Teclibras: utilização de realidade aumentada na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1664

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Língua Brasileira de Sinais, Realidade aumentada

Resumo

Este estudo explora o uso da Realidade Aumentada (RA) como ferramenta auxiliar no ensino-aprendizagem da disciplina "Fundamentos de LIBRAS" (Língua Brasileira de Sinais) no IFTO – Campus Araguatins. O objetivo principal é incentivar o uso de tecnologias educacionais inovadoras, promovendo a inclusão no aprendizado de LIBRAS dentro e fora da instituição. A pesquisa, conduzida ao longo de três meses, utilizou atividades orientadas e observações sistemáticas para acompanhar o desenvolvimento dos alunos na aplicação da RA. Entre os materiais produzidos, elaborados pelos acadêmicos colaboradores, destacam-se apostilas interativas com conteúdo em LIBRAS sobre o alfabeto, números e saudações, integrando elementos visuais e digitais que tornam a aprendizagem mais dinâmica e acessível. Esses materiais foram disponibilizados à professora da disciplina e aos estudantes, facilitando a integração prática dessa tecnologia no ensino. Entrevistas com os discentes revelaram que, embora muitos já estivessem familiarizados com a RA e demonstrassem apreço por ela, o uso ainda era limitado por fatores como faixa etária e demandas profissionais. Apesar disso, os alunos reconheceram a RA como uma ferramenta valiosa no processo de ensino-aprendizagem, destacando seu potencial para melhorar a compreensão dos conteúdos e promover maior engajamento. Conclui-se que a Realidade Aumentada, quando integrada a metodologias de ensino inclusivas, contribui para um aprendizado mais acessível, flexível e participativo, evidenciando seu papel transformador no ensino superior e seu impacto positivo na promoção da inclusão e na ampliação do acesso ao conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kelly Luana Sousa Silva, Instituto Federal do Tocantins

Licencianda em Computação pelo Instituto Federal do Tocantins. Araguatins, Tocantins, Brasil. Endereço eletrônico: kellyluanasousasilva@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0006-5325-9245. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1291641529655776.

Rogério Pereira de Sousa, Instituto Federal do Tocantins

Mestre em Engenharia de Produções e Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor do Instituto Federal do Tocantins. Araguatins, Tocantins, Brasil. Endereço eletrônico: rogerio.pereira@ifto.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1379-8819. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0700490810027527.

Referências

ALMEIDA, J. P.; COSTA, R. T. Tecnologias digitais no ensino superior: desafios e oportunidades. São Paulo: Editora Educação, 2020.

ALVES, Juliana Helena; SILVA, Vanessa Vieira Cardoso da. Plataforma Ler o Mundo: a abordagem triangular em ensino híbrido em uma perspectiva de uso de metodologias ativas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.

BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

CARVALHO, A. A. de. Aplicação de um Programa de Ensino de Palavras em Libras Utilizando Tecnologia de Realidade Aumentada. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 17, n. 3, p. 405-422, 2011. Disponível em: scielo.br. Acesso em: 6 jan. 2025.

IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Projeto TECLIBRAS: realidade aumentada como recurso educacional na disciplina de LIBRAS Palmas: IFTO, 2022. Disponível em: https://portal.ifto.edu.br. Acesso em: 20 abr. 2025.

LIMA, F. P.; PEREIRA, A. M. Inovação educacional: metodologias ativas e o papel das tecnologias. Rio de Janeiro: Editora Aprendiz, 2021.

MAGIPIX. Home. Disponível em: https://web.magipix.app/. Acesso em: 06 jan. 2025.

PIAGET, Jean. A psicologia e a educação: um estudo sobre o desenvolvimento mental. 4. ed. São Paulo: Editora Pedagógica, 1974.

POLES, S. de C. Realidade aumentada e representação de LIBRAS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. Disponível em: repositorio.utfpr.edu.br. Acesso em: 6 jan. 2025.

ROCHA, D. F.; SANTOS, M. L. Realidade Aumentada e suas aplicações educacionais. Fortaleza: Editora Acadêmica, 2022.

SILVA, L. R.; SOUZA, M. T. Metodologias ativas no ensino: desafios e práticas inovadoras. Belo Horizonte: Editora Saber, 2019.

SILVA, F. A educação e as novas tecnologias. Revista de Educação e Tecnologia, v. 5, n. 1, p. 9-20, 2010.

SILVA, João. O uso do QR Code como metodologia ativa no contexto escolar. 2024. Disponível em: https://www.editoracientifica.com.br/articles/code/240817400?utm_source=chatgpt.com Acesso em: 6 jan. 2025.

SILVA, L. R. da; REIS, D. S. dos; LOPES, M. C. LibrAR: aplicativo de aprendizagem de libras usando realidade aumentada e realidade virtual em dispositivo móvel. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 7., 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 946-955. Disponível em: repositorio.ufc.br. Acesso em: 6 jan. 2025. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2018.946

SILVA, Vanilson Pereira; NOBRE, José Filho Ferreira. A influência das tecnologias no ensino fundamental I: desafios e oportunidades. JNT - Facit Business and Technology Journal, v. 56, n. 1, p. 356-370, nov. 2024. Disponível em: revistas.faculdadefacit.edu.br. Acesso em: 6 fev. 2025.

SOUZA, A. M.; LIMA, P. F. Tecnologias no ensino: impactos e perspectivas no ambiente educacional. São Paulo: Editora Educação, 2021.

SOUSA, M. A importância das tecnologias na educação. Revista de Ensino e Inovação, v. 3, n. 2, p. 25-30, 2011. DOI: https://doi.org/10.7476/9788578791247

SUGIZAKI, L.; MENDES, L. A valorização da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no processo de inclusão. Revista Brasileira de Educação e Inclusão, v. 10, n. 2, p. 123-135, 2015.

TAJRA, L. A evolução das tecnologias educacionais. Educação e Sociedade, v. 12, p. 39-42, 2008.

TAJRA, L. O papel do professor na educação contemporânea. In: SILVA, R. (org.). Novas abordagens pedagógicas. São Paulo: Editora Educacional, 2012. p. 98.

UNITY TECHNOLOGIES. Crie jogos educacionais com o EdTech | Unity. Disponível em: https://unity.com/pt/solutions/edtech. Acesso em: 6 jan. 2025.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2025-05-26

Como Citar

SILVA, Kelly Luana Sousa; SOUSA, Rogério Pereira de. Teclibras: utilização de realidade aumentada na educação. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 9, p. e1664, 2025. DOI: 10.47236/2594-7036.2025.v9.1664. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1664. Acesso em: 7 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico