Problematizações das soluções de Inteligência Artificial Generativa relacionadas aos profissionais da educação
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1637Palavras-chave:
Aplicativos, ChatGPT, Produtividade, RobôsResumo
O presente manuscrito objetiva problematizar a Inteligência Artificial (IA), no contexto social contemporâneo e mais especificamente a IA Generativa (IAG), no âmbito educacional. Versa sobre as concepções dos termos e problematiza seu uso na elaboração de material didático. Inicialmente, apresentamos o contexto social no qual estamos inseridos, com base em Han (2017) e Rosa (2022). Como metodologia de pesquisa, optamos pela qualitativa com cunho interpretativista, já que abrange várias fontes e diversas formas de práticas interpretativas visando a alcançar diferentes perspectivas de visibilidade do fenômeno pesquisado. A investigação abrange também estudo bibliográfico e análise documental. Consideramos reportagens veiculadas em diversos jornais para problematizar a IAG. À luz de Boa Sorte (2024), Kaufman (2022), Santaella (2023), entre outros, debatemos o conteúdo dos materiais selecionados. Como resultados, evidenciamos que a IAG apresenta limitações; nem todas as respostas são confiáveis, além de erros, pode haver textos tendenciosos. Nesse sentido, é fundamental que se desenvolva uma formação crítica para o uso dos recursos tecnológicos.Downloads
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