Nomear é recordar: a toponímia feminina como espaço de resistência e memória em escolas de Palmas, Tocantins, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1814

Palavras-chave:

Escolas, Gênero, Palmas, Tocantins, Toponímia

Resumo

Os nomes de lugares constituem referências fundamentais para compreender a língua, a cultura, a política e outros fatores sociais dos povos ao longo da história. Este estudo analisa os topônimos femininos que designam escolas em Palmas, capital do estado brasileiro do Tocantins, bem como as condições políticas, socioculturais e de gênero que influenciaram tais denominações. O objetivo do artigo é examinar como a toponímia feminina nas instituições de ensino reflete as relações de poder, a memória e a identidade no contexto local e de que maneira esses nomes contribuem para tornar visível o papel das mulheres na história e na cultura da região. O estudo adota o método indutivo onomasiológico proposto por Dick (1990) e fundamenta-se nas contribuições teóricas e metodológicas dos estudos toponímicos de Dick (2002, 2006), Seabra (2006), Nader (2007), Andrade (2010) e Araújo (2013). Para a conceituação e o debate sobre as questões de gênero, recorre-se aos fundamentos de Foucault (1979), Scott (1995), De las Heras Aguilera (2009), Saini (2024), entre outros. A partir de um corpus composto por 80 instituições de ensino, foram identificados 21 topônimos que fazem referência a nomes de mulheres. Os resultados mostram que atribuir nomes femininos às escolas representa uma estratégia significativa para promover a equidade de gênero, a diversidade cultural e a inclusão social na toponímia da capital do estado tocantinense.

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Biografia do Autor

Naelana Rodrigues Pereira, Secretaria Municipal da Educação de Palmas

Mestra em Letras pela Universidade Federal do Tocantins. Professora da Secretaria Municipal da Educação de Palmas. Palmas, Tocantins, Brasil. Endereço eletrônico: naelana.p@gmail.com.  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6519-6057. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3838524201159719.

Karylleila dos Santos Andrade, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLit) da Universidade Federal do Norte do Tocantins e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins. Palmas, Tocantins, Brasil. Endereço eletrônico: karylleila@uft.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6920-9206 http://lattes.cnpq.br/8224727509470953.

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Publicado

2025-11-03

Como Citar

PEREIRA, Naelana Rodrigues; ANDRADE, Karylleila dos Santos. Nomear é recordar: a toponímia feminina como espaço de resistência e memória em escolas de Palmas, Tocantins, Brasil. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 9, p. e1814, 2025. DOI: 10.47236/2594-7036.2025.v9.1814. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1814. Acesso em: 7 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico