Jogos educacionais digitais: estado da arte em trabalhos de conclusão de curso
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i1.125-133pAbstract
O jogo educacional é um instrumento eficaz para a melhora do processo de ensino e aprendizagem em todas as faixas etárias, níveis de educação e áreas de conhecimento, sendo tema de inúmeras pesquisas na área da educação e ensino, tendo diversos pesquisadores e teóricos que relatam sua eficácia e benefícios no processo de ensino-aprendizagem e avaliação. Assim, este artigo tem por objetivo mapear e analisar o cenário de desenvolvimento de jogos educacionais digitais sob a perspectiva dos trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos numa instituição de ensino do Estado de São Paulo, no período de 2010 a 2018. Dessa forma, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e de estado da arte, que busca compreender um cenário, neste caso, o desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso que tratam de jogos educacionais digitais. Após a análise dos dados coletados, é possível inferir que existem poucos trabalhos, nessa instituição, que desenvolveram jogos educacionais digitais. Os trabalhos desenvolvidos que tratam do tema desta pesquisa apontam o caráter multidisciplinar dos jogos educacionais.Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino. Jogos educacionais.Downloads
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