LDB e EPT: o percurso da lei e seus desdobramentos para a educação profissional

Autores

  • Natalício de Souza Teles IFBA
  • Luzia Matos Mota Instituto Federal da Bahia – IFBA

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i1.7-19p

Resumo

Até chegar ao ponto de se publicar uma determinada lei, isto é, um conjunto de normas e regras escritas que emana da soberania de uma sociedade, povo ou conjunto de autoridades (Dicionário Caldas Aulete, 2011), há de se enveredar por muitos caminhos, trajetos e forças políticas que, na maioria das vezes, nem se imaginam haver. Desde a elaboração até sua publicação, as Leis Nº 4.024/61; Nº 5.692/71 e Nº 9.394/96, que tratam das Diretrizes e Bases da Educação do Brasil, passaram por processos similares, levando meses, anos e até décadas para se constituírem como tal. Este artigo tem por objetivo fazer uma análise destas Leis, levando em consideração o contexto de suas respectivas elaborações e refletindo sobre o que estas representaram para a Educação Profissional e Tecnológica – EPT. Como pressupostos metodológicos, está pautado num estudo de natureza bibliográfica e analítica das leis mencionadas (DUARTE, BARROS, 2006) e apoiado em produções científicas sobre a LDB por um dos maiores especialistas da área, o professor Demerval Saviani (2016) e outros estudiosos da educação, a exemplo de Frigotto (2007), Libâneo (2012), Moura (2007), Ramos (2008/2010). Desta análise conclui-se o quão pouco essas leis e, sobretudo, suas normatizações para a EPT trouxeram de significativo no sentido de tornar a educação mais democrática, humanística e centrada num projeto não apenas de ensino e aprendizagem, mas sobremaneira de sociedade e, referente à EPT, omnilateral (MANACORDA, 2012), integral e politécnica no seu sentido mais amplo.Palavras-chave: Leis. Educação. Educação Profissional e Tecnológica.

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Biografia do Autor

Luzia Matos Mota, Instituto Federal da Bahia – IFBA

Licenciada em Física pela Universidade Federal da Bahia (1994) e mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Doutora pelo programa Multiinstitucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento da UFBA (2013) e professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) desde 1994. Trabalha com pesquisa em Políticas públicas de Ciência e Tecnologia, Educação Profissional, Formação de Professor de Física, CTS, Ensino de Ciências e Ensino de Física. Atuando principalmente nos seguintes áreas: Políticas em C&T, Educação Profissional e Tecnológica, Ensino de Física, Divulgação Científica, Difusão do Conhecimento Científico e Tecnológico. Coordenou e elaborou os projetos das Licenciaturas do IFBA. Coordenou o polo do PROFEPT no IFBA-Campus Salvador. Participou da implantação do Curso de especialização em Educação Científica e Tecnológica sediado no IFBA e do Programa de Mestrado PROFEPT-IFBA. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Tecnológica (GPET) do IFBA. E compõe a Comissão Acadêmica Nacional do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT)

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Publicado

2020-01-06

Como Citar

TELES, Natalício de Souza; MOTA, Luzia Matos. LDB e EPT: o percurso da lei e seus desdobramentos para a educação profissional. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 4, n. 1, p. 7–19, 2020. DOI: 10.47236/2594-7036.2020.v4.i1.7-19p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/253. Acesso em: 20 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico