O uso da gallery walk como metodologia ativa em sala de aula: uma análise sistemática no processo de ensino-aprendizagem

Autores

  • Ricael Spirandeli Rocha Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/mg) - Professor; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Avançado Arcos (IFMG - ARCOS) - Tutor a distância Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triangulo Mineiro - Campus Uberlândia Centro(IFTM-Udi Centro) - Aluno Pós-graduação.
  • Iara Maria Dâmaso Cardoso Discente do curso de Pós-graduação em Tecnologias, Linguagens e Mídias na Educação pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Uberlândia (IFTM).
  • Monithelli Aparecida Estevão de Moura Discente do curso de Pós-graduação em Tecnologias, Linguagens e Mídias na Educação pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Uberlândia (IFTM).

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i1.162-170p

Resumo

A era tecnológica a cada dia evidencia-se por trazer novos recursos e meios digitais no cotidiano humano; com isso, insistir em formas padronizadas no contexto escolar não mais condiz com o atual formato da escola. Pensando nisso, o presente artigo tem como objetivo apresentar a metodologia ativa gallery walk como parte dos novos meios de ensinar. A gallery walk é uma metodologia ativa colaborativa, por meio da qual os estudantes deixam de ser sujeitos estáticos, transformando-se em agentes ativos. A premissa metodológica ocorre a partir de estudo sistemático, analisando sete relatos de experiências de textos científicos envolvendo a aplicação da gallery walk em contexto documental de escolas municipais, estaduais e universidades da cidade de Uberaba-MG, publicados em dois livros. Somando-se com as contribuições dos autores GARCÊS (2015) e RODENBAUGH (2015), conclui-se que a gallery walk se destaca mostrando como o sujeito pode colaborar com o outro sobre um determinado conhecimento, abordando a colaboração e o efeito criativo e interativo no contexto escolar.Palavras-chave: Ensino aprendizagem. Gallery walk. Metodologias ativas.

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Biografia do Autor

Ricael Spirandeli Rocha, Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/mg) - Professor; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Avançado Arcos (IFMG - ARCOS) - Tutor a distância Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triangulo Mineiro - Campus Uberlândia Centro(IFTM-Udi Centro) - Aluno Pós-graduação.

Discente do curso de Pós-Graduação Lato sensu em Tecnologia, Linguagens e Mídias em Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) campus Uberlândia Centro;Especialista em Produção de Materiais Didáticos Utilizando o Linux Educacional pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2018);Graduado em Computação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM- (2017);Tutor em Educação a Distância no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) campus avançado Arcos.Professor Designado de Computação no Centro de Orientação e Pesquisa em Educação Espcial - CEOPEE  pela Secretaria Estadual de Minas Gerais (SEE/MG);Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/1404009779475100

Iara Maria Dâmaso Cardoso, Discente do curso de Pós-graduação em Tecnologias, Linguagens e Mídias na Educação pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Uberlândia (IFTM).

Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia Campus Pontal (UFU), discente do curso de Pós-graduação em Tecnologias, Linguagens e Mídias na Educação pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Uberlândia (IFTM).

Monithelli Aparecida Estevão de Moura, Discente do curso de Pós-graduação em Tecnologias, Linguagens e Mídias na Educação pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Uberlândia (IFTM).

[1] Licenciatura plena em Letras Francês e respectivas Literaturas Língua Francesa pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), discente do curso de Pós-graduação em Tecnologias Linguagem e Mídias na Educação pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Uberlândia (IFTM).

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Publicado

2020-01-06

Como Citar

ROCHA, Ricael Spirandeli; CARDOSO, Iara Maria Dâmaso; DE MOURA, Monithelli Aparecida Estevão. O uso da gallery walk como metodologia ativa em sala de aula: uma análise sistemática no processo de ensino-aprendizagem. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 4, n. 1, p. 162–170, 2020. DOI: 10.47236/2594-7036.2020.v4.i1.162-170p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/344. Acesso em: 2 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico