O jogo didático no ensino e na aprendizagem da educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.237-243pPalabras clave:
Atividade prática. Ludicidade. Sustentabilidade.Resumen
Este texto avalia a aplicação de um jogo didático na aprendizagem sobre Educação Ambiental, a partir de uma oficina de extensão, realizada em uma escola pública da Rede Municipal de Educação da cidade de Nova Andradina, localizada no interior do estado do Mato Grosso do Sul (MS). Trata-se de um estudo em que se observa, interpreta e discute-se a relevância desse recurso. Para tanto, a pesquisa científica contou com um público de 54 estudantes que participaram da ação extensionista. Os resultados revelaram que os alunos participantes da oficina demonstraram interesse, engajamento e a capacidade de analisar a temática a partir do entorno da escola. Diante dessas constatações, abrem-se novas oportunidades de produzir e aplicar materiais lúdicos em outras ações extensionistas.Descargas
Métricas
Citas
BAÍA, M. C F; NAKAYAMA, L. A Educação Ambiental por meio da ludicidade: uma experiência em escolas do entorno do Parque Estadual do Utinga. Revista Margens Interdisciplinar. Abaetetuba, v. 7, n. 9, dez, 2013, p. 89-112. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2772. Acesso em: 15 jul.
LAMIM-GUEDES, V; ARAÚJO, P. G. A. Que comecem os jogos: guia de atividades lúdicas de educação ambiental [Livro eletrônico]. São Paulo: Editora Na Raiz, 2019.
LAMIM-GUEDES, V; MONTEIRO, R. A. A (Org.). Educação ambiental na educação básica: entre a disciplinarização e a transversalidade da temática socioambiental [livro eletrônico]. 2. ed. Revista e ampliada – São Paulo: Editora Na Raiz, 2020.
LOPES, M. G. Jogos na educação: criar, fazer, jogar. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
KISHIMOTO, T. M. (Org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2017.
MACEDO, L; PETTY, A. L. S; PASSOS, N. C. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Edições Artmed, 2005.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Marcio Palacios Carvalho, Amanda Camille Chaves de Matos Trovato, Érika Venancio Mato, Lucas De Araujo da Silva, Caio Bonifácio de Almeida Lopes

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Permite el intercambio, la adaptación y el uso para cualquier fin, incluso comercial, siempre que se otorgue la debida atribución a los autores y a la Revista Sítio Novo.
Los autores declaran que el trabajo es original y que no ha sido publicado previamente, ni total ni parcialmente, salvo en servidores de preprints reconocidos, siempre que se declare, y que ningún otro manuscrito similar de su autoría se encuentra publicado ni en proceso de evaluación por otra revista, ya sea impresa o electrónica.
Declaran que no han violado ni infringido ningún tipo de derecho de propiedad de terceros, y que todas las citas en el texto son hechos verídicos o están basadas en investigaciones con exactitud científicamente comprobable.
Los autores conservan los derechos de autor de los manuscritos publicados en esta revista, permitiendo el uso irrestricto de su contenido, siempre que se cite adecuadamente la autoría original y la fuente de publicación.















