Clube de Leitura virtual como estratégia para formação de leitores
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2023.v7.i2.15-27pPalavras-chave:
Clube de Leitura virtual. Estratégias de leitura. Letramento literário.Resumo
Neste artigo, descrevemos algumas das estratégias empregadas pelos participantes de um Clube de Leitura virtual. Trata-se de um projeto extensionista cuja intenção era promover o letramento literário de seus adeptos, incentivando-os a uma incursão ao texto e, consequentemente, desenvolvendo hábitos de leitura e interpretação de obras democraticamente escolhidas. Adotando a sequência básica do letramento literário — motivação, introdução, leitura e interpretação —, acionamos diferentes intertextos perpassados transversalmente nas obras lidas, recorrendo aos variados recursos multissemióticos disponíveis nas redes sociais. Os resultados obtidos apontam tanto problemáticas referentes a crenças linguísticas na interação entre os membros do Clube como também algumas contribuições para implementação de outras experiências envolvendo leituras colaborativas.Downloads
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