Uma visão macroscópica brasileira das lacunas da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (EEPI) no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1685

Palavras-chave:

Dualismo educacional, Omnilateralidade, Direitos Humanos, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

Os desdobramentos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva foram historicamente marcados pela exclusão, acentuação das assimetrias sociais e pelo dualismo educacional. Destarte, essas duas modalidades educacionais configuram-se por meio de convergências e interfaces, em razão de terem sido criadas para atendimento à categoria subalterna, trazendo formas de ocupação e treinamento laboral para aqueles que porventura poderiam afetar negativamente o sistema capitalista, em detrimento do desenvolvimento de capacidades, habilidades e competências intelectuais assentadas na perspectiva omnilateral. Logo, tem como objetivo identificar aproximações e distanciamentos na execução da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, dentro da Educação Profissional Tecnológica (EPT) na conjuntura brasileira, reconhecendo as lacunas a serem preenchidas para a garantia de uma formação omnilateral, respeitando as singularidades dos aprendizes, em todos os níveis e modalidades. A metodologia contou com pesquisas bibliográfica e documental, alicerçadas na perspectiva qualitativa, buscando responder à questão norteadora: quais as limitações existentes da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (EEPI) para aplicação na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) ante o processo de ensino-aprendizagem na contemporaneidade?  Em síntese, para conjugar essas duas perspectivas enfrenta-se uma gama de desafios, entre eles a inexistência de recursos financeiros suficientes e a inadequada formação docente para alcançar os objetivos propostos pelo ordenamento jurídico.

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Biografia do Autor

Ailton Batista de Albuquerque Junior, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia e mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Ceará. Tutor do curso de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo. Endereço eletrônico: pedagogo.uece@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0001-2372-4568.

Sinara Socorro Duarte Rocha, Instituto Federal de Educação

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Instituto Federal do Ceará. Paracuru, Ceará, Brasil. Endereço eletrônico: sinara.duarte@ifce.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4345-9295.   Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1289255353073771.     

Ana Cláudia Uchôa Araújo, Instituto Federal de Educação

Doutora e pós-doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Pedagoga do Instituto Federal do Ceará. Fortaleza, Ceará, Brasil. Endereço eletrônica: ana@ifce.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1377-6540.  Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2238185129695360.

Antonia Lis de Maria Martins Torres, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará e pós-doutora na área de Ciências Humanas pela Universidade Católica de Brasília. Professora da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, Ceará, Brasil. Endereço eletrônico: lisdemaria@ufc.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9075-3898. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0290068964313599.

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Publicado

2025-06-17

Como Citar

ALBUQUERQUE JUNIOR, Ailton Batista de; ROCHA, Sinara Socorro Duarte; ARAÚJO, Ana Cláudia Uchôa; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Uma visão macroscópica brasileira das lacunas da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (EEPI) no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Revista Sítio Novo, Palmas, v. 9, p. e1685, 2025. DOI: 10.47236/2594-7036.2025.v9.1685. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1685. Acesso em: 7 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico