Problematizações das soluções de Inteligência Artificial Generativa relacionadas aos profissionais da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1637

Palavras-chave:

Aplicativos, ChatGPT, Produtividade, Robôs

Resumo

O presente manuscrito objetiva problematizar a Inteligência Artificial (IA), no contexto social contemporâneo e mais especificamente a IA Generativa (IAG), no âmbito educacional. Versa sobre as concepções dos termos e problematiza seu uso na elaboração de material didático. Inicialmente, apresentamos o contexto social no qual estamos inseridos, com base em Han (2017) e Rosa (2022). Como metodologia de pesquisa, optamos pela qualitativa com cunho interpretativista, já que abrange várias fontes e diversas formas de práticas interpretativas visando a alcançar diferentes perspectivas de visibilidade do fenômeno pesquisado. A investigação abrange também estudo bibliográfico e análise documental. Consideramos reportagens veiculadas em diversos jornais para problematizar a IAG. À luz de Boa Sorte (2024), Kaufman (2022), Santaella (2023), entre outros, debatemos o conteúdo dos materiais selecionados. Como resultados, evidenciamos que a IAG apresenta limitações; nem todas as respostas são confiáveis, além de erros, pode haver textos tendenciosos. Nesse sentido, é fundamental que se desenvolva uma formação crítica para o uso dos recursos tecnológicos.

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Biografia do Autor

Henrique dos Santos Mosciaro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduando do curso de Letras Português e Espanhol pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bolsista Fundect do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Aluno do Técnico Superior em Tradução e Interpretação Guarani/Espanhol pelo Instituto Técnico Superior de Estudos Culturais e Linguísticos Yvy Marãe'ỹ (San Lorenzo, Paraguai). Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Endereço eletrônico: henrique.mosciaro@ufms.br. Orcid: https://orcid.org/0009-0005-0215-3726. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0021181268917514.

Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Correio eletrônico: daniela.kanashiro@ufms.br.  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5017-1420. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8575589038783840.

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Publicado

2025-05-02

Como Citar

MOSCIARO, Henrique dos Santos; KANASHIRO, Daniela Sayuri Kawamoto. Problematizações das soluções de Inteligência Artificial Generativa relacionadas aos profissionais da educação. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 9, p. e1637, 2025. DOI: 10.47236/2594-7036.2025.v9.1637. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1637. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico