Contestando: um software para estimular o pensamento crítico, o engajamento e promover autonomia na educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1611Palavras-chave:
Ensino, Produto Educacional, Software EducativoResumo
As inovações tecnológicas influenciam diretamente o modo de viver da sociedade e, consequentemente, dentro desse perímetro de influência, também está presente a educação. Associado a esse contexto, este trabalho apresenta a aplicação de um software educacional, no qual os estudantes criam e respondem questões objetivas produzidas entre si, referentes aos conteúdos ministrados em aula. O uso da tecnologia da informação, como matéria-prima promotora desse produto educacional, tem a dupla função de otimizar o tempo necessário para a realização da atividade e, concomitantemente, atrair o interesse do público-alvo. O software foi aplicado em turmas de educação profissional e tecnológica do Campus Lagoa da Confusão, do Instituto Federal do Tocantins. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário individualizado a estudantes e professores, visando obter suas percepções sobre a utilização do software. Como resultado prático, foi possível identificar que esse produto se apresenta como uma ferramenta eficaz em proporcionar a coexistência de uma aprendizagem significativa e, ao mesmo tempo, atrativa.Downloads
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