Uma avaliação preliminar sobre usabilidade em softwares educacionais

Autores

  • Wállex Pires Passos INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS- IFTO
  • Rafael Miranda Correia INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS- IFTO

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2018.v2.i2.85-100p

Resumo

Este estudo tem por objetivo identificar as heurísticas de usabilidade, verificar quais possuem maior impacto em softwares educacionais, e apontar, de forma escalar, as mais impactantes. Este trabalho utilizou dois métodos de pesquisa: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica foi utilizada para extrair as heurísticas; e na pesquisa de campo foi elaborado um questionário com o objetivo de avaliar o impacto de cada heurística. Deu-se início a este trabalho a partir da seguinte problemática: Quais das heurísticas de usabilidade mais impactam positivamente/negativamente em softwares educacionais sob a ótica de melhor interatividade e maior usabilidade? Partindo disso, foram realizadas várias pesquisas em bases de dados e, logo depois, a partir da aplicação do questionário, foi verificado o impacto de cada heurística no desenvolvimento de aplicações educacionais. A metodologia deste trabalho foi dividida em duas etapas: a primeira foi para extrair as heurísticas; e a segunda, para verificar o impacto de cada heurística.Termos para indexação: Softwares educacionais, heurísticas de usabilidade, interatividade.

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

PASSOS, Wállex Pires; CORREIA, Rafael Miranda. Uma avaliação preliminar sobre usabilidade em softwares educacionais. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 2, n. 2, p. 85–100, 2018. DOI: 10.47236/2594-7036.2018.v2.i2.85-100p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/142. Acesso em: 15 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico