Contribuições das ações de atenção e assistência estudantil durante o ensino remoto emergencial: algumas reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i4.5-15p

Palavras-chave:

Ações de atenção e assistência. Ensino Médio. Ensino Remoto Emergencial.

Resumo

Nesta pesquisa teve-se o objetivo de analisar as contribuições das ações de atenção e assistência no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Campus Ribeirão das Neves, para subsidiar os discentes durante o período de Ensino Remoto Emergencial (ERE) provocado pelo vírus SARS-CoV-2 (covid-19). Foi analisada a percepção dos discentes em relação às experiências vivenciadas no período de vigência do ERE (2020/2021). Essas experiências têm relação com as ações de atenção e assistência ao educando, com as ações associadas ao lazer, com o atendimento das demandas apresentadas pelos discentes, com o acompanhamento no desenvolvimento das atividades escolares e com os repasses de recursos financeiros aos discentes. Diante do exposto, efetuou-se uma revisão junto à literatura acadêmica que trata da temática investigativa, para compreender as peculiaridades que são demandadas pelos discentes e contribuir com o processo de ensino e de aprendizagem no Ensino Remoto Emergencial. Desta forma, para o levantamento de dados e informações por esta pesquisa de cunho eminentemente quali-quantitativo, optou-se pela utilização de um questionário semiestruturado on-line, com o intuito de dar “voz” aos estudantes. Os dados da pesquisa revelaram que as ações de atenção e assistência, mesmo diante de todos os desafios, contribuíram para que discentes tivessem acesso aos estudos, inclusive para que não evadissem da instituição. Houve a necessidade de se reinventar as relações no processo de ensino e de aprendizagem. Nesse contexto, a estrutura tecnológica foi fundamental para o ERE.

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Biografia do Autor

Jacks Richard de Paulo, Universidade Federal de Ouro Preto- UFOP / Professor doutor

Doutor em Educação pela UNIMEP. Mestre em Evolução Crustal e Conservação de Recursos Naturais pela UFOP. Bacharel, Licenciado e Especialista em Geografia pela PUCMINAS. Professor no Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto.

Stela Maris Mendes Siqueira Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) /Docente EBTT

Mestre em Meio Ambiente e   Sustentabilidade pela UNEC. Licenciada Geografia pela FAFIC. Especialista em Geografia Física pela FAFIC. Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Ouro Preto. Professora no Instituto Federal de Minas Gerais, campus Ribeirão das Neves e coordenadora do curso Técnico em Administração.

Walkyr Gomes Marra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) /Docente EBTT

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Especialista em Educação à Distância pela Faculdade SENAC-MG; Graduado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Graduado em Filosofia (Licenciatura/Bacharelado) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Graduado em História (Licenciatura) pelo Unicentro Newton Paiva e atualmente é docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG).

Thamara Dalila Souza Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) / Assistente Social

Graduada em Serviço Social pela UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS (2010) e Especialidade em Políticas públicas com ênfase em Gênero e Raça e em Gestão Pública Municipal. Atualmente é assistente social do Instituto Federal Minas Gerais. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social

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Publicado

2022-10-27

Como Citar

DE PAULO, Jacks Richard; ARAÚJO, Stela Maris Mendes Siqueira; MARRA, Walkyr Gomes; OLIVEIRA, Thamara Dalila Souza. Contribuições das ações de atenção e assistência estudantil durante o ensino remoto emergencial: algumas reflexões. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 6, n. 4, p. 5–15, 2022. DOI: 10.47236/2594-7036.2022.v6.i4.5-15p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1148. Acesso em: 16 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico