Educação Profissional e Tecnológica e o ensino de matemática: reflexões sobre estratégias para o desenvolvimento da proficiência
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1735Palavras-chave:
Avaliação educacional, Ensino-aprendizagem, MatemáticaResumo
O ensino de Matemática na educação básica no Brasil enfrenta desafios persistentes, refletidos em baixos índices de proficiência verificados por avaliações em larga escala. Tais resultados comprometem o desenvolvimento das aprendizagens e acentuam desigualdades educacionais. Este estudo tem como objetivo contribuir para a redução das lacunas de aprendizagem em Matemática entre estudantes ingressantes no Ensino Médio Integrado de um instituto federal no Tocantins. Adota-se uma abordagem metodológica mista, articulando análise de avaliações externas, aplicação de testes diagnósticos e investigação da percepção dos estudantes sobre sua trajetória formativa. A amostra é composta por 68 estudantes. Os dados são examinados com base na técnica de análise de conteúdo. A avaliação é compreendida como prática contínua, com função diagnóstica e formativa, capaz de subsidiar intervenções pedagógicas qualificadas. Os resultados indicam que o acompanhamento sistemático da aprendizagem, aliado a metodologias que valorizam o protagonismo discente e a escuta acolhedora, fortalece o processo de ensino de Matemática. Conclui-se que o ensino eficaz se realiza quando articula domínio conceitual e sensibilidade às dimensões humanas, favorecendo a construção de um ambiente escolar mais equitativo, estimulante e significativo.Downloads
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