Violência infantil: Uma análise da Base Nacional Comum Curricular sobre um tema emergente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2024.v8.i4.98-112p

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Criança, Educação Infantil, Violência

Resumo

O presente artigo destaca a necessidade da Base Nacional Comum Curricular abordar um tema tão emergente na sociedade atual, que é a violência infantil. A lacuna na Base Nacional Comum Curricular em relação à prevenção da violência infantil é mencionada, enfatizando a necessidade de uma abordagem educacional que incorpore diretrizes para a proteção integral das crianças, conforme estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e outras legislações relevantes. A revisão e a complementação da Base são vistas como essenciais para alinhar o currículo educacional com os princípios de proteção dos direitos das crianças e promover uma educação que capacite os indivíduos como agentes de mudança social. Sendo assim, o objetivo deste artigo é compreender a abordagem da Base Nacional Comum Curricular como instrumento curricular para proteção e prevenção da violência contra a criança na primeira infância. Com abordagem qualitativa, foi realizada uma pesquisa documental com base em documentos oficiais e legais. A discussão sobre a violência deve ser integrada em um contexto educacional mais amplo que aborda a cidadania, a ética e o respeito, colaborando para a formação integral das crianças e a construção de um ambiente escolar seguro e acolhedor. Essa abordagem, alinhada com as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente e demais legislações, contribuiria significativamente para a promoção de uma educação que preparasse as crianças para enfrentar e superar os desafios sociais, incluindo a prevenção da violência.

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Biografia do Autor

Kizzy Freitas Moreira Saraiva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde do Campus Palmas da Universidade Federal do Tocantins — UFT. kizzy.saraiva@uft.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0009-0008-3974-998X.  

Luana Cristina Santos da Silva Bonfim, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde do Campus Palmas da Universidade Federal do Tocantins — UFT. luana.bonfim@mail.uft.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6796-9129.  

Hardalla Santos do Valle, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus Pelotas da Universidade Federal de Pelotas — UFPEL. hardalladovalle@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7653-2834.

Janeisi Lima de Meira, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde do Campus Palmas da Universidade Federal do Tocantins — UFT.  janeisi@uft.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8081-8747

Lisiane Costa Claro, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde do Campus Palmas da Universidade Federal do Tocantins — UFT. lisiane.claro@uft.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3113-1380.

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Publicado

2025-03-31

Como Citar

SARAIVA, Kizzy Freitas Moreira; BONFIM, Luana Cristina Santos da Silva; VALLE, Hardalla Santos do; MEIRA, Janeisi Lima de; CLARO, Lisiane Costa. Violência infantil: Uma análise da Base Nacional Comum Curricular sobre um tema emergente. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 8, n. 4, p. 98–112, 2025. DOI: 10.47236/2594-7036.2024.v8.i4.98-112p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1524. Acesso em: 16 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico