quadra 202 sul, ACSU-SE 20, Conjunto 01, Lote 08 - Plano Diretor Sul
Palmas, Tocantins - Brasil
Cep: 77.020-450
Telefone: 63 3229-2214

e-ISSN: 2594-7036

 

Bases de Dados, Diretórios, Repositórios e/ou Indexadores

 GoogleScholar  BASE - Bielefeld Academich Search EngineResultado de imagem para logo cabi abstracts