Escola de educação inclusiva e o sistema de climatização de ar evaporativo: estudo de caso na Escola Estadual Modelo em Araguaína/Tocantins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1610

Palavras-chave:

Desperdício, Educação, Fungos, Qualidade do ar, Saúde

Resumo

Devido às alterações climáticas crescentes e ao aquecimento global, os ambientes coletivos necessitam de artefatos que amenizem as altas temperaturas. No ambiente escolar a demanda é maior ainda, e a instalação de climatizadores de ar evaporativos, especificamente do modelo Aolan (AZL06-ZC13B), foi largamente realizada nas instituições escolares da rede estadual e escolas conveniadas no estado do Tocantins. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi realizar um estudo de caso revelador sobre a qualidade do ar nos ambientes de salas de aula, na Escola Estadual Modelo em Araguaína/Tocantins, no período de agosto de 2022 e maio de 2023. Para isso, elaboramos uma lista de fatores internos e externos dos ambientes, como: identificação dos modelos de aparelhos climatizadores de ar interior instalados; sistema hidráulico; e medida dos volumes de água consumidos por eles; ainda realizamos coleta de material e culturas laboratoriais, para verificação de presença de fungos no ar circundante em doze aparelhos distintos (em cinco salas de aula e na cozinha). Por fim, realizamos a revisão literária, a fim de identificar potenciais riscos à saúde humana, a partir dos resultados laboratoriais. Verificou-se que o sistema de climatização de ar evaporativo instalado mostrou-se insustentável do ponto de vista econômico, ambiental e de saúde pública, em virtude de:  ônus das faturas de água; não instalação de mecanismos de reutilização dos volumes hídricos descartados; e presença de agentes fúngicos patológicos do gênero Aspergillus.

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Biografia do Autor

Maria Amélia Ferreira Sousa , Universidade Federal do Norte do Tocantins

Mestranda em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais pela Universidade Federal do Norte do Tocantins. Professora da Rede Estadual de Educação do Estado do Tocantins. Araguaína, Tocantins, Brasil. Endereço eletrônico: amelyyasousa@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0009-0009-2701-377X. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1450702358416486.

Katiane Pereira Braga, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Professora do Instituto Federal do Tocantins. Araguaína, Tocantins, Brasil. Correio eletrônico: katianepb@ifto.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0908-1460. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7345636118985954.

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Publicado

2025-06-09

Como Citar

SOUSA , Maria Amélia Ferreira; BRAGA, Katiane Pereira. Escola de educação inclusiva e o sistema de climatização de ar evaporativo: estudo de caso na Escola Estadual Modelo em Araguaína/Tocantins. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 9, p. e1610, 2025. DOI: 10.47236/2594-7036.2025.v9.1610. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1610. Acesso em: 7 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico