Avaliação da aprendizagem no ensino da Física por meio de histórias em quadrinhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1698

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Educação científica, Física, Linguagem

Resumo

Este artigo, configurado em uma pesquisa qualitativa-descritiva, objetiva analisar o uso de quadrinhos (HQs) como instrumento avaliativo no ensino da Física, compondo ferramenta disruptiva para a expressão e engajamento dos estudantes na disciplina. Para isso, foram propostas avaliações da aprendizagem nas quais os estudantes foram orientados a criar pequenas HQs, reunindo personagens, narrativas e conceitos físicos na apresentação/solução de problemas por eles elaborados. Ao final deste estudo, considerando os critérios avaliativos adotados, percebeu-se que os estudantes foram capazes de expressar de forma coerente os conceitos físicos em estudo, como também identificar de forma congruente a ocorrência de fenômenos, problemas e situações do cotidiano, interpretando e solucionando de forma assertiva as situações por eles elaboradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kleber Saldanha de Siqueira, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando em Ensino pela Universidade Federal de Alagoas. Professor da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas e da Universidade Estadual de Alagoas. Arapiraca, Alagoas, Brasil. Endereço eletrônico: kleber.siqueira@cedu.ufal.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2067-243X. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4455398031195456.

Referências

ALVES, Rejane de Oliveira; VILAR, Edna Telma Fonseca e Silva. Avaliação para aprendizagem e suas implicações no planejamento pedagógico. Revista de Administração Educacional, Recife, v. 15, n. 1, p. 36-55, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/ADED/article/view/263076. Acesso em: 01 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.51359/2359-1382.2024.263076

ASSIS, Renata Machado de; FERNANDES, Renata Gomes de Souza. A avaliação escolar: intencionalidade, formas e instrumentos, Revista Itinerários, Jataí, v. 1, n. 6, p. 1-19, 2009. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/20349. Acesso em: 02 mar. 2025.

BARBOSA, Alex do Carmo; CARVALHO, Aline dos Santos Moreira de. Avaliação de aprendizagem no contexto escolar: Breve análise (contexto histórico, objetivos e desafios). Revista Research, Society and Development, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 1-7, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/29125/25123/332856. Acesso em: 28 fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i6.29125

BACH JÚNIOR, Jonas; MARTINS, Tiago Caetano. Inteligências múltiplas na prática escolar: a teoria e suas primeiras aplicações na educação, Revista EDUCA – Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 9, n. 6, p. 1-29, 2022. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/download/5942/317/26178. Acesso em: 01 mar. 2025.

BUENO, Vânia Batista; GONZALEZ, Carlos Eduardo Fortes. O processo de avaliação da aprendizagem no ensino de ciências, Revista ACTIO: Docência em Ciências, Cuiabá, v. 18, n. 3, p. 1-10, 2019. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10777/6982. Acesso em: 01 mar. 2025.

CAMPOS, Raul Isaias; GOMES, Ivan Carlos Pereira; FURTADO, Wagner Wilson. Avaliação da aprendizagem no ensino de Física: um olhar sobre as concepções dos professores licenciados em Física da cidade de Inhumas, GO, Revista Polyphonía, Goiânia, v. 23, n. 1, p. 71-81, 2012. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/26690. Acesso em: 01 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v23i1.26690

DUARTE, Carlos Eduardo de Lima. Avaliação da aprendizagem escolar: como os professores estão praticando a avaliação na escola, Revista HOLOS, Natal, v. 8, n. 31, p. 53-67, 2015. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/download/1660/1310/11158. Acesso em: 02 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2015.1660

OLIVEIRA, Natália Mota; BANIN, Edna Sakon; BRIDI, Jamile Cristina Ajub; OLIVEIRA; Luciana Schreiner de; TOCHA, Neusa Nogas. Avaliação da aprendizagem: uma revisão sobre concepções e instrumentos de avaliação da aprendizagem da educação básica ao ensino superior. Revista ACTIO, Curitiba, v. 6, n. 3, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14475/8611. Acesso em: 28 fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v6n3.14475

ROCHA, Edinilson Rodrigues da; JACONDINO, Eduardo Nunes. A importância da avaliação acadêmica: percepções sobre práticas e instrumentos avaliativos. Revista Eventos Pedagógicos, Cuiabá, v. 14, n. 3, p. 688–707, 2023. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11260. Acesso em: 1 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i3.11260

SIQUEIRA, Kleber Saldanha de; SOUSA, Maria Eduarda Marinho de. A tríade linguagem, cognição e emoção como elementos potencializadores da aprendizagem. Revista Diversitas Journal, Santana do Ipanema, v. 8, n. 4, p. 2745–2761, 2023. Disponível em: https://www.diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2709. Acesso em: 28 fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2709

SANTOS, Andrea Pereira dos; NEVES, André Roberto Custódio. Quadrinhos, cultura e sociedade contribuições das narrativas sequenciais para formação do leitor. Revista RDBCI: Revista Digital Biblioteca e Ciência da Informação, Campinas, v. 20, n. 8, p. 1-21, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rdbci/a/qYfhWmSQDMjS5Hc8cqL5zvH/. Acesso em: 28 fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.20396/rdbci.v20i00.8667789/27894

SOUZA, Juliana Mereles de; GOULART, Joana Corrêa. Reflexões sobre avaliação da aprendizagem: percepções dos docentes. Revista de Estudos em Educação. Quirinópolis, v. 8, n. 1, p. 18-35, 2022. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/reeduc/article/view/12576. Acesso em: 28 fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v8i1.12576

Downloads

Publicado

2025-05-21

Como Citar

SIQUEIRA, Kleber Saldanha de. Avaliação da aprendizagem no ensino da Física por meio de histórias em quadrinhos . Revista Sítio Novo, Palmas, v. 9, p. e1698, 2025. DOI: 10.47236/2594-7036.2025.v9.1698. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1698. Acesso em: 7 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico