Jogos educacionais digitais: estado da arte em trabalhos de conclusão de curso
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i1.125-133pResumo
O jogo educacional é um instrumento eficaz para a melhora do processo de ensino e aprendizagem em todas as faixas etárias, níveis de educação e áreas de conhecimento, sendo tema de inúmeras pesquisas na área da educação e ensino, tendo diversos pesquisadores e teóricos que relatam sua eficácia e benefícios no processo de ensino-aprendizagem e avaliação. Assim, este artigo tem por objetivo mapear e analisar o cenário de desenvolvimento de jogos educacionais digitais sob a perspectiva dos trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos numa instituição de ensino do Estado de São Paulo, no período de 2010 a 2018. Dessa forma, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e de estado da arte, que busca compreender um cenário, neste caso, o desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso que tratam de jogos educacionais digitais. Após a análise dos dados coletados, é possível inferir que existem poucos trabalhos, nessa instituição, que desenvolveram jogos educacionais digitais. Os trabalhos desenvolvidos que tratam do tema desta pesquisa apontam o caráter multidisciplinar dos jogos educacionais.Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino. Jogos educacionais.Downloads
Métricas
Referências
ALLEVATO N. S. G.; DUARTE E. M. Jogos educacionais: estado da arte das comunicações do encontro nacional de educação matemática. Revista @mbienteeducação, da Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 78-89, jan./abr. 2018.
ALMEIDA, A. Ludicidade como instrumento pedagógico. CDOF, Belo Horizonte, jan./2009. Disponível em: https://www.cdof.com.br/recrea22.htm. Acesso em: 1 mar. 2019.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: 568 http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 2 abr. 2019.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 134, n. 248, p. 1, 23 de dezembro de 1996.
BITTENCOURT, J. R.; BITTENCOURT, A. D. Promovendo Aprendizagem com Jogos Móveis. In: FERNANDES, A.; CLUA, E. W. G.; ALVES, L.; DAZZI, R. L.S.. (Org.). Jogos eletrônicos: mapeando novas perspectivas. Florianópolis: VisualBooks, 2009. p. 213-229.
CRAWFORD, C. A arte do design de jogos de computador. Washington: Washington State University, 2007.
FERREIRA, A. B. de H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p. 257-272, agosto/2002.
FIORENTINI, D. Mapeamento e balanço dos trabalhos do GT 19 (Educação Matemática) no período de 1998 a 2001. CD 25ª ANPED, 2002. Disponível em: http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_25/mapeamento.pdf. Acesso em: 22 abr. 2019.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Tradução: João Paulo Monteiro. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, T. M. (Org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14 ed. São Paulo. Cortez, 2011.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Eviana A L Cordeiro, Edna Mataruco Duarte

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Permite o compartilhamento, adaptação e uso para quaisquer fins, inclusive comerciais, desde que feita a devida atribuição aos autores e à Revista Sítio Novo.
Os autores declaram que o trabalho é original, não foi previamente publicado em parte ou no todo, exceto em servidores de preprints reconhecidos, desde que declarado, e que nenhum outro manuscrito similar de sua autoria está publicado ou em processo de avaliação por outro periódico, seja impresso ou eletrônico.
Declaram que não violaram nem infringiram nenhum tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável.
Os autores mantêm os direitos autorais dos manuscritos publicados nesta revista, permitindo o uso irrestrito de seu conteúdo, desde que citada a autoria original e a fonte da publicação.












