Estudo do clima organizacional em uma empresa de construção civil de Palmas/TO
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2018.v2.i1.40-56pResumo
O clima organizacional diz respeito às propriedades e influências motivacionais que estão inclusas no ambiente de trabalho, sendo uma variável potencialmente importante, que deve ser estudada em busca da melhoria de qualidade contínua nas organizações. O objetivo deste artigo é de identificar a percepção dos colaboradores de uma empresa do ramo da construção civil, de Palmas/TO, em relação aos fatores do clima organizacional. Para a coleta de dados foi utilizado o modelo baseado no de instrumento Kolb et al. (1986) e Rizzatti (2002). Para a coleta de dados empregou-se o questionário e instrumento de pesquisa sobre clima organizacional, composto de 46 itens com questões afirmativas e fechadas. Foram acrescidos neste questionário itens referentes aos dados funcionais e demográficos. Participaram da pesquisa 64 colaboradores da empresa do ramo da construção civil. Por meio da análise dos resultados obtidos, os fatores com maior nível de satisfação apresentados pelos participantes foram: satisfação pessoal e cooperação, e os fatores de menor satisfação foram poder de decisão, estímulo à criatividade e equidade salarial. Analisaram-se também as diferenças do nível de percepção referentes às variáveis demográficas e funcionais. As principais diferenças do nível de percepção ocorreram na variável sexo, no fator criatividade, onde o sexo masculino apontou maior nível de satisfação do que o feminino. Na variável idade a maior diferença ocorreu no fator comunicação, com médias baixas, exceto de participantes com 60 anos ou mais. No nível de escolaridade a maior diferença de percepção ocorreu no fator estímulo à criatividade, e no tempo de serviço, a variação do nível de percepção foi maior no fator equidade salarial, possuindo nesse mesmo fator uma das menores e uma das maiores médias. Conclui-se que a empresa investigada aponta um bom nível de satisfação organizacional, mas que deve adotar algumas práticas de melhorias nos fatores poder de decisão, estímulo à criatividade, equidade salarial, comunicação e reconhecimento.Downloads
Métricas
Referências
BISPO, Carlos Alberto Ferreira. Um novo modelo de pesquisa de clima organizacional. Produção,v.16,n.2,p.258-273, Maio/Ago.2006.
BORGES, Valmir Sales; BRANDÃO, Susany Sales; MARINHO, Eliane Costa Pinto. Análise da Gestão de RH da Construção Civil: teoria x prática. Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento. V. 2, n.1 p. 1-86. Rio de Janeiro: 2010.
KOLB et al., David; et al. Psicologia organizacional: uma abordagem vivencial. São Paulo: Atlas, 1986.
LUZ, Ricardo Silveira. Gestão do Clima Organizacional: proposta de critérios para a metodologia de diagnóstico, mensuração e melhoria. Estudo de caso em organizações nacionais e multinacionais localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Niterói, UFF, 2003.
MARCONI, Marisa de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos De Metodologia Científica. 8° ed. Atlas, 2017.
MORESI, Eduardo. (org). Metodologia da Pesquisa. Universidade Católica de Brasília, UCB: Brasília, 2003.
MORO, Angelica Balconi; et al.. Avaliação do Clima Organizacional dos Servidores Técnico-administrativos de uma Instituição Pública de Ensino. In: Encontro de Administração Pública e Governo- ENAPG, Salvador, 2012.
OLIVEIRA, Daniele; CARVALHO, Roberto José; ROSA, Adriano Carlos Moraes. Clima Organizacional: fator de satisfação no trabalho e resultados eficazes na organização. Simpósio de excelência em gestão e tecnologia. IX SEGeT, 2012.
PEREIRA, Luiz Alberto. Poder e clima organizacional: um estudo de caso em uma empresa petroquímica. UFBA, Salvador, 2003.
RIZZATTI, Gerson et al.. Análise do Clima Organizacional de uma Universidade Federal Brasileira: Caso da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. X Coloquio Internacional sobre Gestion Universitaria em América Del Sur. 2010.
RIZZATTI, Gerson. Categorias de Análise de Clima Organizacional em Universidades Federais Brasileiras. UFSC, Florianópolis, 2002.
ROMÃO, Gabriela Araújo; et al. Gestão de Pessoas e Clima Organizacional: estudo de caso em um condomínio horizontal. IX Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2013.
SILVA, Vilma Simões; FONSECA, Gilson Araújo. A Qualidade do Clima Organizacional como Fator Contributivo para a Motivação e a Satisfação no Trabalho: Um estudo de caso dos profissionais técnicos administrativos da fundação Visconde de Cairu. Bahia, Fundação Visconde de Cairu, 2011.
SOUSA, Jorglane Suelen; GARCIA, Fernando Coutinho. Clima Organizacional: um estudo de caso em uma rede de farmácias no interior de Minas Gerais. Gestão & Regionalidade. Vol. 27, nº 79 – jan-abr, 2011.
UEHARA, Fábio Nori; SERRA, Sheyla Mara Baptista. Analise de Gestão de Recursos Humanos na Construção Civil. XI SIMPEP. Bauru, São Paulo: 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 REVISTA SÍTIO NOVO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Permite o compartilhamento, adaptação e uso para quaisquer fins, inclusive comerciais, desde que feita a devida atribuição aos autores e à Revista Sítio Novo.
Os autores declaram que o trabalho é original, não foi previamente publicado em parte ou no todo, exceto em servidores de preprints reconhecidos, desde que declarado, e que nenhum outro manuscrito similar de sua autoria está publicado ou em processo de avaliação por outro periódico, seja impresso ou eletrônico.
Declaram que não violaram nem infringiram nenhum tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável.
Os autores mantêm os direitos autorais dos manuscritos publicados nesta revista, permitindo o uso irrestrito de seu conteúdo, desde que citada a autoria original e a fonte da publicação.














