O jogo didático no ensino e na aprendizagem da educação ambiental

Autores

  • Marcio Palacios Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul campus Nova Andradina
  • Amanda Camille Chaves de Matos Trovato Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS Campus Nova Andradina
  • Érika Venancio Mato Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS Campus Nova Andradina.
  • Lucas De Araujo da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS Campus Nova Andradina.
  • Caio Bonifácio de Almeida Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS Campus Nova Andradina

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.237-243p

Palavras-chave:

Atividade prática. Ludicidade. Sustentabilidade.

Resumo

Este texto avalia a aplicação de um jogo didático na aprendizagem sobre Educação Ambiental, a partir de uma oficina de extensão, realizada em uma escola pública da Rede Municipal de Educação da cidade de Nova Andradina, localizada no interior do estado do Mato Grosso do Sul (MS). Trata-se de um estudo em que se observa, interpreta e discute-se a relevância desse recurso. Para tanto, a pesquisa científica contou com um público de 54 estudantes que participaram da ação extensionista. Os resultados revelaram que os alunos participantes da oficina demonstraram interesse, engajamento e a capacidade de analisar a temática a partir do entorno da escola. Diante dessas constatações, abrem-se novas oportunidades de produzir e aplicar materiais lúdicos em outras ações extensionistas.

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Biografia do Autor

Marcio Palacios Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul campus Nova Andradina

Possui graduação em Letras hab. Português / Espanhol pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - câmpus sede de Dourados. Durante a graduação foi bolsista do Programa de Iniciação Científica PIBIC/PROP CNPq/UEMS, do período de julho/2008 a julho/2009 e, bolsista renovação de julho/2009 a julho/2010. Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade Universitária de Campo Grande - MS (UEMS/UUCG). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e Dialetologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, gramática, linguagem, bilinguismo e diglossia. Atualmente, é professor do quadro efetivo do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, câmpus de Nova Andradina.

Amanda Camille Chaves de Matos Trovato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS Campus Nova Andradina

Estudante do curso Técnico em Agropecuária, integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS Campus Nova Andradina. Bolsista da Chamada FUNDECT/CNPq/SED-MS/SECTEI-MS N° 10/2017 – PIBIC-Jr-MS. Prêmio Melhor projeto de Iniciação Científica pelo CNPq.

Érika Venancio Mato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS Campus Nova Andradina.

Estudante do curso Técnico em Agropecuária, integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS Campus Nova Andradina. Bolsista da Chamada FUNDECT/CNPq/SED-MS/SECTEI-MS N° 10/2017 – PIBIC-Jr-MS. Prêmio Melhor projeto de Iniciação Científica pelo CNPq.

Lucas De Araujo da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS Campus Nova Andradina.

Estudante do curso Técnico em Agropecuária, integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS Campus Nova Andradina. Bolsista da Chamada FUNDECT/CNPq/SED-MS/SECTEI-MS N° 10/2017 – PIBIC-Jr-MS. Prêmio Melhor projeto de Iniciação Científica pelo CNPq.

Caio Bonifácio de Almeida Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS Campus Nova Andradina

Estudante do curso Técnico em Agropecuária, integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS Campus Nova Andradina. Bolsista da Chamada FUNDECT/CNPq/SED-MS/SECTEI-MS N° 10/2017 – PIBIC-Jr-MS. Prêmio Melhor projeto de Iniciação Científica pelo CNPq.

Referências

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

CARVALHO, Marcio Palacios; TROVATO, Amanda Camille Chaves de Matos; MATO, Érika Venancio; SILVA, Lucas De Araujo da; LOPES, Caio Bonifácio de Almeida. O jogo didático no ensino e na aprendizagem da educação ambiental. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 4, n. 3, p. 237–243, 2020. DOI: 10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.237-243p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/585. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico