Uma visão macroscópica brasileira das lacunas da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (EEPI) no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1685Palavras-chave:
Dualismo educacional, Omnilateralidade, Direitos Humanos, Educação Profissional e TecnológicaResumo
Os desdobramentos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva foram historicamente marcados pela exclusão, acentuação das assimetrias sociais e pelo dualismo educacional. Destarte, essas duas modalidades educacionais configuram-se por meio de convergências e interfaces, em razão de terem sido criadas para atendimento à categoria subalterna, trazendo formas de ocupação e treinamento laboral para aqueles que porventura poderiam afetar negativamente o sistema capitalista, em detrimento do desenvolvimento de capacidades, habilidades e competências intelectuais assentadas na perspectiva omnilateral. Logo, tem como objetivo identificar aproximações e distanciamentos na execução da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, dentro da Educação Profissional Tecnológica (EPT) na conjuntura brasileira, reconhecendo as lacunas a serem preenchidas para a garantia de uma formação omnilateral, respeitando as singularidades dos aprendizes, em todos os níveis e modalidades. A metodologia contou com pesquisas bibliográfica e documental, alicerçadas na perspectiva qualitativa, buscando responder à questão norteadora: quais as limitações existentes da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (EEPI) para aplicação na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) ante o processo de ensino-aprendizagem na contemporaneidade? Em síntese, para conjugar essas duas perspectivas enfrenta-se uma gama de desafios, entre eles a inexistência de recursos financeiros suficientes e a inadequada formação docente para alcançar os objetivos propostos pelo ordenamento jurídico.Downloads
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