Teclibras: utilização de realidade aumentada na educação
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1664Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Língua Brasileira de Sinais, Realidade aumentadaResumo
Este estudo explora o uso da Realidade Aumentada (RA) como ferramenta auxiliar no ensino-aprendizagem da disciplina "Fundamentos de LIBRAS" (Língua Brasileira de Sinais) no IFTO – Campus Araguatins. O objetivo principal é incentivar o uso de tecnologias educacionais inovadoras, promovendo a inclusão no aprendizado de LIBRAS dentro e fora da instituição. A pesquisa, conduzida ao longo de três meses, utilizou atividades orientadas e observações sistemáticas para acompanhar o desenvolvimento dos alunos na aplicação da RA. Entre os materiais produzidos, elaborados pelos acadêmicos colaboradores, destacam-se apostilas interativas com conteúdo em LIBRAS sobre o alfabeto, números e saudações, integrando elementos visuais e digitais que tornam a aprendizagem mais dinâmica e acessível. Esses materiais foram disponibilizados à professora da disciplina e aos estudantes, facilitando a integração prática dessa tecnologia no ensino. Entrevistas com os discentes revelaram que, embora muitos já estivessem familiarizados com a RA e demonstrassem apreço por ela, o uso ainda era limitado por fatores como faixa etária e demandas profissionais. Apesar disso, os alunos reconheceram a RA como uma ferramenta valiosa no processo de ensino-aprendizagem, destacando seu potencial para melhorar a compreensão dos conteúdos e promover maior engajamento. Conclui-se que a Realidade Aumentada, quando integrada a metodologias de ensino inclusivas, contribui para um aprendizado mais acessível, flexível e participativo, evidenciando seu papel transformador no ensino superior e seu impacto positivo na promoção da inclusão e na ampliação do acesso ao conhecimento.Downloads
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