Avaliação da aprendizagem no ensino da Física por meio de histórias em quadrinhos
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1698Palavras-chave:
Avaliação da aprendizagem, Educação científica, Física, LinguagemResumo
Este artigo, configurado em uma pesquisa qualitativa-descritiva, objetiva analisar o uso de quadrinhos (HQs) como instrumento avaliativo no ensino da Física, compondo ferramenta disruptiva para a expressão e engajamento dos estudantes na disciplina. Para isso, foram propostas avaliações da aprendizagem nas quais os estudantes foram orientados a criar pequenas HQs, reunindo personagens, narrativas e conceitos físicos na apresentação/solução de problemas por eles elaborados. Ao final deste estudo, considerando os critérios avaliativos adotados, percebeu-se que os estudantes foram capazes de expressar de forma coerente os conceitos físicos em estudo, como também identificar de forma congruente a ocorrência de fenômenos, problemas e situações do cotidiano, interpretando e solucionando de forma assertiva as situações por eles elaboradas.Downloads
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