Contestando: um software para estimular o pensamento crítico, o engajamento e promover autonomia na educação profissional e tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1611

Palavras-chave:

Ensino, Produto Educacional, Software Educativo

Resumo

As inovações tecnológicas influenciam diretamente o modo de viver da sociedade e, consequentemente, dentro desse perímetro de influência, também está presente a educação. Associado a esse contexto, este trabalho apresenta a aplicação de um software educacional, no qual os estudantes criam e respondem questões objetivas produzidas entre si, referentes aos conteúdos ministrados em aula. O uso da tecnologia da informação, como matéria-prima promotora desse produto educacional, tem a dupla função de otimizar o tempo necessário para a realização da atividade e, concomitantemente, atrair o interesse do público-alvo. O software foi aplicado em turmas de educação profissional e tecnológica do Campus Lagoa da Confusão, do Instituto Federal do Tocantins. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário individualizado a estudantes e professores, visando obter suas percepções sobre a utilização do software. Como resultado prático, foi possível identificar que esse produto se apresenta como uma ferramenta eficaz em proporcionar a coexistência de uma aprendizagem significativa e, ao mesmo tempo, atrativa.

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Biografia do Autor

Plínio Cardoso de Oliveira, Instituto Federal do Tocantins

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Tocantins. Professor do Instituto Federal do Tocantins. Lagoa da Confusão, Tocantins, Brasil. Endereço eletrônico: plínio.oliveira@ifto.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0009-0003-3038-9870. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6224042290274426.

Wallysonn Alves de Souza, Instituto Federal do Tocantins

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor do Instituto Federal do Tocantins. Palmas, Tocantins, Brasil. Endereço eletrônico: wallysonn.souza@ifto.edu.br.  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2966-8130. Currículo Lattes: https://orcid.org/0000-0002-2966-8130.

José Robson Mariano Alves, Instituto Federal do Tocantins

Mestre em Modelagem Computacional do Conhecimento pela Universidade Federal do Tocantins. Professor do Instituto Federal do Tocantins. Lagoa da Confusão, Tocantins, Brasil. Endereço eletrônico: jose.alves@ifto.edu.br. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-1950-3965. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4809062786376718.

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Publicado

2025-04-29

Como Citar

OLIVEIRA, Plínio Cardoso de; SOUZA, Wallysonn Alves de; ALVES, José Robson Mariano. Contestando: um software para estimular o pensamento crítico, o engajamento e promover autonomia na educação profissional e tecnológica. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 9, p. e1611, 2025. DOI: 10.47236/2594-7036.2025.v9.1611. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1611. Acesso em: 7 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico