A importância de uma educação em/para os direitos humanos: um estudo de caso

Maria Caroliny Barbosa da Silva, Maria Isabel Nunes dos Santos Torres, Natalia de Oliveira Melo

Resumo


O presente artigo apresenta uma pesquisa realizada a respeito dos conhecimentos de estudantes da disciplina de “Direitos Humanos, Democracia e Inclusão Social”, do curso de Pedagogia sobre os Direitos Humanos, e os impactos desse (re)conhecimento na Educação. Como objetivo geral, pretende-se analisar os impactos na concepção de Direitos Humanos dos(as) alunos(as) que vivenciaram a disciplina “Direitos Humanos, Democracia e Inclusão Social”. Como objetivos específicos, buscamos: apresentar as bases teóricas dos Direitos Humanos na contemporaneidade; refletir sobre o grau de conhecimento prévio dos participantes da pesquisa sobre Direitos Humanos; e identificar quais as concepções de Direitos Humanos dos(as) alunos(as) após vivenciarem a disciplina “Direitos Humanos, Democracia e Inclusão Social”. Através da coleta de dados por meio de um questionário virtual, realizamos um estudo de caso que se caracteriza como pesquisa mista, de cunho bibliográfico e caráter exploratório, a qual nos permitiu compreender a importância de conhecer e defender uma Educação em/para os Direitos Humanos, não apenas no Ensino Superior, mas em outras etapas que o antecedem. Com as análises realizadas neste artigo, reforçamos o nosso entendimento de que educar em/para os Direitos Humanos é um ato político, o que o torna indispensável em uma sociedade que se caracteriza como democrática.

Palavras-chave


Conhecimento. Direitos Humanos. Educação.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da Prática Escolar. 18. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

ASSUNÇÃO, Thiago. Educação em Direitos Humanos. In: Direitos humanos e Políticas Públicas. Curitiba: Universidade Positivo, p. 85-98, 2014.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70. Obra original publicada em 1977.

BENEVIDES, Maria Victoria. Direitos humanos: desafios para o século XXI. In.: Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, p. 335-350, 2007.

BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. Educação e metodologia para os direitos humanos: cultura democrática, autonomia e ensino jurídico. In: SILVEIRA, Rosa Maria Godoy et al. Educação em Direitos Humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007. p. 313-334.

CANDAU, Vera Maria. Educação em Direitos Humanos e Diferenças Culturais: Questões e Buscas. Revista Múltiplas Leituras, v.2, n. 1, p. 65-82, jan./jun. 2009.

DESLANDES, Sueli Ferreira. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Suely Ferreira Deslandes, Otavio Cruz Neto, Romeu Gomes; Maria Cecília de Souza Minayo (org.). Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

DORNELLES, João Ricardo W. Reflexões sobre os desafios para a Educação em Direitos Humanos e a questão democrática na América Latina. In.: Cultura e Educação em Direitos Humanos na América Latina, p. 309-344, 2016.

FERNANDES, Angela Viana Machado; PALUDETO, Melina Casari. Educação e direitos humanos: desafios para a escola contemporânea. Cad. CEDES, Campinas, v. 30, n. 81, p. 233-249, ago. 2010.

FONSECA, Juliana. A construção da educação em direitos humanos na escola pública. In: Educação, participação política e direitos humanos. Produção de terceiros sobre Paulo Freire; Série Livros, 2011.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antonio Carlos Gil. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HERNÁNDEZ-SAMPIERI, Roberto; TORRES, Christian Paulina Mendoza. Metodología de la investigación. México^ eD. F DF: McGraw-Hill Interamericana, 2018.

HUNT, Lynn. A invenção dos direitos humanos; unia história/Lynn Hunt; tradução Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

MAGENDZO, Abraham. La educación en derechos humanos y la justicia social em educación. In: Ana Maria Rodino et al. (org.). Cultura e Educação em Direitos Humanos na América Latina. João Pessoa/PB: Editora da UFPB, 2014.

MORAES, Célio Vanderlei. Dimensões dos direitos humanos na formação dos educadores sociais. In: Educação, participação política e direitos humanos. Produção de terceiros sobre Paulo Freire; Série Livros, 2011.

MORAES, Raffaela Medeiros e; NÓBREGA, Saulo de Tarso Gambarra da. Educação moral e empatia: contribuições para a promoção de uma educação em/para os direitos humanos. In: Encontro Nacional do CONPEDI, 19., 2010, Fortaleza. Anais XIX Encontro Nacional do CONPEDI. Fortaleza: UFC, 2010. Disponível em: http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/fortaleza/3404.pdf. Acesso em: 3 outubro 2020.

OLIVEIRA, Jose Clovis Pereira de et al. O questionário, o formulário e a entrevista como instrumentos de coleta de dados: vantagens e desvantagens do seu uso na pesquisa de campo em ciências humanas. In: Congresso Nacional de Educação, 3., 2016, Campina Grande. Anais III CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: . Acesso em: 11 outubro 2020.

SILVA, Aida Maria Monteiro; TAVARES, Celma. Educação em direitos humanos no Brasil: contexto, processo de desenvolvimento, conquistas e limites. Educação, v. 36, n. 1, p. 50-58, 2013.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. Bookman editora, 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2021.v5.i4.68-83p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 
Atribuição 

CC BY

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. 

Contato:
Revista Sítio Novo
Kallyana Moraes Carvalho Dominices
Editora-Chefe
Instituto Federal do Tocantins - Reitoria
Avenida Joaquim Teotônio Segurado, Quadra 202 sul, ACSU-SE 20, Conjunto 01, Lote 08 - Plano Diretor Sul
Palmas, Tocantins - Brasil
Cep: 77.020-450
Telefone: 63 3229-2214

e-ISSN: 2594-7036

 

Bases de Dados, Diretórios, Repositórios e/ou Indexadores

 GoogleScholar  BASE - Bielefeld Academich Search EngineResultado de imagem para logo cabi abstracts Latindex – Interciencia PortuguêsSubmissões


Utilizamos o seguinte software de detectação de similaridade:

Crossref Similarity Check