Compostagem doméstica: formando agentes multiplicadores de sustentabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1771

Palavras-chave:

Educação ambiental, Gestão de resíduos, Resíduos orgânicos, Santarém/PA, Sustentabilidade urbana

Resumo

Objetivou-se descrever e analisar os resultados de um curso de capacitação sobre compostagem doméstica que visou formar agentes multiplicadores de práticas sustentáveis. Inserido no contexto de um projeto integrado de pesquisa, ensino e extensão, o curso buscou sensibilizar e capacitar bolsistas, voluntários e membros da comunidade acadêmica sobre o manejo adequado de resíduos orgânicos, utilizando a compostagem como ferramenta central. A metodologia envolveu atividades dinâmicas e práticas além da montagem de composteiras domésticas com materiais acessíveis. A abordagem adotada promoveu a interação dos participantes e contribuiu para a assimilação do conteúdo de forma leve e eficiente. Os formulários aplicados antes e após o curso demonstraram o impacto positivo da ação: 65% dos participantes afirmaram sentir-se preparados para iniciar a compostagem em casa, e 79% avaliaram o conteúdo como excelente. Além disso, o curso fomentou a produção de material acadêmico e a divulgação científica, reforçando a importância da educação ambiental no ambiente universitário. Os resultados indicam que iniciativas como essa são eficazes para promover a conscientização ambiental, estimular o protagonismo estudantil e ampliar a disseminação de práticas sustentáveis no cotidiano. Dentre as principais sugestões para futuras edições, destacam-se o aumento da carga horária, a ampliação das atividades práticas, a replicação da capacitação em escolas e comunidades, bem como o acompanhamento posterior dos participantes, de modo a avaliar a consolidação dos conhecimentos adquiridos e os impactos de longo prazo. A compostagem doméstica mostrou-se uma alternativa viável e educativa para o reaproveitamento de resíduos, fortalecendo o vínculo entre teoria e prática e contribuindo com a redução dos impactos ambientais.

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Biografia do Autor

Mauricio Dumont Ferreira Sousa, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestrando em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, Pará, Brasil. Endereço eletrônico: eng.dumont.mauricio@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3143-5413. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9400701028122864.

Janaina dos Santos Mendes, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduada em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, Pará, Brasil. Endereço eletrônico: janaina.smendess@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2024-7321. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1309372606299023.

Jolene Rodrigues Lopes, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduanda em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, Pará, Brasil. Endereço eletrônico: jolene.lopes41@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0007-1004-3011.Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2125135624680887.

José Cláudio Ferreira dos Reis Júnior, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutorando em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Docente da Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, Pará, Brasil. Endereço eletrônico: claudiogphs@yahoo.com.br. Orcid: https://orcid.org/0009-0000-4108-5731. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1999086510114422.

Rose Caldas de Souza Meira, Universidade Federal do Pará

Doutora em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará. Docente da Universidade Federal do Pará. Belém, Pará, Brasil. Endereço eletrônico: rosecsmeira@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8909-1046. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9270938883796973.

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Publicado

2025-10-16

Como Citar

SOUSA, Mauricio Dumont Ferreira; MENDES, Janaina dos Santos; LOPES, Jolene Rodrigues; REIS JÚNIOR, José Cláudio Ferreira dos; MEIRA, Rose Caldas de Souza. Compostagem doméstica: formando agentes multiplicadores de sustentabilidade. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 9, p. e1771, 2025. DOI: 10.47236/2594-7036.2025.v9.1771. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1771. Acesso em: 7 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico