Clube de Leitura virtual como estratégia para formação de leitores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2023.v7.i2.15-27p

Palavras-chave:

Clube de Leitura virtual. Estratégias de leitura. Letramento literário.

Resumo

Neste artigo, descrevemos algumas das estratégias empregadas pelos participantes de um Clube de Leitura virtual. Trata-se de um projeto extensionista cuja intenção era promover o letramento literário de seus adeptos, incentivando-os a uma incursão ao texto e, consequentemente, desenvolvendo hábitos de leitura e interpretação de obras democraticamente escolhidas. Adotando a sequência básica do letramento literário — motivação, introdução, leitura e interpretação —, acionamos diferentes intertextos perpassados transversalmente nas obras lidas, recorrendo aos variados recursos multissemióticos disponíveis nas redes sociais. Os resultados obtidos apontam tanto problemáticas referentes a crenças linguísticas na interação entre os membros do Clube como também algumas contribuições para implementação de outras experiências envolvendo leituras colaborativas.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kiahra Antonella Coelho Pereira, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins

Professora EBTT do  IFTO, Campus Avançado Lagoa da Confusão-TO. Mestre em Linguística e doutoranda em Linguistica Aplicada  pela UFNT.

Angélica Júlia Teixeira Costa Neta, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins

Especialista em Gestão Pública – Faculdade Educacional da Lapa. Servidora técnico-administrativo do IFTO.

Álvaro Santos, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins

Discente do Curso Técnico em Agricultura–IFTO/Lagoa da Confusão

Dauana da Silva Dias, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins

Graduanda em Engenharia Agronômica – IFTO/Lagoa da Confusão. Bolsista do IFTO

Kamila Ribeiro Sardinha, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins

Graduada em Direito - Faculdade Católica do Tocantins. Servidora técnico-administrativo no IFTO

Referências

CÂNDIDO, A. Literatura e Sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

COSSON, R. Letramento Literário: Teoria e Prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2021.

FREIRE, P. A Importância do Ato de Ler. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2017.

FREIRE, P. Conscientização. Trad. de Tiago José Reis Leme. São Paulo: Cortez, 2016.

HASAN, R. Linguistics, language, and verbal art. 2 ed. Hong Kong: Oxford University Press, 1989. p. 90-106.

MARTINS, I. A leitura no Ensino Médio: quais os desafios do professor? In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. Português no ensino médio e formação de professor. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 83-102.

MOITA LOPES, L. P. Uma Linguística Aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: MOITA LOPES, L. P. Por uma Linguística Aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p.13-42.

MORAIS, M. R; SILVA, W. R. Afinal, existe crise de leitura literária? REVELLI - Revista de Educação, Linguagem e Literatura, [s. l.], v. 9, n. 3, p. 1-26, set. 2017. Disponível em:https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/6040 . Acesso em: 22 mar. 2022.

PEREIRA, D. R; DORNELLES, C. Conscientização crítica pelo letramento literário no ensino médio. In: SILVA, W. Contribuições sociais da Linguística Aplicada: uma homenagem a Inês Signorini. Campinas: Pontes, 2021. p. 185-228.

ROJO, R.; BARBOSA, J. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. p. 115-145.

SIGNORINI, I. Invertendo a lógica do projeto escolar de esclarecer o ignorante em matéria de língua. Scripta, [s. l.], v. 8, n. 14, p. 90-99, mar. 2004. Disponível em:http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12545. Acesso em: 22 mar. 2022.

SILVA, W. R. Educação científica como estratégia pedagógica e investigativa de resistência. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 59, n. 3, p. 2278-2308, 2020.Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/N43FsTqYkyBZTvnj6nS5Mdf/?lang=pt. Acesso em: 22 jul. 2022.

Downloads

Publicado

2023-07-12

Como Citar

COELHO PEREIRA, Kiahra Antonella; TEIXEIRA COSTA NETA, Angélica Júlia; SANTOS, Álvaro; DA SILVA DIAS, Dauana; RIBEIRO SARDINHA, Kamila. Clube de Leitura virtual como estratégia para formação de leitores. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 7, n. 2, p. 15–27, 2023. DOI: 10.47236/2594-7036.2023.v7.i2.15-27p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1239. Acesso em: 11 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico